...
terça-feira ,18 junho 2024
Home / Animais, Aves, Peixes / Após 40 anos, capital paulista registra primeiro caso de raiva canina

Após 40 anos, capital paulista registra primeiro caso de raiva canina

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Vacinação de animais foi reforçada na região do cão infectado


Publi­ca­do em 06/09/2023 — 06:30 Por Lean­dro Mar­tins — Repór­ter da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

ouvir:

Após 40 anos, foi iden­ti­fi­ca­do um caso de rai­va cani­na na capi­tal pau­lis­ta. A noti­fi­ca­ção, fei­ta pelo Ins­ti­tu­to Pas­teur no dia 1º de setem­bro, é de um cão do bair­ro Butan­tã. 

O caso segue em inves­ti­ga­ção pela Coor­de­na­do­ria de Vigi­lân­cia em Saú­de. Mas, por cau­sa des­se regis­tro, a Secre­ta­ria Muni­ci­pal da Saú­de come­çou uma série de ações, como a vaci­na­ção dos ani­mais de casa em casa, na área de abran­gên­cia, por tem­po inde­ter­mi­na­do. Nos dias 1º e 2 de setem­bro, já foram visi­ta­dos qua­se 400 imó­veis e vaci­na­dos mais de 360 ani­mais, como par­te das ati­vi­da­des de blo­queio.

A cida­de não regis­tra­va casos de rai­va em cães, da vari­an­te cani­na, des­de 1983. Já quan­to a vari­an­te trans­mi­ti­da pelo mor­ce­go, o que é mais comum, o últi­mo caso acon­te­ceu em 2011.

A pre­fei­tu­ra de São Pau­lo dis­po­ni­bi­li­za imu­ni­za­ção gra­tui­ta con­tra a rai­va para cães e gatos, duran­te todo o ano, em 18 pos­tos fixos espa­lha­dos pela cida­de, e tam­bém em pos­tos volan­tes dis­tri­buí­dos pelo muni­cí­pio.

As auto­ri­da­des aler­tam que a vaci­na­ção con­tra a doen­ça deve ser fei­ta anu­al­men­te em cães e gatos, para o con­tro­le de casos e, con­se­quen­te­men­te, para a saú­de da popu­la­ção huma­na.

A vaci­na antir­rá­bi­ca deve ser apli­ca­da nos ani­mais a par­tir dos três meses de ida­de. A Secre­ta­ria da Saú­de reco­men­da que, em casos de aci­den­tes por mor­de­du­ra ou arra­nha­du­ra de cães e gatos, deve-se pro­cu­rar ime­di­a­ta­men­te o aten­di­men­to médi­co para ava­li­a­ção e moni­to­ra­men­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo anula leilão e cancela compra de arroz importado

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Secretário pediu demissão após suspeitas de conflito …