...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Animais / Após 40 anos, capital paulista registra primeiro caso de raiva canina

Após 40 anos, capital paulista registra primeiro caso de raiva canina

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Vacinação de animais foi reforçada na região do cão infectado


Pub­li­ca­do em 06/09/2023 — 06:30 Por Lean­dro Mar­tins — Repórter da Rádio Nacional — São Paulo

ouvir:

Após 40 anos, foi iden­ti­fi­ca­do um caso de rai­va can­i­na na cap­i­tal paulista. A noti­fi­cação, fei­ta pelo Insti­tu­to Pas­teur no dia 1º de setem­bro, é de um cão do bair­ro Butan­tã. 

O caso segue em inves­ti­gação pela Coor­de­nado­ria de Vig­ilân­cia em Saúde. Mas, por causa desse reg­istro, a Sec­re­taria Munic­i­pal da Saúde começou uma série de ações, como a vaci­nação dos ani­mais de casa em casa, na área de abrangên­cia, por tem­po inde­ter­mi­na­do. Nos dias 1º e 2 de setem­bro, já foram vis­i­ta­dos quase 400 imóveis e vaci­na­dos mais de 360 ani­mais, como parte das ativi­dades de blo­queio.

A cidade não reg­is­tra­va casos de rai­va em cães, da vari­ante can­i­na, des­de 1983. Já quan­to a vari­ante trans­mi­ti­da pelo morcego, o que é mais comum, o últi­mo caso acon­te­ceu em 2011.

A prefeitu­ra de São Paulo disponi­bi­liza imu­niza­ção gra­tui­ta con­tra a rai­va para cães e gatos, durante todo o ano, em 18 pos­tos fixos espal­ha­dos pela cidade, e tam­bém em pos­tos volantes dis­tribuí­dos pelo municí­pio.

As autori­dades aler­tam que a vaci­nação con­tra a doença deve ser fei­ta anual­mente em cães e gatos, para o con­t­role de casos e, con­se­quente­mente, para a saúde da pop­u­lação humana.

A vaci­na antir­rábi­ca deve ser apli­ca­da nos ani­mais a par­tir dos três meses de idade. A Sec­re­taria da Saúde recomen­da que, em casos de aci­dentes por mord­e­du­ra ou arran­hadu­ra de cães e gatos, deve-se procu­rar ime­di­ata­mente o atendi­men­to médi­co para avali­ação e mon­i­tora­men­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …