...
quinta-feira ,27 março 2025
Home / Noticias do Mundo / Após dar à luz, brasileira é autorizada a deixar a Faixa de Gaza

Após dar à luz, brasileira é autorizada a deixar a Faixa de Gaza

Repro­dução: © Escritório do Brasil na Ramala/Divulgação

Agora, elas e os filhos estão em Rafah, perto do Egito


Pub­li­ca­do em 07/02/2024 — 10:33 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Após dar à luz na véspera de natal, uma mul­her brasileira e seus três fil­hos (foto) foram autor­iza­dos a deixar a Faixa de Gaza nes­ta quar­ta-feira (7). A família foi incluí­da na lista de pes­soas per­mi­ti­das a deixar a região de guer­ra no Ori­ente Médio.

Ago­ra, todos eles estão abri­ga­dos na cidade de Rafah, per­to da fron­teira com o Egi­to, em uma residên­cia alu­ga­da pelo gov­er­no brasileiro e têm rece­bido recur­sos para com­pra de água, ali­men­tos e remé­dios.

Segun­do infor­mou o Escritório de Rep­re­sen­tação do Brasil em Ramala, na Palesti­na, a mul­her, cuja iden­ti­dade não foi infor­ma­da, e os fil­hos de qua­tro e dois anos não podi­am sair porque ela esta­va grávi­da. Depois que a cri­ança nasceu, no últi­mo dia 24 de dezem­bro, a autor­iza­ção pôde ser emi­ti­da.

“Todos são bina­cionais (brasileiros-palesti­nos) e já estavam nas lis­tas ante­ri­ores, mas a mãe não pôde via­jar porque esta­va grávi­da. Ago­ra, o recém-nasci­do foi adi­ciona­do”, infor­mou o embaix­ador Alessan­dro Can­deas, rep­re­sen­tante do Brasil em Ramala.

A expec­ta­ti­va da diplo­ma­cia brasileira é que a família con­si­ga sair de Gaza nes­ta quin­ta-feira (8) rumo ao Cairo, cap­i­tal do Egi­to. Em segui­da, todos devem embar­car em um voo com­er­cial para o Brasil.

Os últi­mos brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza chegaram ao Brasil no últi­mo dia 22 de dezem­bro. Foram real­izadas três oper­ações coor­de­nadas pelo Brasil para reti­rar nacionais do enclave palesti­no. Ao todo, 141 brasileiros e par­entes con­seguiram deixar a zona de guer­ra com des­ti­no ao Brasil.

Vivendo numa tenda

Ape­sar da autor­iza­ção des­ta quar­ta-feira, ain­da há brasileiros na Faixa de Gaza que aguardam autor­iza­ção para sair de lá. O brasileiro Jamal Yousef Tem­raz, de 32 anos, está viven­do em uma ten­da jun­to com palesti­nos. A família dele já con­seguiu sair de Gaza e veio para o Brasil, mas ele não con­seguiu autor­iza­ção para deixar a região.

Brasília (DF) 07/02/2024 - Apesar da autorização desta quarta-feira, ainda há brasileiros na Faixa de Gaza que aguardam autorização para deixar o local. O brasileiro Jamal Yousef Temraz, de 32 anos, está vivendo em uma tenda junto com outros palestinos. A família dele já conseguiu sair de Gaza para o Brasil, mas ele ainda não conseguiu autorização para deixar a região.Frame Jamal Yousef Temraz/Divulgação
Repro­dução: O brasileiro Jamal Yousef Tem­raz, de 32 anos, vive em uma ten­da jun­to com out­ros palesti­nos — Divul­gação — Jamal Yousef Tem­raz

“Min­ha família está fora de Gaza, mas eu não con­segui [sair] até ago­ra. Min­ha esposa foi machu­ca­da por causa da guer­ra, meu fil­ho tem autismo. Min­ha família foi para o Brasil, mas até ago­ra eu não con­segui por causa da guer­ra”, afir­mou Jamal, em vídeo envi­a­do à reportagem da Agên­cia Brasil.

O palesti­no nat­u­ral­iza­do brasileiro apela para que o gov­er­no do Brasil con­si­ga autor­iza­ção para ele deixar o local. “Aqui não há segu­rança, comi­da não está bem, não tem água, todo dia, toda hora tem bom­ba”, lamen­tou.

A reportagem ques­tio­nou a rep­re­sen­tação do Brasil na Palesti­na sobre a situ­ação de Jamal Tem­raz. O escritório em Ramala infor­mou que vai ver­i­ficar a situ­ação desse brasileiro. O Ita­ma­raty mon­i­to­ra ain­da 19 out­ros brasileiros em Gaza. “Quase todos já tiver­am autor­iza­ção, mas não pud­er­am sair por diver­sos motivos”, infor­mou o embaix­ador Can­deas.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês Ana Cristi­na Cam­pos — …