...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Justiça / Após desvios, MP pede que Exército entregue doações em Eldorado do Sul

Após desvios, MP pede que Exército entregue doações em Eldorado do Sul

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Foram cumpridos mandados contra agentes públicos da cidade


Publicado em 26/05/2024 — 12:32 Por Felipe Pontes — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O Min­istério Públi­co do Rio Grande do Sul (MPRS) solic­i­tou que o Exérci­to assuma a entre­ga de doações às víti­mas da enchente na cidade de Eldo­ra­do do Sul, no Rio Grande do Sul, após uma oper­ação deflagra­da no sába­do (25) apon­tar desvios dos dona­tivos por inte­grantes da Defe­sa Civ­il munic­i­pal.

Eldo­ra­do, que fica na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, foi uma das mais afe­tadas pelas enchentes que atingem o esta­do des­de o fim de abril. Da pop­u­lação total de 39.556 habi­tantes, cer­ca de 32 mil tiver­am que sair às pres­sas, como numa guer­ra, e 100% da área urbana da cidade foi atingi­da pela água.

Desvios de doações

O Grupo de Atu­ação Espe­cial de Com­bate ao Crime Orga­ni­za­do (GAECO) do MPRS cumpriu nove man­da­dos de bus­ca e apreen­são con­tra três agentes públi­cos. Pelo menos dois deles são pré-can­didatos às eleições deste ano no municí­pio. Os itens estari­am sendo desvi­a­dos para ben­e­fi­ciar futur­os eleitores dos inves­ti­ga­dos.

“Os man­da­dos foram cumpri­dos nas casas dos sus­peitos, na prefeitu­ra e em depósi­tos da cidade que foi com­ple­ta­mente inun­da­da. Foram apreen­di­dos celu­lares, doc­u­men­tos, din­heiro, entre out­ros”, infor­mou o MPRS.

Horas depois da oper­ação, o órgão rece­beu aval do procu­rador-ger­al de Justiça do RS, Alexan­dre Saltz, e se reuniu com a prefeitu­ra e o Exérci­to para que os mil­itares assumam, com urgên­cia, o rece­bi­men­to, con­t­role e dis­tribuição de dona­tivos à pop­u­lação. O prin­ci­pal obje­ti­vo é evi­tar que moradores fiquem desa­ten­di­dos de supri­men­tos bási­cos durante a inves­ti­gação do MPRS.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Trama golpista: STF marca julgamento de recursos de Bolsonaro e Braga

Ministros votam virtualmente na quarta e na quinta-feira André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil …