...
sexta-feira ,14 junho 2024
Home / Justiça / Após desvios, MP pede que Exército entregue doações em Eldorado do Sul

Após desvios, MP pede que Exército entregue doações em Eldorado do Sul

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Foram cumpridos mandados contra agentes públicos da cidade


Publicado em 26/05/2024 — 12:32 Por Felipe Pontes — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O Minis­té­rio Públi­co do Rio Gran­de do Sul (MPRS) soli­ci­tou que o Exér­ci­to assu­ma a entre­ga de doa­ções às víti­mas da enchen­te na cida­de de Eldo­ra­do do Sul, no Rio Gran­de do Sul, após uma ope­ra­ção defla­gra­da no sába­do (25) apon­tar des­vi­os dos dona­ti­vos por inte­gran­tes da Defe­sa Civil muni­ci­pal.

Eldo­ra­do, que fica na região metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre, foi uma das mais afe­ta­das pelas enchen­tes que atin­gem o esta­do des­de o fim de abril. Da popu­la­ção total de 39.556 habi­tan­tes, cer­ca de 32 mil tive­ram que sair às pres­sas, como numa guer­ra, e 100% da área urba­na da cida­de foi atin­gi­da pela água.

Desvios de doações

O Gru­po de Atu­a­ção Espe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Orga­ni­za­do (GAECO) do MPRS cum­priu nove man­da­dos de bus­ca e apre­en­são con­tra três agen­tes públi­cos. Pelo menos dois deles são pré-can­di­da­tos às elei­ções des­te ano no muni­cí­pio. Os itens esta­ri­am sen­do des­vi­a­dos para bene­fi­ci­ar futu­ros elei­to­res dos inves­ti­ga­dos.

“Os man­da­dos foram cum­pri­dos nas casas dos sus­pei­tos, na pre­fei­tu­ra e em depó­si­tos da cida­de que foi com­ple­ta­men­te inun­da­da. Foram apre­en­di­dos celu­la­res, docu­men­tos, dinhei­ro, entre outros”, infor­mou o MPRS.

Horas depois da ope­ra­ção, o órgão rece­beu aval do pro­cu­ra­dor-geral de Jus­ti­ça do RS, Ale­xan­dre Saltz, e se reu­niu com a pre­fei­tu­ra e o Exér­ci­to para que os mili­ta­res assu­mam, com urgên­cia, o rece­bi­men­to, con­tro­le e dis­tri­bui­ção de dona­ti­vos à popu­la­ção. O prin­ci­pal obje­ti­vo é evi­tar que mora­do­res fiquem desa­ten­di­dos de supri­men­tos bási­cos duran­te a inves­ti­ga­ção do MPRS.

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

fotos do local onde aconteceu a tragédia pelos os rezidos de menerios das barragens de Santarem e Fundão,na cidade de Bento Rodrigues distrito de Mariana. Antonio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo

Caso Samarco: STJ anula regra de R$ 2,3 mil para reparar corte de água

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/ Agên­cia Bra­sil Decisão atende pedido do Ministério Público de Minas Gerais …