...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Política / Após impasse, Câmara elege nova Mesa Diretora da Casa

Após impasse, Câmara elege nova Mesa Diretora da Casa

Sessão para a eleição da Mesa Diretora. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP - AL)
© Michel Jesus/Câmara dos Dep­uta­dos (Repro­dução)

Eleição foi adiada duas vezes e só aconteceu depois de acordo


Pub­li­ca­do em 03/02/2021 — 14:02 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Câmara dos Dep­uta­dos elegeu hoje (3) os novos inte­grantes da Mesa Dire­to­ra da Casa. O pleito ocor­reu após o impasse entre o novo pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira (PP-AL), e par­tidos inte­grantes do blo­co que apoia­va a can­di­datu­ra do dep­uta­do Baleia Rossi (MDB-SP), que adiou por duas vezes  a escol­ha dos mem­bros. Os novos inte­grantes atu­arão no o biênio 2021–2022.

A Mesa Dire­to­ra é com­pos­ta por seis mem­bros tit­u­lares (dois vice-pres­i­dentes, qua­tro secretários) e qua­tro suplentes. Esse cole­gia­do é respon­sáv­el pela con­dução dos tra­bal­hos leg­isla­tivos e tam­bém pelas decisões admin­is­tra­ti­vas que envolvem a Câmara.

A ocu­pação das vagas é fei­ta levan­do em con­sid­er­ação a pro­por­cional­i­dade das ban­cadas e dos par­tidos. Os nomes dos can­didatos são indi­ca­dos pelas leg­en­das. É veda­da a reeleição.

Pelo reg­i­men­to, tam­bém é per­mi­ti­do que dep­uta­dos do mes­mo par­tido ou blo­co se lancem como can­didatos avul­sos (sem o apoio de par­tidos).

Acordo

Após o pleito ter sido adi­a­do duas vezes, foi fecha­do um acor­do, na noite de terça-feira, com os líderes par­tidários em torno da com­posição da mesa e defini­da a real­iza­ção da eleição para a man­hã des­ta quar­ta-feira.

Pelo acor­do fir­ma­do ontem (2),  a 1ª Vice-Presidên­cia fica com o PL; a 2ª Vice-Presidên­cia com o PSD; a 1ª sec­re­taria com o PSL; a 2ª sec­re­taria com o PT; a 3ª sec­re­taria com o PSB e a 4ª sec­re­taria com o Repub­li­canos. A primeira suplên­cia ficará com o PDT, a as demais serão dis­tribuí­das na ordem para o DEM, PV e o PSC.

A eleição, que esta­va mar­ca­da para as 10h, começou pouco antes das 11h . No total, 21 urnas eletrôni­cas foram dis­tribuí­das pelo plenário e pelos salões Verde e Nobre, todos com aces­so restri­to aos par­la­mentares. Foram eleitos os seguintes dep­uta­dos:

- 1ª Vice-Pres­i­dente: Marce­lo Ramos – (PL-AM), com 396 votos;
— 2° Vice pres­i­dente: André de Paula (PSD-PE), com 270 votos;

- 1° Secretário: Luciano Bivar (PSL-PE), com 298 votos;

- 2° Secretário: Marília Arraes (PT-PE) com 192 votos (em segun­do turno)

- 3° Secretário: Rose Modesto (PSDB-MS), com 398 votos;

- 4° Secretário: Rosân­gela Gomes (Repub­li­canos-RJ), com 418 votos.

Foram eleitos tam­bém os seguintes suplentes: Eduar­do Bis­mar­ck (PDT-CE) com 358 votos, Gilber­to Nasci­men­to (PSC-SP) com 354 votos, Alexan­dre Leite (DEM-SP) com 313 votos, e Cás­sio Andrade (PSB-PA) com 202 votos. Este últi­mo con­cor­reu de for­ma avul­sa e venceu o cor­re­li­gionário Marce­lo Nilo (PSB-BA), indi­ca­do pela ban­ca­da do PSB.

O car­go da 2ª sec­re­taria teve uma dis­pu­ta acir­ra­da entre dep­uta­dos do PT. O can­dida­to indi­ca­do pela ban­ca­da do par­tido, João Daniel (166 votos) não con­seguiu a maio­r­ia abso­lu­ta dos votos e teve que dis­putar a vaga em segun­do turno com a dep­uta­da Marília Arraes (172 votos), que con­cor­reu de for­ma avul­sa. No segun­do turno, Marília man­teve a van­tagem e foi escol­hi­da para o car­go, obten­do 192 votos. João Daniel teve 168 votos.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas

Perdão fragilizaria democracia, avalia professor da USP Vitor Abdala — repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …