...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Economia / Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Alternativa vale para os que já contestaram os descontos

Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/06/2025 — 11:13
Brasília
Brasília (DF), 14/05/2025 - Aposentada Neide Maria, recebeu o aviso no APP meu INSS, que teve desconto associativo nos últimos 5 anos. A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

A par­tir des­ta segun­da-feira (16), os aposen­ta­dos e pen­sion­istas que ques­tionaram a cobrança de men­sal­i­dades asso­cia­ti­vas em seus bene­fí­cios prev­i­den­ciários já podem ver­i­ficar, pres­en­cial­mente, nas agên­cias dos Cor­reios, as respostas das asso­ci­ações e sindi­catos que rece­ber­am os val­ores descon­ta­dos com autor­iza­ção do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS).

O atendi­men­to pres­en­cial é uma alter­na­ti­va para os ben­efi­ciários do Regime Ger­al da Pre­v­idên­cia Social que já con­tes­taram os descon­tos e que não con­seguirem ou quis­erem uti­lizar o aplica­ti­vo Meu INSS – no qual as respostas das enti­dades acu­sadas de pro­moverem descon­tos não autor­iza­dos começaram a ser disponi­bi­liza­dos no últi­mo dia 9.

Nas agên­cias dos Cor­reios, além acom­pan­har o resul­ta­do das con­tes­tações já apre­sen­tadas, é pos­sív­el con­sul­tar se hou­ve algum descon­to em seus bene­fí­cios; con­tes­tar descon­tos não autor­iza­dos; anal­is­ar doc­u­men­tos envi­a­dos por asso­ci­ações e/ou rece­ber pro­to­co­lo de atendi­men­to com ori­en­tações para con­tin­uar acom­pan­han­do pelo 135 ou pelo aplica­ti­vo Meu INSS.

As jus­ti­fica­ti­vas das asso­ci­ações e sindi­catos estão sendo lib­er­adas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para respon­der a cada uma das con­tes­tações repas­sadas pelo INSS.

Se a enti­dade não entre­gar ao insti­tu­to doc­u­men­tos que com­pro­vem que o aposen­ta­do ou pen­sion­ista se fil­iou e autor­i­zou o descon­to da men­sal­i­dade asso­cia­ti­va de seu bene­fí­cio prev­i­den­ciário, o INSS vai ini­ciar um proces­so de cobrança para que a enti­dade devol­va os val­ores descon­ta­dos ile­gal­mente à pes­soa prej­u­di­ca­da. Nestes casos, o recla­mante não pre­cisa faz­er nada além de acom­pan­har o anda­men­to de seu pedi­do de esclarecimento/ressarcimento pelo aplica­ti­vo Meu INSS ou pela Cen­tral 135.

Já se a asso­ci­ação ou sindi­ca­to respon­der ao INSS den­tro do pra­zo de 15 dias, ale­gan­do ter os doc­u­men­tos necessários ou ter efe­t­u­a­do a cobrança com base em decisão judi­cial, o aposen­ta­do ou pen­sion­ista inter­es­sa­do pre­cisa se man­i­fes­tar em, no máx­i­mo, 30 dias a par­tir da data de rece­bi­men­to da respos­ta, infor­man­do ao insti­tu­to se con­cor­da ou não com as ale­gações da enti­dade.

Neste caso, o aposen­ta­do ou pen­sion­ista pode se man­i­fes­tar por meio do aplica­ti­vo Meu INSS ou pes­soal­mente, em uma das agên­cias dos Cor­reios. A lista de agên­cias habil­i­tadas está disponív­el no site dos Cor­reios e no site do INSS. Tam­bém é pos­sív­el con­statar a relação pelo número 135.

Impor­tante destacar que para con­hecer o inteiro teor das respostas das enti­dades, o aposen­ta­do ou pen­sion­ista pre­cisa aces­sar o Meu INSS ou ir pes­soal­mente a uma unidade habil­i­ta­da dos Cor­reios, já que, por tele­fone, não é pos­sív­el visu­alizar a doc­u­men­tação apre­sen­ta­da pelas partes.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …