...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Saúde / App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

Repro­du­ção: © Myke Sena/MS

Plataforma é gratuita e visa valorizar doação voluntária


Publi­ca­do em 27/11/2023 — 09:53 Por Pau­la Labois­siè­re — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O apli­ca­ti­vo Hemo­vi­da, que tem como pro­pos­ta valo­ri­zar a doa­ção volun­tá­ria de san­gue e faci­li­tar a cap­ta­ção de doa­do­res, está dis­po­ní­vel para down­lo­ad a par­tir des­ta segun­da-fei­ra (27). A pla­ta­for­ma está inte­gra­da ao Conec­te­SUS e per­mi­te loca­li­zar a rede de saú­de mais pró­xi­ma e bai­xar a car­tei­ra do doa­dor, onde cons­ta o tipo san­guí­neo e a data da últi­ma doa­ção.

Em nota, o Minis­té­rio da Saú­de des­ta­cou que a pla­ta­for­ma é gra­tui­ta e tem poten­ci­al para se tor­nar uma pon­te entre os hemo­cen­tros da rede públi­ca e pos­sí­veis doa­do­res. “O apli­ca­ti­vo desem­pe­nha impor­tan­te papel na dis­se­mi­na­ção de infor­ma­ções sobre a doa­ção de san­gue e cam­pa­nhas em anda­men­to”, ava­li­ou a pas­ta.

Con­fi­ra abai­xo as prin­ci­pais fun­ci­o­na­li­da­des do app:

Carteira do doador

Car­tei­ri­nha vir­tu­al com infor­ma­ções de saú­de, tipo san­guí­neo e data da últi­ma doa­ção. For­ne­ce um regis­tro pes­so­al e útil em situ­a­ções de emer­gên­cia.

Minhas doações

His­tó­ri­co com­ple­to de doa­ções, incluin­do as rea­li­za­das, can­ce­la­das e agen­da­das. Há ain­da a opção de fazer auto­de­cla­ra­ção de doa­ção de san­gue para man­ter um regis­tro do com­pro­mis­so com a cau­sa.

Serviços hemoterápicos

Loca­li­za­ção da rede de saú­de mais pró­xi­ma, pos­si­bi­li­tan­do iden­ti­fi­car onde doar e rece­ber infor­ma­ções sobre os ser­vi­ços dis­po­ní­veis em cada uni­da­de.

Convidar amigos

Pro­mo­ção da doa­ção de san­gue entre ami­gos e fami­li­a­res, per­mi­tin­do com­par­ti­lhar expe­ri­ên­ci­as nas redes soci­ais e incen­ti­var outras pes­so­as a se tor­na­rem doa­do­ras.

Regras para doar sangue

Infor­ma­ções deta­lha­das sobre como e quem pode doar, bem como os cui­da­dos neces­sá­ri­os no dia da doa­ção. Garan­te que os doa­do­res este­jam bem-infor­ma­dos e pre­pa­ra­dos.

Campanhas

Aler­tas sobre cam­pa­nhas regi­o­nais e naci­o­nais de doa­ção de san­gue, per­mi­tin­do que as pes­so­as se envol­vam em ini­ci­a­ti­vas de manu­ten­ção dos esto­ques de san­gue nos níveis ade­qua­dos.

Avaliar doação

Pers­pec­ti­va sobre a expe­ri­ên­cia de doa­ção, ava­li­a­ção do esta­be­le­ci­men­to, dos pro­fis­si­o­nais e satis­fa­ção geral. Con­tri­bui para a melho­ria con­tí­nua do pro­ces­so de doa­ção.

 

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Crianças de 10 e 11 anos já podem se vacinar contra a dengue no DF

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil Imunizante começou a ser distribuído às 8h em 15 …