...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasil

Apenas 5 carreiras exigem curso presencial durante 36 meses no cargo


Publicado em 09/07/2024 — 10:57 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Os servi­dores que ingres­sarem na admin­is­tração públi­ca fed­er­al por meio Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CNU) terão que faz­er cur­so de for­mação, seja pres­en­cial ou a dis­tân­cia.

No caso de cur­so a dis­tân­cia — elab­o­ra­do pela Esco­la Nacional de Admin­is­tração Públi­ca (Enap), vin­cu­la­da ao Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) — a car­ga horária ser[a de 280h. Pela primeira vez, a for­mação a dis­tân­cia deve ser con­cluí­da por todos os can­didatos con­vo­ca­dos, durante os primeiros 36 meses de exer­cí­cio do car­go.

A min­is­tra de Gestão e da Ino­vação, Esther Dweck, expli­cou que a for­mação dos aprova­dos vai ocor­rer em todos os níveis. “A esco­la está preparan­do os cur­sos para os novos servi­dores, então  ter­e­mos cur­so para todo mun­do que vai entrar, essa é uma novi­dade.”

De acor­do com o crono­gra­ma do chama­do Enem dos Con­cur­sos, reti­fi­ca­do em edi­tal, na sem­ana pas­sa­da, os can­didatos aprova­dos serão con­vo­ca­dos a tomar posse e ingres­sar nos cur­sos em janeiro de 2025.

Formação presencial

Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Repro­dução: Cur­so pres­en­cial valerá como ter­ceira eta­pa do con­cur­so. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Oa min­istério infor­mou que cin­co car­reiras vão exi­gir for­mação pres­en­cial na Enap. São as car­reiras de espe­cial­ista em políti­cas públi­cas e gestão gov­er­na­men­tal; anal­ista de infraestru­tu­ra; anal­ista de tec­nolo­gia da infor­mação; anal­ista de comér­cio exte­ri­or; e téc­ni­co em políti­cas soci­ais.

O cur­so pres­en­cial valerá como ter­ceira eta­pa do con­cur­so após as provas escritas (mar­cadas para 18 de agos­to), e de apre­sen­tação de títu­los, como diplo­mas de con­clusão do ensi­no supe­ri­or, mestra­do ou doutora­do (stric­to sen­su) e cer­ti­fi­ca­dos, con­forme edi­tal públi­co.

A Enap desta­ca que o difer­en­cial do CPU é que, ao fim do cur­so pres­en­cial de for­mação, os aprova­dos nas cin­co car­reiras terão a cer­ti­fi­cação de pós-grad­u­ação emi­ti­da pela Enap, segun­do a dire­to­ra de Edu­cação Exec­u­ti­va da Enap, Iara Alves.

“O con­cur­so exige, no mín­i­mo, cur­so supe­ri­or. Muitos entram até mes­mo com mestra­do e doutora­do em diver­sas áreas. Ao final de todas as eta­pas do con­cur­so, os servi­dores aprova­dos, não só terão a vaga na car­reira de sua opção, mas tam­bém um cer­ti­fi­ca­do de espe­cial­iza­ção na área que irão atu­ar”. disse.

A car­ga horária do cur­so pres­en­cial de for­mação irá vari­ar entre 360 horas e 580h, con­forme a car­reira.

Conteúdo

A Enap infor­mou que as pro­postas dos pro­je­tos pedagógi­cos do cur­so de for­mação ini­cial estão sendo desen­volvi­das em parce­ria com os órgãos coor­de­nadores das car­reiras fed­erais e com par­tic­i­pação das enti­dades rep­re­sen­tantes dos servi­dores públi­cos, por meio de um proces­so com­bi­na­do tan­to de escu­ta, em ofic­i­nas e pesquisas de gru­pos focais de servi­dores, como de val­i­dação de con­teú­do.

Ao fim do proces­so, a Enap levará todas as con­sid­er­ações trazi­das para a ver­são final do con­teú­do de cada cur­so de for­mação das car­reiras públi­cas.

“O pro­je­to é nive­lar con­hec­i­men­tos basi­lares e fornecer uma for­mação sól­i­da para que o serviço públi­co pos­sa con­tar com espe­cial­is­tas nas áreas de con­hec­i­men­to de suas car­reiras. A for­mação sól­i­da de servi­dores é sinal de val­oriza­ção do serviço públi­co”, desta­cou a dire­to­ra de Edu­cação Exec­u­ti­va da Enap, Iara Alves.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …