...
sábado ,15 março 2025
Home / Espaço / Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

mars_perseverance_rlf_0043_0670767824_537eby_n0031398rhaz02006_00_0llj

Repro­dução: © NASA/J­PL-Cal­tech

Fenômeno considerado impossível em Marte foi identificado pela sonda


Pub­li­ca­do em 10/04/2021 — 08:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Um fenô­meno inusi­ta­do foi cap­tura­do pelo son­da robô Per­se­ver­ance, da agên­cia aeroe­s­pa­cial norte-amer­i­cana Nasa, que explo­ra des­de fevereiro o solo mar­ciano. Uma foto tira­da pela Per­se­ver­ance mostra um arco-íris no céu do plan­e­ta ver­mel­ho — algo con­sid­er­a­do impos­sív­el, já que o fenô­meno ocorre por causa da refração da luz solar nas partícu­las de água sus­pen­sas na atmos­fera. Como Marte pos­sui uma atmos­fera fina e gela­da, não há pos­si­bil­i­dade de haver água em esta­do líqui­do cir­cu­lan­do livre­mente pelo ar.

Após gan­har reper­cussão em redes soci­ais, a foto pub­li­ca­da pela Nasa teve que ser elu­ci­da­da. O per­fil da son­da explo­rado­ra no Twit­ter frus­trou teo­rias con­spir­atórias que ten­tavam explicar o fenô­meno de for­ma não cien­tí­fi­ca.

Segun­do pesquisadores da Nasa, o fenô­meno reg­istra­do não era exata­mente um arco-íris, e sim um reflexo de lente muito comum, o lens flare. Esse fenô­meno ocorre quan­do a luz bate dire­ta­mente sobre uma lente de câmera em um ângu­lo oblíquo e se espal­ha pela super­fí­cie de vidro, o que causa o reg­istro de uma luz bril­hante, geral­mente em for­ma de gota ou cír­cu­los.

A imagem foi cap­tura­da pela câmera tra­seira da son­da, que serve para iden­ti­ficar pos­síveis peri­gos na rota de movi­men­tação do veícu­lo. Essa câmera, chama­da Haz­Cam, faz parte do sis­tema autônomo de movi­men­tação da Per­se­ver­ance.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas de meteoro e eclipses: confira o calendário astronômico de 2025

Vários eventos serão visíveis no Brasil Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …