...
sábado ,15 março 2025
Home / Esportes / Argentina vence Brasil na Copa América e quebra jejum de títulos

Argentina vence Brasil na Copa América e quebra jejum de títulos

e5-0i4wweaazl5s

Repro­dução: © Copa América/Divulgação

Última conquista foi em 93; primeiro troféu de Messi no time principal


Pub­li­ca­do em 11/07/2021 — 00:00 Por Igor San­tos — Repórter da Tv Brasil — Rio de Janeiro

Pela primeira vez des­de 1993, a seleção prin­ci­pal da Argenti­na con­quis­tou um títu­lo. E foi em grande esti­lo. Na final da Copa Améri­ca, em pleno Mara­canã, Mes­si e com­pan­hia der­ro­taram o Brasil por 1 a 0 e encer­raram um jejum que atrav­es­sou ger­ações. O gol de Di Maria pos­si­bil­i­tou aos argenti­nos con­quistarem o seu 15º troféu na com­petição, igua­lan­do-se ao Uruguai como maior vence­dor na história.

O lance cru­cial da par­ti­da acon­te­ceu aos 21 min­u­tos da primeira eta­pa. De Paul fez lon­go lança­men­to pela dire­i­ta. Renan Lodi aparente­mente tin­ha a situ­ação sob con­t­role, mas errou o tem­po para cor­tar a bola, que ficou limpa para Di Maria. Ele entrou na área e com um toque enco­briu o goleiro Eder­son.

Pouco inspi­ra­do, o Brasil só foi encon­trar um mel­hor fute­bol e mel­hores chances na segun­da eta­pa. Richarli­son, em joga­da pela dire­i­ta, chegou a mar­car, mas foi iden­ti­fi­ca­do imped­i­men­to do ata­cante no iní­cio da joga­da.

Na reta final, Gabriel Bar­bosa, uma das várias sub­sti­tu­ições do téc­ni­co Tite, pegou uma sobra de lev­an­ta­men­to pela esquer­da e chutou forte, mas o goleiro Mar­tinez colo­cou para escant­eio.

A Argenti­na tam­bém teve a chance de matar o jogo, mas o craque Lionel Mes­si, ao rece­ber den­tro da área, de cara para o gol, se enrolou ten­tan­do driblar o goleiro Eder­son.

O lance des­perdiça­do acabou não fazen­do fal­ta, já que pouco depois a Argenti­na con­fir­mou o tri­un­fo e um títu­lo históri­co, muito comem­o­ra­do pelos atle­tas em cam­po e pelos torce­dores argenti­nos que com­pare­ce­r­am ao Mara­canã (a prefeitu­ra do Rio liber­ou a pre­sença de 10% de públi­co).

A seleção argenti­na voltou a comem­o­rar um títu­lo com sua equipe profis­sion­al (foi campeã olímpi­ca em 2004 e 2008) depois de 28 anos. A últi­ma con­quista havia sido jus­ta­mente em uma Copa Améri­ca, em 1993, quan­do der­ro­tou o Méx­i­co na decisão da edição sedi­a­da pelo Equador.

Para Mes­si, o tri­un­fo no Mara­canã rep­re­sen­tou o primeiro troféu pelo país, depois de der­ro­tas nas finais das Copas Améri­c­as de 2007, 2015 e 2016 e tam­bém na decisão da Copa do Mun­do de 2014, curiosa­mente dis­puta­da tam­bém no está­dio car­i­o­ca.

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025 terminam hoje

Benefício é destinado a atletas de alto rendimento Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil …