...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Arqueólogos mexicanos descobrem antiga cidade maia em terreno de obras

Arqueólogos mexicanos descobrem antiga cidade maia em terreno de obras

Repro­du­ção: © REUTERS/Lorenzo Hernández/Direitos Reser­va­dos

Especialistas estimam que cerca de 4 mil pessoas viveram no local


Publi­ca­do em 27/05/2022 — 16:40 Por Reu­ters * — Kana­sin (Méxi­co)

logo_reuters

Arqueó­lo­gos des­co­bri­ram as ruí­nas de uma anti­ga cida­de maia reple­ta de palá­ci­os, pirâ­mi­des e pra­ças em um can­tei­ro de obras de um futu­ro par­que indus­tri­al nas pro­xi­mi­da­des de Méri­da, na penín­su­la mexi­ca­na de Yuca­tán. 

O sítio arque­o­ló­gi­co, cha­ma­do Xiol, tem carac­te­rís­ti­cas do esti­lo de arqui­te­tu­ra maia Puuc, segun­do os arqueó­lo­gos, comum no sul da penín­su­la de Yuca­tán, mas raro na região de Méri­da.

“Acre­di­ta­mos que mais de 4 mil pes­so­as vivi­am aqui”, dis­se Car­los Pera­za, um dos arqueó­lo­gos que lide­ra­ram a esca­va­ção da cida­de, que segun­do esti­ma­ti­vas foi ocu­pa­da entre 600 e 900 d.C.

“Havia pes­so­as de dife­ren­tes clas­ses soci­ais… sacer­do­tes, escri­bas, que vivi­am nes­ses gran­des palá­ci­os, e tam­bém havia pes­so­as comuns viven­do em peque­nas cons­tru­ções”, afir­mou Pera­za.

Pes­qui­sa­do­res tam­bém loca­li­za­ram cemi­té­ri­os de adul­tos e cri­an­ças, enter­ra­dos com fer­ra­men­tas de pedras obsi­di­a­nas, ofe­ren­das e outros per­ten­ces.

Res­tos de vida mari­nha tam­bém foram encon­tra­dos no local, suge­rin­do que os habi­tan­tes da cida­de com­ple­men­ta­vam sua die­ta base­a­da na agri­cul­tu­ra com a pes­ca rea­li­za­da na região cos­tei­ra pró­xi­ma.

Xiol foi des­co­ber­to após o iní­cio da cons­tru­ção em um par­que indus­tri­al que ain­da será fei­to, embo­ra os res­tos arque­o­ló­gi­cos ain­da serão pre­ser­va­dos, de acor­do com os pro­pri­e­tá­ri­os da ter­ra.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …