...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / Arthur do Val renuncia ao mandato de deputado estadual

Arthur do Val renuncia ao mandato de deputado estadual

Repro­dução: © Ale­sp

Processo contra deputado terá continuidade na Alesp


Pub­li­ca­do em 20/04/2022 — 21:47 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo 

O dep­uta­do estad­ual de São Paulo Arthur do Val (União Brasil), con­heci­do como Mamãe Falei, renun­ciou hoje (20) ao manda­to. A decisão do dep­uta­do ocorre após a Comis­são de Éti­ca e Deco­ro Par­la­men­tar da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Esta­do de São Paulo (Ale­sp) ter aprova­do, no dia 12, por una­n­im­i­dade, o relatório que pedia sua cas­sação por fal­ta de deco­ro par­la­men­tar.

Ape­sar da renún­cia, o proces­so con­tra o dep­uta­do terá con­tinuidade na Ale­sp. Caso os dep­uta­dos votem con­tra Arthur do Val, ele perderá os dire­itos políti­cos por 8 anos.

“[A renún­cia] isso é para escan­car­ar o que real­mente está acon­te­cen­do, que é o que todo mun­do já sabe. Todo esse proces­so [de cas­sação] não foi pelo o que foi fal­a­do, mas por quem foi fal­a­do. Ago­ra não é mais sobre meu manda­to, mas se o Arthur pode ou não dis­putar as próx­i­mas eleições”, disse o dep­uta­do em um vídeo no seu canal do Youtube.

O rela­tor do caso na Comis­são de Éti­ca, dep­uta­do Del­e­ga­do Olim (PP), desta­cou em seu tex­to a que­bra de deco­ro de Arhur do Val em áudios sex­is­tas envi­a­dos a um grupo vir­tu­al, que pos­te­ri­or­mente se tornaram públi­cos.

“O con­teú­do das falas exibe explo­ração, humil­hação e vio­lên­cia moral con­tra as mul­heres ucra­ni­anas em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade. O rep­re­sen­ta­do, no bojo dess­es áudios, fez apolo­gia ao tur­is­mo sex­u­al”, disse o rela­tor.

O dep­uta­do Arthur do Val foi à fron­teira entre a Eslováquia e a Ucrâ­nia, país em situ­ação de guer­ra, para, segun­do ele, aju­dar os ucra­ni­anos con­tra a Rús­sia. O dep­uta­do envi­ou áudios a ami­gos, divul­ga­dos pos­te­ri­or­mente pela impren­sa, em que elo­gia a beleza de mul­heres refu­giadas e diz que elas são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guer­ra pas­sar eu vou voltar pra cá. E detal­he, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui min­ha car­ta do Insta­gram, cheio de inscritos, fun­ciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tin­ha tem­po, mas colei em dois gru­pos de minas e é ina­cred­itáv­el a facil­i­dade”, disse ele em um tre­cho do áudio envi­a­do em um grupo pri­va­do no What­sApp.

Na chega­da ao Brasil, o dep­uta­do deu entre­vis­tas con­fir­man­do ser o autor dos áudios e retirou sua pré-can­di­datu­ra ao gov­er­no do esta­do de São Paulo. Ele afir­mou ter cometi­do “um erro em um momen­to de empol­gação”.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …