...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Saúde / Associação diz que uso de anabolizantes pode causar danos permanentes

Associação diz que uso de anabolizantes pode causar danos permanentes

Repro­dução: © TV Brasil

Problemas na saúde podem não ser notados no início da utilização


Pub­li­ca­do em 29/09/2023 — 21:07 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A Sociedade Brasileira de Endocrinolo­gia e Metabolo­gia (Sbem) aler­ta que o uso, sem acom­pan­hamen­to médi­co, de testos­terona – comu­mente chama­da de anab­o­lizante – pode ser perigoso e causar danos irreparáveis no cor­po humano. O uso da sub­stân­cia tornou-se um grande prob­le­ma de saúde públi­ca e os casos de com­pli­cações estão cada vez mais fre­quentes. Nes­ta sem­ana, a Polí­cia Fed­er­al (PF) real­i­zou apreen­sões de sub­stân­cias usadas para fab­ri­cação de anab­o­lizantes.

“O uso de anab­o­lizantes gera efeitos colat­erais, tan­to em home­ns e mul­heres, como o aumen­to de acnes, que­da do cabe­lo, dis­túr­bios da função do fíga­do, tumores no fíga­do, explosões de ira ou com­por­ta­men­to agres­si­vo, paranóia, alu­ci­nações, psi­coses, coágu­los de sangue, retenção de líqui­do no organ­is­mo, aumen­to da pressão arte­r­i­al e risco de adquirir doenças trans­mis­síveis”, desta­ca a Sbem.

Segun­do o médi­co Rena­to Redo­rat, mem­bro da Sbem e coor­de­nador de Endocrinopa­tias Asso­ci­ação Brasileira de Med­i­c­i­na e Saúde Sex­u­al, os prob­le­mas na saúde, cau­sa­dos pelo uso de hor­mônios sem ori­en­tação médi­ca podem não ser nota­dos no iní­cio da uti­liza­ção.

“Quan­do você usa em dos­es aci­ma do nor­mal, os male­fí­cios podem não acon­te­cer no primeiro uso. Mas podem levar a male­fí­cios no futuro: alter­ações cere­brais, com­por­ta­men­tais, agres­sivi­dade, infer­til­i­dade. A difi­cul­dade de você ter um fil­ho lá na frente, muitas vezes, não é pen­sa­da pelo paciente”, desta­ca.

O médi­co ressalta que o uso do hor­mônio testos­terona, sem indi­cação médi­ca, pode levar a prob­le­mas tan­to em home­ns como em mul­heres, mas nas pes­soas do sexo fem­i­ni­no, os prob­le­mas podem ser maiores.

“Há male­fí­cios e isso quan­do usa­do no homem. Imag­i­na nas mul­heres que hoje, no Brasil, são mais da metade dos usuários. Essas car­ac­terís­ti­cas serão mais deletérias para elas do que elas mes­mo pos­sam imag­i­nar. Quan­do a gente faz reposição hor­mon­al nas mul­heres trans, nós sabe­mos que o uso da testos­terona, mes­mo em dos­es fisi­ológ­i­cas [equiparáveis às pro­duzi­das pelo organ­is­mo nat­u­ral­mente], não vão ger­ar cer­tos bene­fí­cios pelo uso em si, jus­ta­mente pela base desse cor­po, uma base fem­i­ni­na”.

O Min­istério da Saúde lista uma série de efeitos adver­sos da sub­stân­cia, como tremores, acne sev­era, aumen­to da pressão san­guínea, tumores no fíga­do e pân­creas, aumen­to da agres­sivi­dade, que pode resul­tar em com­por­ta­men­tos vio­len­tos. A pas­ta ain­da cita efeitos crôni­cos cau­sa­dos pelo con­sumo inde­v­i­do dos anab­o­lizantes, como redução na quan­ti­dade de esper­ma, calví­cie, cresci­men­to irre­ver­sív­el das mamas, e impotên­cia sex­u­al.

Operação da PF

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou nes­ta quin­ta-feira (28) a Oper­ação Mino­tau­ro, que com­bate um esque­ma de ven­da ile­gal de anab­o­lizantes. Os poli­ci­ais cumpri­ram 22 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em seis esta­dos. As ações ocor­reram em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espíri­to San­to e no Ceará.

As inves­ti­gações da Polí­cia Fed­er­al em São José dos Cam­pos apon­taram que dezenas de encomen­das vin­das da Holan­da e da Chi­na con­tin­ham testos­terona em pas­ta, usa­da para fab­ricar os anab­o­lizantes.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …