...
sábado ,12 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Ataque de Israel em Beirute mata Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah

Ataque de Israel em Beirute mata Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah

Em comunicado, grupo informou que continua sua batalha contra Israel

Maayan Lubell e Maya Gebeily – repórteres da Reuters*
Pub­li­ca­da em 28/09/2024 — 13:45
JERUSALÉM
O líder do Hezbollah no Líbano, Sayyed Hassan Nasrallah, durante uma aparição pública nos subúrbios ao sul de Beirute, Líbano 12/10/2016 REUTERS/Aziz Taher
© Reuters/Aziz Taher/proibida a repro­dução

O Exérci­to de Israel matou o líder do Hezbol­lah, Sayyed Has­san Nas­ral­lah, em um ataque aéreo em Beirute, des­ferindo um duro golpe no grupo apoia­do pelo Irã, que se recu­pera de uma cres­cente cam­pan­ha de ataques israe­lens­es.

Israel infor­mou neste sába­do (28) que elim­i­nou Nas­ral­lah no ataque ao quar­tel-gen­er­al do coman­do cen­tral do grupo, nos sub­úr­bios ao sul de Beirute, na sex­ta-feira (27). O Hezbol­lah con­fir­mou que ele foi mor­to, sem diz­er como.

A morte do líder não é ape­nas um duro golpe para o Hezbol­lah, mas tam­bém para o Irã, removen­do um ali­a­do influ­ente que aju­dou a trans­for­mar o Hezbol­lah no eixo de gru­pos ali­a­dos de Teerã no mun­do árabe.

Um mem­bro sênior da Guar­da Rev­olu­cionária do Irã, o vice-coman­dante Abbas Nil­foroushan, tam­bém foi mor­to em ataques israe­lens­es em Beirute, infor­mou a mídia ira­ni­ana neste sába­do.

Em comu­ni­ca­do, o Hezbol­lah disse que con­tin­uar­ia sua batal­ha con­tra Israel “em apoio a Gaza e à Palesti­na, e em defe­sa do Líbano e do seu povo firme e hon­ra­do”.

A TV Al-Man­ar do Hezbol­lah trans­mi­tiu ver­sos do Alcorão após o anún­cio da morte. Rajadas de tiros foram ouvi­das em Beirute.

Ataque

O ataque aéreo de sex­ta-feira – uma sucessão de explosões extrema­mente poderosas que deixaram uma crat­era de pelo menos 20 met­ros de pro­fun­di­dade – abalou Beirute. Israel real­i­zou novos ataques aére­os na área e de for­ma mais ampla no Líbano neste sába­do.

O Exérci­to de Israel havia dito ante­ri­or­mente que Nas­ral­lah foi elim­i­na­do em um “ataque dire­ciona­do” à sede sub­ter­rânea do grupo, sob um edifí­cio res­i­den­cial em Dahiyeh – sub­úr­bio ao sul de Beirute con­tro­la­do pelo Hezbol­lah.

Afir­mou ain­da que ele foi mor­to jun­to com out­ro líder impor­tante do Hezbol­lah, Ali Kara­ki, e out­ros coman­dantes.

“O ataque foi con­duzi­do enquan­to a alta cadeia de coman­do do Hezbol­lah oper­a­va a par­tir do quar­tel-gen­er­al e pro­movia ativi­dades ter­ror­is­tas con­tra os cidadãos do Esta­do de Israel”, declar­ou.

A morte de Nas­ral­lah é, de longe, o golpe mais sig­ni­fica­ti­vo em um perío­do dev­as­ta­dor para o Hezbol­lah, que começou há cer­ca de 15 dias com a explosão de mil­hares de dis­pos­i­tivos de comu­ni­cações sem fio uti­liza­dos pelos seus mem­bros.

Israel tam­bém inten­si­fi­cou sig­ni­fica­ti­va­mente os ataques aére­os no Líbano, matan­do vários coman­dantes impor­tantes do Hezbol­lah e cen­te­nas de out­ras pes­soas em vas­tas áreas do país.

*Reportagem adi­cional de Tim­o­ur Azhari, Laila Bas­sam, Tom Per­ry, James Macken­zie, Ari Rabi­novitch, Jana Choukeir, Nadine Awadal­la, Adam Makary, Jaidaa Taha, Clau­da Tan­ios e Tala Ramadan

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Doze milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso a esgoto

Outros 2,1 milhões não têm acesso adequado a água no mundo Ana Cristi­na Cam­pos — …