...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Esportes / Athletic Club-MG sobe à Série C ao vencer Bahia de Feira no agregado

Athletic Club-MG sobe à Série C ao vencer Bahia de Feira no agregado

Repro­dução: © Repro­dução Twitter/Athletic Club SAF

Clube conquistou acesso em sua primeira participação na Série D


Pub­li­ca­do em 02/09/2023 — 20:56 Por Igor San­tos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

O Ath­let­ic Club, de São João del Rei (MG), com 114 anos de história, estreará ano que vem na Série C do Campe­ona­to Brasileiro. Neste sába­do (2), a equipe foi der­ro­ta­da pelo Bahia de Feira por 1 a 0, no Mineirão, mas con­seguiu o inédi­to aces­so à ter­ceira divisão nacional por ter ven­ci­do na Bahia o jogo de ida das quar­tas de final por 2 a 0. O clube mineiro con­seguiu subir logo em sua primeira par­tic­i­pação na Série D.

O due­lo de vol­ta foi mar­ca­do para o Mineirão porque o Está­dio Joaquim Por­tu­gal, em São João del Rei, não atende à capaci­dade mín­i­ma de públi­co exigi­da pela CBF para esta fase da com­petição. Pouco mais de 4 mil pes­soas acom­pan­haram o jogo, o que rep­re­sen­ta mais do que a lotação total do acan­hado está­dio do Ath­let­ic. No Mineirão, no entan­to, o públi­co ocupou ape­nas uma peque­na faixa dos mais de 62 mil lugares disponíveis.

A clas­si­fi­cação do Ath­let­ic veio com uma dose de dra­ma. Aos 19 min­u­tos, Reinal­do cobrou fal­ta na área, o zagueiro Jemmes desvi­ou lev­e­mente e acabou mar­can­do con­tra para o Bahia de Feira. A bola pas­sou por entre as per­nas do goleiro Glau­co.

Ani­ma­do por diminuir a desvan­tagem ain­da no perío­do ini­cial da par­ti­da, o Bahia de Feira se lançou ao ataque e quase mar­cou em lance semel­hante. Reinal­do cobrou out­ra fal­ta dis­tante, a bola enco­briu Glau­co e acer­tou o trav­es­são.

No segun­do tem­po, o Ath­let­ic focou em segu­rar a van­tagem e não per­mi­tir o segun­do gol que levaria a decisão da vaga para os pênaltis, enquan­to o Bahia bus­cou inces­san­te­mente o gol que nive­lar­ia a dis­pu­ta. Um erro na saí­da de bola quase ter­mi­nou em gol de Kanela. Já nos min­u­tos finais, Bag­gio des­perdiçou grande chance para empatar.

Aos 55 min­u­tos, após o téc­ni­co Cícero Júnior ser expul­so, enfim veio o api­to final, segui­do de mui­ta comem­o­ração dos atle­tas no gra­ma­do.

O aces­so à Série C logo na primeira ten­ta­ti­va de sua história dá prossegui­men­to a uma tra­jetória de ascen­são meteóri­ca e ao mes­mo tem­po tar­dia do Ath­let­ic. Ape­sar de ser cen­tenário, o clube ficou muito tem­po afas­ta­do do fute­bol profis­sion­al, retor­nan­do ape­nas em 2018, dis­putan­do a ter­ceira divisão estad­ual. Em 2021, após dois aces­sos, estre­ou no Campe­ona­to Mineiro da 1ª divisão, onde já acu­mu­la duas semi­fi­nais em três par­tic­i­pações (2022 e 2023). Foi bicam­peão mineiro do inte­ri­or nestes mes­mos anos e estre­ou em com­petições nacionais em 2023, cain­do na primeira fase da Copa do Brasil para o Brasiliense e ago­ra sendo bem suce­di­do na cam­pan­ha da Série D.

 

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Piloto falece após novo acidente de motovelocidade em Interlagos

Morte de João Eloi no Superbike Brasil é a 7ª nos últimos sete anos Lin­coln …