...
quinta-feira ,18 abril 2024
Home / Esportes / Athletico-PR passa fácil pelo Aucas e se classifica na Sul-Americana

Athletico-PR passa fácil pelo Aucas e se classifica na Sul-Americana

e2csfwyxiau8yzy

Repro­du­ção: © José Tramontina/athletico.com.br/Direitos Reser­va­dos

Goleada por 4 a 0 na Arena marca aposentadoria de Lucho González


Publi­ca­do em 28/05/2021 — 00:34 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da TV Bra­sil e da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

O Ath­le­ti­co-PR será um dos repre­sen­tan­tes bra­si­lei­ros nas oita­vas de final da Copa Sul-Ame­ri­ca­na. Nes­ta quin­ta-fei­ra (27), o Fura­cão rece­beu o Aucas (Equa­dor) na Are­na da Bai­xa­da, em Curi­ti­ba, e ven­ceu por 4 a 0, asse­gu­ran­do a lide­ran­ça do Gru­po D, com 15 pon­tos. Os equa­to­ri­a­nos, que entra­ram em cam­po sem chan­ce de clas­si­fi­ca­ção, des­pe­di­ram-se na ter­cei­ra posi­ção da cha­ve, com seis pon­tos.

A mis­são do rubro-negro para­na­en­se era somar, ao menos, um pon­to em casa, dian­te de um adver­sá­rio eli­mi­na­do, para não depen­der do outro jogo do gru­po, entre Mel­gar (Peru) e Metro­po­li­ta­nos (Vene­zu­e­la), que se enfren­ta­ram no está­dio Monu­men­tal de Lima. Os anfi­triões peru­a­nos tinham que ven­cer, tor­cer pela der­ro­ta do Ath­le­ti­co-PR e ain­da supe­rar os bra­si­lei­ros pelo sal­do de gols, mas sequer fize­ram a lição de casa: fica­ram no zero e se des­pe­di­ram da com­pe­ti­ção com dez pon­tos.

A par­ti­da foi mar­ca­da por uma home­na­gem a Lucho Gon­zá­lez. Aos três minu­tos de bola rolan­do, exa­ta­men­te o núme­ro que ves­tia às cos­tas, o meia de 40 anos se apo­sen­tou do fute­bol, sen­do subs­ti­tuí­do pelo volan­te Chris­ti­an. O argen­ti­no pen­du­rou as chu­tei­ras como o segun­do joga­dor mais vito­ri­o­so de seu país em todos os tem­pos, com 29 títu­los, supe­ra­do ape­nas pelo ata­can­te Lio­nel Mes­si, do Bar­ce­lo­na (Espa­nha).

Quis o des­ti­no que o pró­prio Chris­ti­an abris­se o pla­car, aos 25 minu­tos. O volan­te apa­re­ceu no meio da área e apro­vei­tou o cru­za­men­to do meia Nikão para fazer o pri­mei­ro gol rubro-negro. A pres­são atle­ti­ca­na não arre­fe­ceu e o late­ral Abner Viní­cius, de cabe­ça, com mais uma assis­tên­cia de Nikão, aumen­tou a van­ta­gem aos 36 minu­tos. Os bra­si­lei­ros tive­ram ao menos outras duas opor­tu­ni­da­des de ampli­ar, mas foram ao inter­va­lo com a van­ta­gem de dois gols.

O Aucas esbo­çou uma pos­tu­ra dife­ren­te na segun­da eta­pa, for­çan­do o golei­ro San­tos a duas defe­sas impor­tan­tes. Uma logo no pri­mei­ro minu­to, sal­van­do duas ten­ta­ti­vas em sequên­cia do ata­can­te Gus­ta­vo Nna­chi. Outra aos nove, evi­tan­do um gol olím­pi­co do meia Igná­cio Her­re­ra. Mas quem balan­çou as redes foi o Ath­le­ti­co-PR, aos 21, em um gola­ço do ata­can­te Viti­nho, sol­tan­do bom­ba da entra­da da área, pela esquer­da.

Os equa­to­ri­a­nos assus­ta­ram nova­men­te aos 35 minu­tos, em chu­te do meia Richard Mina que parou na tra­ve. A res­pos­ta rubro-negra veio na sequên­cia com um gol anu­la­do do ata­can­te Car­los Edu­ar­do. Nos acrés­ci­mos, Nikão e o tam­bém meia Fer­nan­do Cane­sin (tra­ve) fica­ram no qua­se. Car­los Edu­ar­do não. Aos 46, o cami­sa 7 arre­ma­tou da entra­da da área e fechou o mar­ca­dor.

Tam­bém nes­ta quin­ta, o Grê­mio empa­tou sem gols com o La Equi­dad (Colôm­bia) no está­dio Bel­la­vis­ta, em Amba­to (Equa­dor). O due­lo teve man­do colom­bi­a­no, mas por con­ta da onda de pro­tes­tos que toma o país des­de abril, hou­ve mudan­ça de local. As equi­pes entra­ram em cam­po com os res­pec­ti­vos des­ti­nos defi­ni­dos: o Tri­co­lor clas­si­fi­ca­do por ante­ci­pa­ção e o rival sem chan­ces de pros­se­guir.

O elen­co prin­ci­pal gre­mis­ta e até o téc­ni­co Tia­go Nunes foram pou­pa­dos da via­gem ao Equa­dor. O clu­be foi repre­sen­ta­do pelo time sub-21, coman­da­do pelo inte­ri­no Thi­a­go Gomes, com somen­te dois atle­tas de linha no ban­co de reser­vas (o meia Ril­do e o ata­can­te Thayl­lon). Ambos foram uti­li­za­dos na par­ti­da, sen­do que Ril­do teve de entrar já na pri­mei­ra eta­pa, após o ata­can­te Eli­as dei­xar o gra­ma­do con­tun­di­do.

Os garo­tos tri­co­lo­res, aliás, não se inti­mi­da­ram com a agres­si­vi­da­de do La Equi­dad, que abu­sou das fal­tas duras e teve dois joga­do­res expul­sos (o ata­can­te Omar Duar­te, aos sete, e o late­ral Andrés Cor­rea, aos 32 minu­tos, ambos do segun­do tem­po). Aos 17, o Grê­mio teve a chan­ce de abrir o pla­car em pênal­ti come­ti­do em cima de Ril­do, mas o golei­ro Sér­gio Román defen­deu a cobran­ça do meia Gui­lher­me Aze­ve­do.

Nas oita­vas de final, Grê­mio e Ath­le­ti­co terão pela fren­te uma das oito equi­pes que fica­ram em ter­cei­ro lugar nas cha­ves da Liber­ta­do­res. Entre os pos­sí­veis adver­sá­ri­os, está o San­tos. O sor­teio será rea­li­za­do na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra (1º), na sede da Con­fe­de­ra­ção Sul-Ame­ri­ca­na de Fute­bol (Con­me­bol).

Os dois times se vol­tam às res­pec­ti­vas estrei­as no Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro da Série A, ambas no domin­go (30). O Tri­co­lor visi­ta o Cea­rá na Are­na Cas­te­lão, em For­ta­le­za, às 16h (horá­rio de Bra­sí­lia), enquan­to o Fura­cão rece­be o Amé­ri­ca-MG na Are­na da Bai­xa­da.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Após 5 anos, Bahia e Vitoria voltam a disputar uma final do Baianão

Repro­du­ção: © Tia­go Caldas/EC Bahia/Direitos reser­va­dos TV Brasil transmite o jogo de ida da decisão …