...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Esportes / Atlético Goianiense conquista título Estadual

Atlético Goianiense conquista título Estadual

evrhqtsxeakuze3

© Heber Gomes/A­tlé­ti­co-GO/­Di­rei­tos Reser­va­dos (Repro­du­ção)

Dragão derrota Goianésia nos pênaltis e conquista 15º campeonato


Publi­ca­do em 27/02/2021 — 19:43 Por Igor San­tos — Repór­ter da TV Bra­sil — Rio de Janei­ro

Após pra­ti­ca­men­te dez meses de pau­sa, o Cam­pe­o­na­to Goi­a­no, que come­çou em janei­ro de 2020, ter­mi­nou nes­te sába­do com o títu­lo do Atlé­ti­co Goi­a­ni­en­se. O Dra­gão empa­tou por 1 a 1 com o Goi­a­né­sia no tem­po nor­mal e con­quis­tou o tro­féu após der­ro­tar o adver­sá­rio por 5 a 3 na dis­pu­ta de pênal­tis. O clu­be ago­ra soma 15 títu­los esta­du­ais, empa­ta­do com o Vila Nova e atrás somen­te do Goiás, que tem 28. Cam­peão tam­bém em 2019, o time che­ga ao segun­do bicam­pe­o­na­to de sua his­tó­ria (o outro foi em 2010 e 2011).

O can­sa­ço se apre­sen­tou como o pos­sí­vel pri­mei­ro obs­tá­cu­lo para o Atlé­ti­co. Afi­nal, a equi­pe entrou em cam­po na últi­ma quin­ta-fei­ra (25), pela últi­ma roda­da do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro. De fato, 13 dos 16 atle­tas que atu­a­ram há dois dias foram a cam­po defen­der o clu­be nova­men­te no sába­do.

No pri­mei­ro tem­po, o lan­ce de mai­or peri­go foi uma bola na tra­ve de Nata­na­el, do Dra­gão, aos 34 minu­tos.

O jogo ganhou um novo âni­mo logo após o retor­no do inter­va­lo, já que Zé Rober­to abriu o pla­car para o Atlé­ti­co aos dois minu­tos. O Goi­a­né­sia, ain­da em bus­ca do pri­mei­ro títu­lo goi­a­no de sua his­tó­ria, cor­reu atrás do empa­te, até con­se­guir em um pênal­ti aos 29 minu­tos, após toque de Dudu com a mão na bola. Vanil­son cobrou e igua­lou o pla­car.

A deci­são de quem seria o cam­peão aca­bou fican­do para as pena­li­da­des. Os joga­do­res de ambas as equi­pes foram con­ver­ten­do as cobran­ças, até que Iran des­per­di­çou a penúl­ti­ma do Goi­a­né­sia, acer­tan­do o tra­ves­são. Zé Rober­to, autor do gol do Dra­gão no tem­po nor­mal, mar­cou na cobran­ça seguin­te e deu o títu­lo ao Atlé­ti­co.

O tro­féu de cam­peão goi­a­no coro­ou uma sema­na memo­rá­vel para o clu­be, que atin­giu a sua melhor pon­tu­a­ção em edi­ções do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro, ao con­cluir a edi­ção de 2020 com 50 pon­tos, na 13ª posi­ção.

Longa interrupção do campeonato

O Cam­pe­o­na­to Goi­a­no de 2020 foi inter­rom­pi­do em mar­ço do ano pas­sa­do em vir­tu­de da pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus (covid-19), quan­do res­ta­vam duas roda­das a serem dis­pu­ta­das na pri­mei­ra fase. Dife­ren­te­men­te de outros esta­du­ais, que foram reto­ma­dos ain­da em 2020, o Goi­a­no só vol­tou a ser dis­pu­ta­do em janei­ro de 2021, com está­di­os vazi­os.

Ain­da envol­vi­dos na dis­pu­ta da Série A do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro, Atlé­ti­co e Goiás não deram total aten­ção à com­pe­ti­ção. O Goiás foi eli­mi­na­do nas quar­tas de final pela Apa­re­ci­den­se, mas o Atlé­ti­co foi até o fim.

Curi­o­sa­men­te, o títu­lo de 2020 foi deci­di­do na vés­pe­ra do iní­cio da edi­ção de 2021. Nes­te domin­go, se ini­cia uma nova dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Goi­a­no, com qua­tro jogos. Atlé­ti­co e Goi­a­né­sia, evi­den­te­men­te, tive­ram suas estrei­as adi­a­das.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rayssa é vice na etapa de Paris do Street League

Repro­du­ção: © Julio Detefon/CBSK/Direitos Reser­va­dos Brasileira cresce no final da prova e garante pódio Publi­ca­do …