...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Esportes / Atlético Goianiense conquista título Estadual

Atlético Goianiense conquista título Estadual

evrhqtsxeakuze3

© Heber Gomes/Atléti­co-GO/Di­re­itos Reser­va­dos (Repro­dução)

Dragão derrota Goianésia nos pênaltis e conquista 15º campeonato


Pub­li­ca­do em 27/02/2021 — 19:43 Por Igor San­tos — Repórter da TV Brasil — Rio de Janeiro

Após prati­ca­mente dez meses de pausa, o Campe­ona­to Goiano, que começou em janeiro de 2020, ter­mi­nou neste sába­do com o títu­lo do Atléti­co Goian­iense. O Dragão empa­tou por 1 a 1 com o Goianésia no tem­po nor­mal e con­quis­tou o troféu após der­ro­tar o adver­sário por 5 a 3 na dis­pu­ta de pênaltis. O clube ago­ra soma 15 títu­los estad­u­ais, empata­do com o Vila Nova e atrás somente do Goiás, que tem 28. Campeão tam­bém em 2019, o time chega ao segun­do bicam­pe­ona­to de sua história (o out­ro foi em 2010 e 2011).

O cansaço se apre­sen­tou como o pos­sív­el primeiro obstácu­lo para o Atléti­co. Afi­nal, a equipe entrou em cam­po na últi­ma quin­ta-feira (25), pela últi­ma roda­da do Campe­ona­to Brasileiro. De fato, 13 dos 16 atle­tas que atu­aram há dois dias foram a cam­po defend­er o clube nova­mente no sába­do.

No primeiro tem­po, o lance de maior peri­go foi uma bola na trave de Natanael, do Dragão, aos 34 min­u­tos.

O jogo gan­hou um novo âni­mo logo após o retorno do inter­va­lo, já que Zé Rober­to abriu o placar para o Atléti­co aos dois min­u­tos. O Goianésia, ain­da em bus­ca do primeiro títu­lo goiano de sua história, cor­reu atrás do empate, até con­seguir em um pênalti aos 29 min­u­tos, após toque de Dudu com a mão na bola. Vanil­son cobrou e igualou o placar.

A decisão de quem seria o campeão acabou fican­do para as penal­i­dades. Os jogadores de ambas as equipes foram con­ver­tendo as cobranças, até que Iran des­perdiçou a penúl­ti­ma do Goianésia, acer­tan­do o trav­es­são. Zé Rober­to, autor do gol do Dragão no tem­po nor­mal, mar­cou na cobrança seguinte e deu o títu­lo ao Atléti­co.

O troféu de campeão goiano coroou uma sem­ana mem­o­ráv­el para o clube, que atingiu a sua mel­hor pon­tu­ação em edições do Campe­ona­to Brasileiro, ao con­cluir a edição de 2020 com 50 pon­tos, na 13ª posição.

Longa interrupção do campeonato

O Campe­ona­to Goiano de 2020 foi inter­rompi­do em março do ano pas­sa­do em vir­tude da pan­demia do novo coro­n­avírus (covid-19), quan­do restavam duas rodadas a serem dis­putadas na primeira fase. Difer­ente­mente de out­ros estad­u­ais, que foram retoma­dos ain­da em 2020, o Goiano só voltou a ser dis­puta­do em janeiro de 2021, com está­dios vazios.

Ain­da envolvi­dos na dis­pu­ta da Série A do Campe­ona­to Brasileiro, Atléti­co e Goiás não der­am total atenção à com­petição. O Goiás foi elim­i­na­do nas quar­tas de final pela Apare­ci­dense, mas o Atléti­co foi até o fim.

Curiosa­mente, o títu­lo de 2020 foi deci­di­do na véspera do iní­cio da edição de 2021. Neste domin­go, se ini­cia uma nova dis­pu­ta do Campe­ona­to Goiano, com qua­tro jogos. Atléti­co e Goianésia, evi­den­te­mente, tiver­am suas estreias adi­adas.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bia Haddad cai para Danielle Collins na terceira rodada de Wimbledon

Repro­dução: © Matthew Childs/Reuters/Proibida a Repro­dução Tenista brasileira cai de produção após paralisações por chuva …