...
domingo ,23 março 2025
Home / Esportes / Atletismo: Lorraine Martins e Felipe Bardi conquistam ouro na Europa

Atletismo: Lorraine Martins e Felipe Bardi conquistam ouro na Europa

Repro­dução: © Repro­dução Twitter/Time Brasil

Velocistas buscam índices para qualificação ao Mundial em agosto


Pub­li­ca­do em 28/05/2023 — 20:23 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O atletismo brasileiro bril­hou neste fim de sem­ana em meet­ings (encon­tros) europeus. Neste domin­go (28), a car­i­o­ca Lor­raine Mar­tins con­quis­tou o ouro em Cha­nia (Gré­cia) e tam­bém teve dobrad­in­ha brasileira em Rehlin­gen (Ale­man­ha), com Felipe Bar­di e Erik Car­doso, ouro e pra­ta respec­ti­va­mente. No sába­do (27),  Maria Lucinei­da Mor­eira e  Jaque­line Beat­riz Weber já havi­am subido ao topo do pódio, em Man­ches­ter (Inglater­ra). Os brasileiro bus­cam pon­tu­ar no rank­ing mundia da World Ath­let­ics (Fed­er­ação Inter­na­cional de Atletismo) em bus­ca do índice para par­tic­i­parem do Mundi­al de Budapeste (Hun­gria), em agos­to, uma das prin­ci­pais opor­tu­nidades para se alcançar o índice olímpi­co para os Jogos de Paris 2024.

Felipe Bardi, técnico darci ferreira e erik cardoso - dupla foi ouro e prata no Grand Prix de Rehlingen, em 28/05/2023
Repro­dução: Felipe Bar­di, medal­ha de ouro no Meet­ing de Rehlin­gen ao lado do téc­ni­co Dar­ci Fer­reira, e de Erik Car­doso (na extrem­i­dade dire­i­ta), que con­quis­tou a pra­ta na pro­va dos 100m — CBAt/Divulgação

No Meet­ing Inter­na­cional de Cha­nia (Gré­cia), Lor­raine Mar­tins venceu os 100 met­ros, com 11s.42 (0.3), deixan­do para trás a suíça Salomé Kora (11s48) que ficou com a pra­ta, e a eslo­va­ca Vik­tória Forster (11s65) com o bronze. Tam­bém na Gré­cia, nos 400m com bar­reiras, a brasileira Chayenne Pereira da Sil­va fatur­ou o bronze ao com­ple­tar a pro­va em 56s57.A vence­do­ra foi a tcheca Niko­le­ta Jicho­va (55s92), segui­da da gre­ga Dim­i­tra Gnafak (56s24).

Já a dobrad­in­ha brasileira no Meet­ing Inter­na­cional de Rehlin­gen, ocor­reu três dias após Erik Car­doso e Felipe Bar­di terem con­quis­ta­do ouro e pra­ta, respec­ti­va­mente, no Meet­ing do Chipre. Neste domin­go (28), eles inven­taram as posições no pódio. Bar­di cru­zou primeiro a lin­ha de chega­da da pro­va dos 100m em 10s16 (1.2) e Car­doso (10s20) pas­sou em segun­do lugar. O bronze ficou com bel­ga Vlem­inckx Kobe (10s22).

No sába­do (27), a paraibana Maria Lucinei­da Mor­eira, de 21 anos, gan­hou em sua estreia em Meet­ing Sênior e Sub 20 a pro­va dos 5000m em Man­ches­ter (Inglater­ra): com­ple­tou o per­cur­so em 16m24s41, mais de seis segun­do à frente das britâni­cas Tia Wil­son e Rebec­ca Fla­her­ty, pra­ta e bronze respec­ti­va­mente.

A out­ra medal­ha de ouro em Man­ches­ter ficou com a gaúcha Jaque­line Beat­riz Weber, na pro­va dos 800m. A atle­ta ter­mi­nou a cor­ri­da em 2min03s84. Em segun­do lugar ficou a indi­ana Harmi­lan Bains-Kaur (2min04s56) e em ter­ceiro a britâni­ca Indi­enne King (2min05s56).

Ciclo para Paris 2024

Há duas maneiras de os atle­tas asse­gu­rarem uma vaga olímpi­ca nos Jogos de Paris: atingin­do os índices esta­b­ele­ci­dos pelos even­tos no perío­do de clas­si­fi­cação ou pelo rank­ing mundi­al da rank­ing da World Ath­let­ics — a total­iza­ção começou a valer em 1º de jul­ho e vai até 30 de jun­ho de 2024. Nas provas indi­vid­u­ais, serão per­mi­ti­dos até três atle­tas por país.

O Mundi­al de Budapeste, em agos­to, e os torneios nacionais (Troféu Brasil) são as prin­ci­pais com­petições na bus­ca pelo índice olímpi­co para provas indi­vid­u­ais.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Duelo paulista abre transmissões do Brasileiro Feminino na TV Brasil

Palmeiras encara Bragantino às 21h deste sábado (22), em Barueri (SP) Lin­coln Chaves — Repórter …