...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Política / Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Evento reunirá chefes dos Três Poderes no Congresso Nacional


Publi­ca­do em 08/01/2024 — 07:06 Por Alex Rodri­gues — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Uma série de atos mar­ca­rá, nes­ta segun­da-fei­ra (8), um ano da inva­são e depre­da­ção do Palá­cio do Pla­nal­to, Con­gres­so Naci­o­nal e Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) por vân­da­los e gol­pis­tas incon­for­ma­dos com a vitó­ria do então pre­si­den­te empos­sa­do, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

O even­to mais sig­ni­fi­ca­ti­vo ocor­re­rá no Con­gres­so Naci­o­nal, em Bra­sí­lia, às 15h, e reu­ni­rá Lula, os pre­si­den­tes do Sena­do, Rodri­go Pache­co (PSD-MG); da Câma­ra dos Depu­ta­dos, Arthur Lira (PP-AL) e do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), Luis Rober­to Bar­ro­so, além de gover­na­do­res, minis­tros, par­la­men­ta­res e repre­sen­tan­tes da soci­e­da­de civil e do Poder Judi­ciá­rio.

» Cli­que aqui e con­fi­ra as maté­ri­as da Agên­cia Bra­sil sobre um ano da ten­ta­ti­va de gol­pe

Pro­pos­to pelo pró­prio pre­si­den­te da Repú­bli­ca, o even­to, bati­za­do de “Demo­cra­cia Ina­ba­la­da”, bus­ca rea­fir­mar a impor­tân­cia do regi­me demo­crá­ti­co. “É um momen­to de fes­ta para cele­brar a demo­cra­cia revi­go­ra­da após os atos ina­cei­tá­veis do dia 8 de janei­ro de 2023”, afir­mou o minis­tro da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca em exer­cí­cio, Ricar­do Cap­pel­li, no últi­mo dia 26.

O Con­gres­so Naci­o­nal espe­ra reu­nir cer­ca de 500 con­vi­da­dos para a sole­ni­da­de, que será mar­ca­da pela rein­te­gra­ção sim­bó­li­ca ao patrimô­nio públi­co de uma tape­ça­ria de Bur­le Marx e de uma répli­ca da Cons­ti­tui­ção Fede­ral de 1988. A obra de Bur­le Marx (sem títu­lo) foi cri­a­da em 1973 e van­da­li­za­da duran­te a inva­são do Con­gres­so Naci­o­nal em 8 de janei­ro. Após minu­ci­o­so tra­ba­lho de res­tau­ra­ção, a tape­ça­ria vol­tou ao patrimô­nio do Sena­do. Já a répli­ca da Cons­ti­tui­ção foi recu­pe­ra­da, sem qual­quer dano, após ter sido fur­ta­da da sede do Supre­mo, tam­bém no dia 8 de janei­ro.

Ruas

Enti­da­des, movi­men­tos soci­ais e par­ti­dos polí­ti­cos tam­bém pro­mo­ve­rão atos em diver­sas cida­des do país. Cen­trais sin­di­cais como Cen­tral Úni­ca dos Tra­ba­lha­do­res (CUT) con­vo­ca­ram as enti­da­des fili­a­das a rea­li­za­rem atos e ati­vi­da­des em todo o país a fim de “mar­car um ano da ten­ta­ti­va de gol­pe impos­ta por ali­a­dos do ex-pre­si­den­te [Jair Bol­so­na­ro], der­ro­ta­do nas urnas em 2022”.

Em Bra­sí­lia, as pri­mei­ras mani­fes­ta­ções ocor­re­ram nes­se domin­go (7). Par­ti­dos de esquer­da e orga­ni­za­ções soci­ais, incluin­do a CUT-DF, apro­vei­ta­ram que a rodo­via DF-002 (Eixão) é fecha­da para o trân­si­to de veí­cu­los e libe­ra­da para pedes­tres e ciclis­tas e pro­mo­ve­ram o cha­ma­do Ato em Defe­sa da Demo­cra­cia, na altu­ra do 208 Nor­te. A pro­pos­ta de ante­ci­par o even­to era, além de apro­vei­tar a con­cen­tra­ção de fre­quen­ta­do­res do cha­ma­do Eixão do Lazer, não con­cor­rer com o ato ofi­ci­al, no Con­gres­so.

De acor­do com os movi­men­tos Bra­sil Popu­lar e Povo sem Medo, para esta segun­da estão pro­gra­ma­dos atos nas seguin­tes capi­tais, entre outras cida­des:

Ara­ca­ju (SE) — 8h no cal­ça­dão da Rua João Pes­soa, pró­xi­mo ao Museu Palá­cio Olím­pio Cam­pos

Belo Hori­zon­te (MG) — 16h, na Casa do Jor­na­lis­ta, na Ave­ni­da Álva­res Cabral, nº 400, Cen­tro.

Cam­po Gran­de (MS) — 17h, no sin­di­ca­to Sin­tell, à Rua José Antô­nio nº 1682

Goi­â­nia (GO) — 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Seb­ba)

João Pes­soa (PB) — 15h, na Lagoa do Par­que Solon de Luce­na

Por­to Ale­gre (RS) — 17h, no Sin­di­ca­to dos Ban­cá­ri­os, na Rua Gene­ral Câma­ra nº 424

Reci­fe (PE) — 10h, no Monu­men­to Tor­tu­ra Nun­ca Mais, na Rua da Auro­ra, bair­ro da Boa Vis­ta

Rio de Janei­ro (RJ) — 17h, na Cine­lân­dia

Sal­va­dor (BA) — 9h, no Cen­tro Admi­nis­tra­ti­vo, da Assem­bleia Legis­la­ti­va (ALBA)

São Pau­lo (SP) — 17h, na Ave­ni­da Pau­lis­ta, em fren­te ao Masp

Vitó­ria (ES) — 16h30, na Assem­bleia Legis­la­ti­va do Espí­ri­to San­to (Amé­ri­co Buaiz nº 205)

Com infor­ma­ções da Agên­cia Sena­do e do Por­tal CUT

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 08/01/2024 – Foto feita em 09/01/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e autoridades, cruzam a Praça dos Três Poderes para visitar as instalações da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) um dia após os atos terroristas que depredaram a sede do tribunal, o Congresso e o Palácio do Planalto.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Dia 9 de janeiro: a resposta das instituições à tentativa de golpe

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom / Agên­cia Bra­sil Após dos ataques de 8/1, prisões são efetuadas …