...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Política / Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Evento reunirá chefes dos Três Poderes no Congresso Nacional


Pub­li­ca­do em 08/01/2024 — 07:06 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Uma série de atos mar­cará, nes­ta segun­da-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palá­cio do Planal­to, Con­gres­so Nacional e Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) por vân­da­los e golpis­tas incon­for­ma­dos com a vitória do então pres­i­dente empos­sa­do, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

O even­to mais sig­ni­fica­ti­vo ocor­rerá no Con­gres­so Nacional, em Brasília, às 15h, e reunirá Lula, os pres­i­dentes do Sena­do, Rodri­go Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira (PP-AL) e do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Luis Rober­to Bar­roso, além de gov­er­nadores, min­istros, par­la­mentares e rep­re­sen­tantes da sociedade civ­il e do Poder Judi­ciário.

» Clique aqui e con­fi­ra as matérias da Agên­cia Brasil sobre um ano da ten­ta­ti­va de golpe

Pro­pos­to pelo próprio pres­i­dente da Repúbli­ca, o even­to, bati­za­do de “Democ­ra­cia Ina­bal­a­da”, bus­ca reafir­mar a importân­cia do regime democráti­co. “É um momen­to de fes­ta para cel­e­brar a democ­ra­cia revig­o­ra­da após os atos ina­ceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, afir­mou o min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca em exer­cí­cio, Ricar­do Cap­pel­li, no últi­mo dia 26.

O Con­gres­so Nacional espera reunir cer­ca de 500 con­vi­da­dos para a solenidade, que será mar­ca­da pela rein­te­gração sim­bóli­ca ao patrimônio públi­co de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma répli­ca da Con­sti­tu­ição Fed­er­al de 1988. A obra de Burle Marx (sem títu­lo) foi cri­a­da em 1973 e van­dal­iza­da durante a invasão do Con­gres­so Nacional em 8 de janeiro. Após min­u­cioso tra­bal­ho de restau­ração, a tapeçaria voltou ao patrimônio do Sena­do. Já a répli­ca da Con­sti­tu­ição foi recu­per­a­da, sem qual­quer dano, após ter sido fur­ta­da da sede do Supre­mo, tam­bém no dia 8 de janeiro.

Ruas

Enti­dades, movi­men­tos soci­ais e par­tidos políti­cos tam­bém pro­moverão atos em diver­sas cidades do país. Cen­trais sindi­cais como Cen­tral Úni­ca dos Tra­bal­hadores (CUT) con­vo­caram as enti­dades fil­i­adas a realizarem atos e ativi­dades em todo o país a fim de “mar­car um ano da ten­ta­ti­va de golpe impos­ta por ali­a­dos do ex-pres­i­dente [Jair Bol­sonaro], der­ro­ta­do nas urnas em 2022”.

Em Brasília, as primeiras man­i­fes­tações ocor­reram nesse domin­go (7). Par­tidos de esquer­da e orga­ni­za­ções soci­ais, incluin­do a CUT-DF, aproveitaram que a rodovia DF-002 (Eixão) é fecha­da para o trân­si­to de veícu­los e lib­er­a­da para pedestres e ciclis­tas e pro­mover­am o chama­do Ato em Defe­sa da Democ­ra­cia, na altura do 208 Norte. A pro­pos­ta de ante­ci­par o even­to era, além de aproveitar a con­cen­tração de fre­quen­ta­dores do chama­do Eixão do Laz­er, não con­cor­rer com o ato ofi­cial, no Con­gres­so.

De acor­do com os movi­men­tos Brasil Pop­u­lar e Povo sem Medo, para esta segun­da estão pro­gra­ma­dos atos nas seguintes cap­i­tais, entre out­ras cidades:

Ara­ca­ju (SE) — 8h no calçadão da Rua João Pes­soa, próx­i­mo ao Museu Palá­cio Olím­pio Cam­pos

Belo Hor­i­zonte (MG) — 16h, na Casa do Jor­nal­ista, na Aveni­da Álvares Cabral, nº 400, Cen­tro.

Cam­po Grande (MS) — 17h, no sindi­ca­to Sin­tell, à Rua José Antônio nº 1682

Goiâ­nia (GO) — 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Seb­ba)

João Pes­soa (PB) — 15h, na Lagoa do Par­que Solon de Luce­na

Por­to Ale­gre (RS) — 17h, no Sindi­ca­to dos Bancários, na Rua Gen­er­al Câmara nº 424

Recife (PE) — 10h, no Mon­u­men­to Tor­tu­ra Nun­ca Mais, na Rua da Auro­ra, bair­ro da Boa Vista

Rio de Janeiro (RJ) — 17h, na Cinelân­dia

Sal­vador (BA) — 9h, no Cen­tro Admin­is­tra­ti­vo, da Assem­bleia Leg­isla­ti­va (ALBA)

São Paulo (SP) — 17h, na Aveni­da Paulista, em frente ao Masp

Vitória (ES) — 16h30, na Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Espíri­to San­to (Améri­co Buaiz nº 205)

Com infor­mações da Agên­cia Sena­do e do Por­tal CUT

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sete cidades elegeram prefeitos indígenas

Dados do TSE indicam 214 vereadores eleitos de várias etnias Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …