...
domingo ,9 fevereiro 2025
Home / Noticias / Atos pró-Palestina em São Paulo e Brasília pedem cessar-fogo em Gaza

Atos pró-Palestina em São Paulo e Brasília pedem cessar-fogo em Gaza

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Performance na Avenida Paulista chamou atenção para morte de crianças


Pub­li­ca­do em 12/11/2023 — 19:48 Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

As cidades de São Paulo e de Brasília tiver­am, neste domin­go (12), atos pró-Palesti­na e pelo ces­sar-fogo na Faixa de Gaza. Em São Paulo, o ato na Aveni­da Paulista começou às 11h em frente à Praça Oswal­do Cruz e seguiu até o Museu de Arte de São Paulo (Masp), final­izan­do por vol­ta das 14h. Em Brasília, o ato ocor­reu no Eixo Norte, no Plano Pilo­to, a par­tir das 10h.

O ato em São Paulo foi orga­ni­za­do pela Frente em Defe­sa da Luta do Povo Palesti­no e con­tou com a par­tic­i­pação de par­tidos políti­cos e movi­men­tos soci­ais. Um dos gri­tos entoa­d­os pelos man­i­fes­tantes era: “Esta­do de Israel, Esta­do assas­si­no! Viva a luta do povo palesti­no!”

Um dos orga­ni­zadores, Mohamad El Kadri foi pres­i­dente do Fórum Lati­no Palesti­no e con­tou que esse já é o quin­to ato a favor da Palesti­na em São Paulo, des­de o iní­cio das hos­til­i­dades mais recentes, que começaram em 7 de out­ubro. Para ele, os atos servem para infor­mar à sociedade sobre a causa do povo palesti­no.

“As mobi­liza­ções lev­am para as pes­soas con­hec­i­men­to sobre a causa palesti­na. Aqui no Brasil as pes­soas não con­hecem bem o moti­vo da causa palesti­na. Inclu­sive o tra­bal­ho da mídia é muito par­cial, eles não entre­vis­tam rep­re­sen­tantes da comu­nidade palesti­na e da sociedade árabe. Uma sen­ho­ra na man­i­fes­tação falou que nem imag­i­na­va que Israel ocu­pa a Palesti­na por 75 anos”, desta­cou.

São Paulo (SP), 12/11/2023 - Ato em solidariedade ao povo palestino e pelo cessar fogo de Israel em Gaza, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: Ato em São Paulo começou às 11h — Rove­na Rosa/Agência Brasil

Para Mohamad os atos tam­bém servem de alen­to aos palesti­nos em Gaza: “tudo que a gente faz no Brasil a gente man­da para os palesti­nos em Gaza e na Cisjordâ­nia. Isso para eles é muito impor­tante, eles veem que não estão soz­in­hos”.

Uma per­for­mance de mul­heres sim­u­lan­do car­regar cri­anças mor­tas em panos man­cha­dos de ver­mel­ho chamou atenção do públi­co. A ideia é denun­ciar o ele­va­do número de óbitos de cri­anças pelos bom­bardeios de Israel.

Segun­do o Min­istério da Saúde de Gaza, o número de cri­anças mor­tas des­de o dia 7 de out­ubro chegou a 4.506 neste domin­go. Com isso, uma cri­ança morre a cada 10 min­u­tos no enclave palesti­no.

Brasília

Em Brasília, o ato foi orga­ni­za­do pelo Comitê de Sol­i­dariedade ao Povo Palesti­no, que reúne par­tidos políti­cos e movi­men­tos soci­ais. O pres­i­dente do Insti­tu­to Brasil Palesti­na, Ahmad She­ha­da, foi um dos orga­ni­zadores deste que foi o sex­to ato de rua em Brasília a favor da causa palesti­na.

Brasília (DF), 12/11/2023, Ato Solidariedade a Gaza e ao Povo Palestino, no Eixão em Brasília. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Ato Sol­i­dariedade a Gaza e ao Povo Palesti­no, no Eixão em Brasília — Antônio Cruz/Agência Brasil

She­ha­da nasceu em um cam­po de refu­gia­dos em Gaza, tem famil­iares na zona de guer­ra, e desta­cou que ess­es atos são uma respos­ta às agressões de Israel.

“A causa palesti­na é de toda a humanidade, é uma causa jus­ta. O povo está sen­si­bi­liza­do con­tra ess­es ataques con­tra as cri­anças, con­tra os hos­pi­tais”.

A pro­fes­so­ra Eliene Ben­to Luiz, de 58 anos, foi ao ato em Brasília por acred­i­tar que é impor­tante mostrar para o gov­er­no que a sociedade brasileira está aten­ta ao que acon­tece em Gaza. “Isso não quer diz­er que somos anti­s­semi­tas, pois sabe­mos o quan­to o povo judeu sofreu ao lon­go da história. Quer­e­mos, sim, que o povo palesti­no seja respeita­do. Se deve haver punição, que seja ao grupo Hamas, não com morte e sangue de inocentes e cri­anças”, desta­cou.

Mundo

Man­i­fes­tações pró-Palesti­na tam­bém ocor­reram em diver­sas cidades pelo mun­do neste final de sem­ana. Em Lon­dres, na Inglater­ra, um ato reuniu mais de 300 mil pes­soas nesse sába­do (11).

Tam­bém foram reg­istradas man­i­fes­tações pró-Palesti­na e pelo ces­sar fogo em Brux­e­las (Bél­gi­ca), Berlim (Ale­man­ha), Gene­bra (Suíça), Barcelona (Espan­ha) e Aus­trália.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fim de semana tem calor intenso e blocos de rua no Rio

Temperatura máxima prevista é de 36ºC e a mínima, de 20ºC Rafael Car­doso — Repórter …