...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Atriz Cacau Protásio deverá ser indenizada por ataques racistas

Atriz Cacau Protásio deverá ser indenizada por ataques racistas

Repro­du­ção: © Cacau Protásio/FaceBook

Justiça determinou que o estado pague R$ 80 mil por danos morais


Publi­ca­do em 27/12/2023 — 12:26 Por Ana Cris­ti­na Cam­pos — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Jus­ti­ça do Rio de Janei­ro deter­mi­nou que o esta­do inde­ni­ze a atriz Cacau Pro­tá­sio em R$ 80 mil por danos morais em decor­rên­cia de ata­ques racis­tas come­ti­dos por mili­ta­res do Cor­po de Bom­bei­ros. O fato ocor­reu após a gra­va­ção do fil­me Jun­tos e Enro­la­dos no pátio do quar­tel na Pra­ça da Repú­bli­ca, no cen­tro da capi­tal, em 2019.

“A auto­ra nar­ra a gra­va­ção de vídeo clan­des­ti­no por um dos agen­tes públi­cos e sua divul­ga­ção nas redes soci­ais. Apon­ta que foi alvo de pre­con­cei­to, gor­do­fo­bia e racis­mo, con­for­me publi­ca­ções e áudi­os com­par­ti­lha­dos em apli­ca­ti­vos de men­sa­gem”, diz tre­cho da ação, com­ple­men­tan­do que a atriz argu­men­ta que os atos ilí­ci­tos foram pra­ti­ca­dos por bom­bei­ros mili­ta­res.

Ain­da segun­do a ação, a atriz apon­tou que rece­beu vári­os áudi­os por meio do apli­ca­ti­vo What­sapp refe­ren­tes ao vídeo fil­ma­do de for­ma clan­des­ti­na, por um agen­te, den­tro do Bata­lhão, com ela e dan­ça­ri­nos, que con­ti­nham dis­cur­so de ódio.

A ação tam­bém mos­tra que os áudi­os foram com­par­ti­lha­dos em mas­sa e o caso foi divul­ga­do ampla­men­te na inter­net e demais veí­cu­los de comu­ni­ca­ção, o que cau­sou “infe­li­ci­da­de e cons­tran­gi­men­to” à atriz.

O Cor­po de Bom­bei­ros Mili­tar do Esta­do do Rio de Janei­ro infor­mou que res­pei­ta toda e qual­quer deci­são judi­ci­al. A repor­ta­gem entrou em con­ta­to com a asses­so­ria da atriz e aguar­da um posi­ci­o­na­men­to.

*Tex­to ampli­a­do às 15h46 para incluir posi­ci­o­na­men­to do Cor­po de Bom­bei­ros

Edi­ção: Sabri­na Crai­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …