...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Atual campeão, goalball do Brasil supera França na estreia em Paris

Atual campeão, goalball do Brasil supera França na estreia em Paris

Repro­dução: © Ana Patrí­cia Almeida/CPB/Direitos Reser­va­dos

Equipe feminina empatou em 3 a 3 com Turquia, bicampeã na modalidade


Publicado em 29/08/2024 — 15:59 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Diante da Are­na Paris 6 com­ple­ta­mente lota­da, o goal­ball brasileiro mas­culi­no fez valer o favoritismo e venceu a estreia con­tra os anfitriões france­ses, por 8 a 5, no primeiro due­lo da fase de gru­pos nos Jogos Par­alímpi­cos. Atu­al campeã, a seleção mas­culi­na está no Grupo A, que tem ain­da Esta­dos Unidos e Irã. Mais cedo, a equipe fem­i­ni­na empa­tou de for­ma her­cúlea, em 3 a 3 na estreia con­tra a Turquia, atu­al campeã mundi­al e bicam­peã par­alímpi­ca, em par­ti­da do Grupo C (que tem tam­bém Israel e Chi­na).

Um dos prin­ci­pais destaques em quadra no due­lo mas­culi­no foi o ala brasileiro André Dan­tas, autor de metade dos gols. Romario bal­ançou a rede duas vezes e Parz­in­ho com­ple­tou o placar. A seleção já vol­ta a jog­ar às 4h (horário de Brasília) de sex­ta-feira (30), con­tra os Esta­dos Unidos.

“Jog­ar com o giná­sio cheio torcendo pelos nos­sos adver­sários foi uma sen­sação que mexeu bas­tante com nos­sas emoções, mas man­tive­mos os pés no chão e sabíamos qual era a pro­pos­ta do nos­so jogo. Temos de man­ter o foco naqui­lo que viemos faz­er”, defend­eu o ala Daniel Dan­tas, de 29 anos, em depoi­men­to à Con­fed­er­ação Brasileira de Desportos de Defi­icentes Visuais (CBDV).

Quem tam­bém cur­tiu a empol­gação da tor­ci­da na Are­na Paris foi o jogador Leomon, de 31 anos.

 “A pressão é de todos os jogos, seja na casa do adver­sário ou na nos­sa. A tor­ci­da france­sa vibra como a brasileira, a cada ataque e defe­sa, e a gente soube supor­tar esse momen­to, soube ter paciên­cia e entre­gou o nos­so mel­hor”, falou o tam­bém brasiliense Leomon, que com­ple­tou 31 na sem­ana pas­sa­da.

O últi­mo jogo do Brasil na fase de gru­pos será con­tra o Irã, no sába­do (31), às 12h30. O torneio mas­culi­no de goal­ball reúne oito país­es, No Grupo B estão Chi­na, Ucrâ­nia Egi­to e Japão. Nas quar­tas de final, a seleção mais bem colo­ca­da em uma chave enfrenta quar­ta colo­ca­da do out­ro grupo. Seguin­do a lóg­i­ca, o vice-líder de um grupo, encara o ter­ceiro colo­ca­do da out­ra chave.

Jogo equilibrado no torneio feminino

A seleção fem­i­ni­na, que bus­ca uma medal­ha inédi­ta na Par­alimpía­da, não se intimi­dou diante da forte Turquia, chegan­do a ficar à frente do placar a menos de dois min­u­tos do momen­to em que as adver­sárias arran­car­am o empate em 3 a 3. Os destaques do lado brasileiro foram Moniza, que mar­cou dois gols, e O próx­i­mo due­lo das brasileiras será con­tra as israe­lens­es (bronze no últi­mo Mundi­al da modal­i­dade), às 5h30 de sex­ta-feira (30). A seleção fecha a fase de grupo no sába­do (31), às 9h45, con­tra a Chi­na.

“Aproveita­mos quase que per­feita­mente as penal­i­dades cobradas e defend­emos muito. Acho que a cada jogo vire­mos mel­hores ain­da, com muito mais ener­gia”, disse a jogado­ra per­nam­bu­cana Moniza, de 26 aos, que bal­ançou a rede duas vezes, e Jés­si­ca, de 31, que mar­cou o out­ro gol, todos em cobranças de pênaltis.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Alana Maldonado é ouro na categoria até 70 quilos do judô J2

Repro­dução: © Alexan­dre Schneider/CPB/Direitos Reser­va­dos Brenda Freitas conquista prata nos 70 quilos classe J1 Publicado …