...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Política / Augusto Heleno: acampamentos bolsonaristas eram “ordeiros e pacíficos”

Augusto Heleno: acampamentos bolsonaristas eram “ordeiros e pacíficos”

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

General presta depoimento na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro


Pub­li­ca­do em 26/09/2023 — 11:54 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — unde­fined

ouvir:

O gen­er­al Augus­to Heleno clas­si­fi­cou como “ordeiro e pací­fi­co” o acam­pa­men­to de bol­sonar­is­tas em frente ao Coman­do Ger­al do Exérci­to, em Brasília. A afir­mação do ex-min­istro do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI) durante o gov­er­no Bol­sonaro foi fei­ta durante o depoi­men­to do gen­er­al na Comis­são Par­la­men­tar Mista de Inquéri­to (CPMI) que inves­ti­ga os atos golpis­tas do dia 8 de janeiro.

“Eu nun­ca fui ao acam­pa­men­to. Não por fal­ta de tem­po, mas por fal­ta de condições de par­tic­i­par do que real­izavam no acam­pa­men­to que, pelo que sabia, eram ativi­dades extrema­mente pací­fi­cas e ordeiras. E nun­ca con­sid­erei o acam­pa­men­to algo que inter­es­sasse à segu­rança insti­tu­cional. Sem­pre achei que era uma man­i­fes­tação políti­ca pací­fi­ca”, disse o gen­er­al.

Diante da afir­mação de Augus­to Heleno, a rela­to­ra da CPMI, senado­ra Eliziane Gama (PSD-MA), lem­brou que “foi do acam­pa­men­to que surgiu a ideia de mon­tar uma bom­ba para explodir um cam­in­hão de com­bustíveis no aero­por­to de Brasília. Foi de lá que os vân­da­los saíram para que­brar a Praça dos Três poderes”

Heleno con­fir­mou que rece­beu algu­mas das pes­soas que estavam no acam­pa­men­to bol­sonar­ista, mas que não foi algo para artic­u­lar qual­quer ato golpista. “Rece­bi por edu­cação, eles foram lá ape­nas para tirar fotos e faz­er vídeos”, disse o gen­er­al.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília - A Assembleia Nacional Constituinte completa 30 anos de instalação. A assembleia resultou na Constituição de 1988. Na foto, o presidente da assembleia, deputado Ulysses Guimarães, no dia da promulgação do texto na assembleia

Marcada pela participação popular, Constituição completa 35 anos

Carta Magna de 1988 pôs fim a 21 anos de ditadura Pub­li­ca­do em 05/10/2023 — …