...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Aumenta número de resgates feitos por bombeiros nas praias do Rio

Aumenta número de resgates feitos por bombeiros nas praias do Rio

Repro­dução: © Frame/Bombeiros RJ

Ventos fortes têm favorecido a formação de correntes de retorno


Pub­li­ca­do em 09/01/2024 — 13:45 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Cor­po de Bombeiros reg­istrou aumen­to sig­ni­fica­ti­vo de res­gates em pra­ias do Rio de Janeiro neste iní­cio de ano em relação ao mes­mo perío­do de 2023. Entre o dia 1º e esta terça-feira (9), foram feitos 2.404 sal­va­men­tos, em um total de 107.417 pre­venções. No ano pas­sa­do foram 528 para 44.011 pre­venções.

O por­ta-voz do Cor­po de Bombeiros do Rio, major Fábio Con­treiras, cred­i­ta a alta nos atendi­men­tos ao aumen­to da fre­quên­cia de tur­is­tas e de ban­his­tas locais nas pra­ias do esta­do. Além dis­so, ele desta­cou que o mar está fre­quente­mente agi­ta­do, com muitas ondu­lações em níveis mais ele­va­dos e ven­tos fortes que favore­cem a for­mação das cor­rentes de retorno, um grande fator de risco para ban­his­tas.

O major aler­tou para alguns peri­gos que devem ser lev­a­dos em con­ta pelos ban­his­tas e fez recomen­dações, como ficar sem­pre próx­i­mo a um pos­to de sal­va vidas e respeitar as cores das ban­deiras. “Se tem ban­deira ver­mel­ha, não entre no mar, ali vai ter uma cor­rente de retorno, vai ter um vale. Dê prefer­ên­cia à ban­deira verde e em últi­mo caso à ban­deira amarela para o seu ban­ho de mar”, ori­en­tou.

Out­ra recomen­dação do major Con­treiras é não entrar no mar se tiv­er con­sum­i­do bebi­da alcoóli­ca. O por­ta-voz aler­tou ain­da para o peri­go de ban­hos de mar à noite.

Neste domin­go (7), os bombeiros chegaram a faz­er o res­gate de dois jovens que acabaram mor­ren­do. Um deles, o mineiro Igor de Abreu, de 21 anos, veio de Juiz de Fora com ami­gos para pas­sar o dia no Rio. Ele se afo­gou na Pra­ia de Gru­mari, chegou a ser lev­a­do ao Hos­pi­tal Munic­i­pal Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio, mas não resis­tiu. No out­ro atendi­men­to, Igor Manuel mer­gul­hou com ami­gos na altura do pos­to 6 da Pra­ia da Bar­ra da Tiju­ca e foi arras­ta­do por uma cor­rente provo­ca­da por fortes ondas. Os dois casos foram na zona oeste da cidade.

Crianças

As cri­anças tam­bém mere­cem atenção espe­cial. “Se estiv­er com cri­ança, coloque uma pul­seira com o nome e tele­fone do respon­sáv­el. Se entrar no mar, fique no máx­i­mo a uma dis­tân­cia de um braço dela, para que ela não seja sur­preen­di­da por uma onda”, indi­cou.

Os dados do Cor­po de Bombeiros indicam que hou­ve que­da no número de cri­anças per­di­das de pais ou respon­sáveis neste iní­cio de ano. Em 2023 foram 166 cri­anças e um total de 528 res­gates em 44.011 pre­venções. Ago­ra em 2024, entre o dia 1º e hoje foram 143 cri­anças per­di­das, 2.407 res­gatadas em 108.663 pre­venções.

Um dos casos de cri­anças per­di­das deste ano é do meni­no Edson Davi, de 6 anos, que desa­pare­ceu na quin­ta-feira (4) próx­i­mo à bar­ra­ca que os pais têm na Pra­ia da Bar­ra da Tiju­ca. Deses­per­a­da, a família aguar­da a vol­ta da cri­ança. As inves­ti­gações da Del­e­ga­cia de Descober­ta de Paradeiros (DDPA) sobre o sum­iço do meni­no con­tam com ima­gens de câmeras cedi­das pelo Cen­tro de Oper­ações do Rio (COR), insta­l­adas entre os pos­tos 3 e 5.

“O Cor­po de Bombeiros do Rio con­tin­ua nas bus­cas pelo meni­no Davi. São recur­sos na ter­ra, no ar e no mar, com helicópteros e drones, embar­cações com sonar e motos aquáti­cas, além do tra­bal­ho em ter­ra com quadri­ci­c­los, guar­da-vidas e tam­bém o tra­bal­ho dos mer­gul­hadores. Já são mais de 18 quilômet­ros de cos­ta des­de a Bar­ra da Tiju­ca. As bus­cas con­tin­u­am pela man­hã, tarde, noite e madru­ga­da. Não tem pre­visão de encer­ra­men­to”, con­tou.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …