...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Austrália, Canadá e EUA: exigência de visto pelo Brasil começa dia 10

Austrália, Canadá e EUA: exigência de visto pelo Brasil começa dia 10

Repro­du­ção: © Ima­gem de Arquivo/Agência Bra­sil

Prazo inicial era 1º de outubro, mas foi prorrogado


Publi­ca­do em 02/01/2024 — 08:56 Por Pau­la Labois­siè­re — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A exi­gên­cia de vis­to para turis­tas do Cana­dá, da Aus­trá­lia e dos Esta­dos Uni­dos (EUA) entra­rem no Bra­sil come­ça a valer a par­tir do dia 10 de janei­ro. O pra­zo ini­ci­al para a cobran­ça do docu­men­to era 1º de outu­bro de 2023, mas foi pror­ro­ga­do.  

Em nota, o Minis­té­rio do Turis­mo des­ta­cou que a medi­da leva em con­ta a data de che­ga­da em solo bra­si­lei­ro – com isso, turis­tas dos três paí­ses que che­ga­rem ao Bra­sil até o dia 9 de janei­ro estão isen­tos de apre­sen­tar o vis­to.

A exi­gên­cia, váli­da ante­ri­or­men­te para turis­tas japo­ne­ses, aus­tra­li­a­nos, cana­den­ses e nor­te-ame­ri­ca­nos, foi pror­ro­ga­da após um acor­do Bra­sil-Japão, que esta­be­le­ceu a isen­ção recí­pro­ca de vis­to para esta­das de cur­ta dura­ção (até 90 dias).

De acor­do com o minis­té­rio, tam­bém foi neces­sá­rio fazer ajus­tes no pro­ces­so lici­ta­tó­rio para a con­tra­ta­ção da empre­sa que vai ofe­re­cer o ser­vi­ço de vis­tos ele­trô­ni­cos para os três paí­ses. “O novo decre­to será publi­ca­do tão logo sua tra­mi­ta­ção seja fina­li­za­da”.

“É impor­tan­te res­sal­tar que o gover­no bra­si­lei­ro reno­va o inte­res­se de nego­ci­ar, com as três nações, acor­dos de isen­ção de vis­tos base­a­dos nos prin­cí­pi­os da reci­pro­ci­da­de e da igual­da­de entre os Esta­dos”, con­cluiu a pas­ta.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …