...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Auxílio Reconstrução é pago hoje a 61,6 mil famílias do RS

Auxílio Reconstrução é pago hoje a 61,6 mil famílias do RS

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Já foram pagos R$ 510 milhões a 99,8 mil famílias


Publicado em 06/06/2024 — 08:22 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Mais 61,6 mil famílias gaúchas afe­tadas pelas chu­vas recebem nes­ta quin­ta-feira (6) o Auxílio Recon­strução. De acor­do com a Caixa, des­de o lança­men­to do bene­fí­cio, cer­ca de R$ 510 mil­hões já foram pagos a 99,8 mil famílias.

“Os ben­efi­ciários não pre­cisam se pre­ocu­par em abrir con­tas para o rece­bi­men­to do val­or. A Caixa iden­ti­fi­ca se o respon­sáv­el famil­iar já tem con­ta cor­rente ou poupança no ban­co e efe­t­ua o crédi­to auto­mati­ca­mente, sem que seja necessário com­pare­cer a uma agên­cia”, infor­mou o ban­co.

“Caso o ben­efi­ciário não ten­ha con­ta, a Caixa se encar­rega de abrir, tam­bém de for­ma automáti­ca, uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movi­men­ta­da pelo aplica­ti­vo Caixa Tem”, com­ple­tou.

Pagamento

Para a lib­er­ação do Auxílio Recon­strução, é necessário cumprir as seguintes fas­es:

- As prefeituras cadas­tram as famílias desabri­gadas ou desa­lo­jadas e envi­am os cadas­tros para o sis­tema do Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al (MIDR);

- O respon­sáv­el famil­iar entra no site do Auxílio Recon­strução, real­iza o login com a sen­ha do por­tal Gov.Br e faz a con­fir­mação do cadas­tro;

- Os dados são cruza­dos pela Dat­aprev, que encam­in­ha à Caixa a fol­ha de paga­men­tos de for­ma escalon­a­da, na medi­da em que as famílias vão sendo cadastradas e con­fir­madas;

- A Caixa efe­t­ua o crédi­to em con­ta para o ben­efi­ciário em até dois úteis após o rece­bi­men­to da fol­ha.

Movimentação

De acor­do com a Caixa, caso o ben­efi­ciário já ten­ha con­ta cor­rente ou poupança no ban­co, ela será uti­liza­da para crédi­to do bene­fí­cio. Ness­es casos, a movi­men­tação do bene­fí­cio pode ser real­iza­da com o cartão da con­ta ou de for­ma dig­i­tal no Inter­net Bank­ing da Caixa.

Caso o ben­efi­ciário não ten­ha con­ta no ban­co, será fei­ta a aber­tu­ra de con­ta pelo ban­co no Aplica­ti­vo Caixa Tem. Pelo app, é pos­sív­el realizar com­pras em super­me­r­ca­dos, padarias, far­má­cias e out­ros esta­b­elec­i­men­tos com o cartão de débito vir­tu­al e QR code.

O ben­efi­ciário, segun­do a Caixa, tam­bém pode faz­er trans­fer­ên­cias via Pix, além de realizar o paga­men­to de con­tas de água, luz, tele­fone, gás e bole­tos em ger­al pelo próprio aplica­ti­vo ou em casas lotéri­c­as.

O ban­co pede que o ben­efi­ciário só se diri­ja a uma agên­cia quan­do estiv­er sem aces­so ao aplica­ti­vo Caixa Tem e sem cartão para movi­men­tação.

Edição: Graça Adju­to

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …