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Avião da Gol arremete para evitar acidente no aeroporto de Congonhas

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Manobra seguiu os mais rígidos protocolos de segurança, diz empresa


Pub­li­ca­do em 18/07/2022 — 20:37 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

Um avião da Gol que se aprox­i­ma­va do Aero­por­to de Con­gonhas, na cap­i­tal paulista, efe­tu­ou uma arremeti­da, nes­ta segun­da-feira (18), durante o seu proces­so de ater­ris­sagem dev­i­do à pre­sença de uma aeron­ave da Latam na pista.

A Gol infor­mou que todo o pro­ced­i­men­to seguiu os mais rígi­dos pro­to­co­los de segu­rança e que, depois de lib­er­a­da a pista, a aeron­ave reto­mou sua posição e pousou em segu­rança às 10h05. Segun­do a empre­sa, a arremeti­da é uma manobra nor­mal e segu­ra, que per­mite aos pilo­tos ini­ciar nova aprox­i­mação em condições mais favoráveis, como neste caso.

A Latam, por sua vez, disse que não reg­istrou irreg­u­lar­i­dade na oper­ação deste ou de qual­quer out­ro voo nes­ta segun­da-feira.

Procu­ra­da pela reportagem, a Infraero, respon­sáv­el pelo Aero­por­to de Con­gonhas, ori­en­tou que se bus­casse con­ta­to com o Depar­ta­men­to de Con­t­role do Espaço Aéreo (Decea), órgão lig­a­do à Aeronáu­ti­ca respon­sáv­el pelo con­t­role do espaço aéreo brasileiro, prove­do­ra dos serviços de nave­g­ação aérea que via­bi­lizam os voos e a orde­nação dos flux­os de tráfego aéreo no país.

Já o Coman­do da Aeronáu­ti­ca infor­mou que está apu­ran­do o fato ocor­ri­do hoje, às 9h54, no Aero­por­to de Con­gonhas.

Ques­tion­a­da sobre a ocor­rên­cia de fal­ha, a Aeronáu­ti­ca respon­deu que a arremeti­da é um pro­ced­i­men­to seguro e pre­vis­to, real­iza­do quan­do necessário. “Con­siste em uma ação na qual os pilo­tos inter­rompem a tra­jetória de desci­da em direção a uma deter­mi­na­da pista, com a final­i­dade de man­ter a segu­rança da oper­ação da aeron­ave.”

O Coman­do da Aeronáu­ti­ca acres­cen­tou que essa manobra é sem­pre uma opção segu­ra em caso de mete­o­rolo­gia adver­sa, deter­mi­na­dos fatores opera­cionais e ocor­rên­cia de impre­vis­tos e que pode ser ini­ci­a­da por decisão da trip­u­lação ou por solici­ta do con­t­role de tráfego aéreo.

Edição: Nádia Fran­co

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