...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito

Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito

Repro­du­ção: © Itamaraty/Divulgação

Aeronave leva purificadores de água e medicamentos


Publi­ca­do em 18/10/2023 — 07:44 Por Vitor Abda­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

O avião que fará a repa­tri­a­ção de cer­ca de 30 bra­si­lei­ros que estão em Gaza deco­lou nes­ta quar­ta-fei­ra (18) com des­ti­no ao Egi­to. O VC‑2 (Embra­er 190), da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB), esta­va para­da em Roma, na Itá­lia, des­de a últi­ma sex­ta-fei­ra (13), aguar­dan­do auto­ri­za­ção para pou­sar em ter­ri­tó­rio egíp­cio.

A aero­na­ve tam­bém leva 40 puri­fi­ca­do­res de água por­tá­teis, além de dois kits de medi­ca­men­tos e insu­mos envi­a­dos pelo gover­no bra­si­lei­ro, para aten­der à situ­a­ção de emer­gên­cia na Fai­xa de Gaza, que vem sen­do bom­bar­de­a­da por Isra­el des­de 7 de outu­bro.

Segun­do a FAB, cada kit tem 48 itens, incluin­do anti­bió­ti­cos, anti-infla­ma­tó­ri­os, ata­du­ras, entre outros. Já os puri­fi­ca­do­res têm capa­ci­da­de para pro­du­zir água pura e aten­der até 13,5 mil pes­so­as por dia.

O VC‑2 ini­ci­al­men­te pou­sa­rá no Aero­por­to Inter­na­ci­o­nal de El-Arish, loca­li­za­do a cer­ca de 60 quilô­me­tros do pos­to de fron­tei­ra de Rafah, que sepa­ra Gaza do Egi­to.

Depois de des­car­re­gar o mate­ri­al, o avião da FAB será des­lo­ca­do para o Cai­ro, capi­tal egíp­cia, onde aguar­da­rá ins­tru­ções sobre a reti­ra­da dos bra­si­lei­ros que estão em Gaza.

Nota divul­ga­da pelo Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res nes­sa ter­ça-fei­ra (17), infor­ma­va que o gru­po de cer­ca de 30 bra­si­lei­ros e seus fami­li­a­res dire­tos esta­vam abri­ga­dos nas loca­li­da­des de Khan You­nis e Rafah, no sul de Gaza, aguar­dan­do a aber­tu­ra do pos­to de fron­tei­ra de Rafah.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …