...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Saúde / Avião que vai buscar vacinas na Índia decola hoje do Recife

Avião que vai buscar vacinas na Índia decola hoje do Recife

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia
© Divulgação/Ministério da Saú­de (Repro­du­ção)

Saída está prevista para as 23h


Publi­ca­do em 15/01/2021 — 06:20 Por Luci­a­no Nas­ci­men­to — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Deco­la hoje (15) do Reci­fe em dire­ção a Mum­bai, na Índia, o avião da com­pa­nhia aérea Azul que vai bus­car os 2 milhões de doses da vaci­na con­tra a covid-19 impor­ta­das do país asiá­ti­co. A pre­vi­são é que a aero­na­ve deco­le às 23h e che­gue ama­nhã (16) à Índia.

Ini­ci­al­men­te o voo esta­va pre­vis­to para deco­lar na noi­te de ontem (14), tam­bém às 23h, mas a via­gem foi repro­gra­ma­da em razão de ques­tões logís­ti­cas inter­na­ci­o­nais.

O voo com des­ti­no ao Reci­fe par­tiu na tar­de de ontem, por vol­ta das 15h30, do Aero­por­to de Vira­co­pos, em Cam­pi­nas (SP). A Azul comen­tou a alte­ra­ção na via­gem e dis­se que, após che­gar à capi­tal per­nam­bu­ca­na, a tri­pu­la­ção per­noi­ta­ria na cida­de, pros­se­guin­do o voo nes­ta sex­ta-fei­ra.

A vol­ta da aero­na­ve ao Bra­sil esta­va mar­ca­da para sábado(16), ater­ris­san­do no Aero­por­to do Galeão, no Rio de Janei­ro. Mas, com a alte­ra­ção no voo, ain­da não há infor­ma­ções sobre o retor­no do avião.

“A data de retor­no ao Bra­sil, com a car­ga de vaci­nas esti­ma­da em 15 tone­la­das, ain­da está sen­do ava­li­a­da de acor­do com o anda­men­to dos trâ­mi­tes da ope­ra­ção de logís­ti­ca fei­ta pelo gover­no fede­ral em par­ce­ria com a Azul”, dis­se o Minis­té­rio da Saú­de, ontem, em nota.

Ao che­gar, a vaci­na ain­da pre­ci­sa aguar­dar o aval da Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa). A agên­cia se reú­ne no domin­go (17) para ana­li­sar o pedi­do de uso emer­gen­ci­al apre­sen­ta­do pela Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz), par­cei­ra da Astra­Ze­ne­ca e da Uni­ver­si­da­de de Oxford no Bra­sil.

De acor­do com o minis­té­rio, a vaci­na será dis­tri­buí­da aos esta­dos em até cin­co dias após o aval da Anvi­sa para, assim, dar iní­cio à imu­ni­za­ção em todo o país, de for­ma simul­tâ­nea e gra­tui­ta.

A segu­ran­ça no trans­por­te das doses pelo Bra­sil será rea­li­za­da pelas For­ças Arma­das, em ação con­jun­ta com o Minis­té­rio da Defe­sa.

Aeronave

O avião que par­te em dire­ção à Índia é um Air­bus A330neo, mai­or aero­na­ve da fro­ta da Azul, e esta­rá equi­pa­do com con­têi­ne­res espe­cí­fi­cos para garan­tir o con­tro­le de tem­pe­ra­tu­ra das doses, de acor­do com as reco­men­da­ções do fabri­can­te. O avião per­cor­re­rá cer­ca de 15 mil quilô­me­tros até o des­ti­no final.

O minis­té­rio infor­mou que, além do apoio da Azul, con­ta com a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Empre­sas Aére­as por meio das com­pa­nhi­as aére­as Gol, Latam e Voe­pass, para a logís­ti­ca de trans­por­te gra­tui­to da vaci­na.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

Você pode Gostar de:

Glaucoma: monitoramento evitou cegueira em 300 mil brasileiros

Repro­du­ção: © Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Bra­sil Detecção precoce é essencial para tratar a doença, diz …