...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Babi Domingos fica em 10º na final individual da ginástica rítmica

Babi Domingos fica em 10º na final individual da ginástica rítmica

Repro­dução: © Ricar­do Bufolin/CBG/Direitos reser­va­dos

Foi a 1ª vez na história que o Brasil disputou a decisão por medalhas


Publicado em 09/08/2024 — 13:17 Por Luiz Henrique Guimarães — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

A curitibana Bar­bara Domin­gos, de 24 anos, ficou na 10ª posição na final do indi­vid­ual ger­al da ginás­ti­ca rít­mi­ca na Olimpía­da de Paris. A com­petição pre­miou a ginas­ta mais com­ple­ta da modal­i­dade. Babi já havia feito história na quin­ta-feira (8) ao se tornar a primeira brasileira a se clas­si­ficar para a decisão por medal­has na dis­pu­ta indi­vid­ual.

No somatório final a brasileira anotou 123.100. A medal­ha de ouro foi para a ginas­ta alemã Dar­ja Var­folomeev (142.850).  A pra­ta ficou com Boryana Kaleyn (140.600), da Bul­gária, e a ital­iana  Raf­faeli Sofia (136.300) com­ple­tou o pódio com o bronze.

O primeiro apar­el­ho em que as 10 ginas­tas final­is­tas se apre­sen­taram foi o arco. E coube à brasileira inau­gu­rar as apre­sen­tações. Demon­stran­do ner­vo­sis­mo, Babi fez as core­ografias ao som de uma ver­são da músi­ca “Cir­cle of Life”, do filme “O Rei Leão”. Ao con­trário da clas­si­fi­catória, quan­do teve um desem­pen­ho exce­lente no apar­el­ho, dessa vez a ginas­ta de Curiti­ba sofreu com algu­mas fal­has durante a roti­na. E obteve a nota de 29.600. Ao fim da primeira rotação ela apare­cia na 10ª posição.

A segun­da apre­sen­tação, com o apar­el­ho bola, foi embal­a­da pela canção “Je Suis Malade”, inter­pre­ta­da por Lara Fabi­an. Bár­bara Domin­go fez uma roti­na sem erros, e levan­tou a are­na La Chapelle. Os árbi­tros der­am nota 33.200 e no fim da roti­na ela esta­va em 9º lugar.

Babi abriu a ter­ceira rotação, des­ta vez no apar­el­ho maças, com uma core­ografia que tin­ha como tril­ha sono­ra uma ver­são de “Garo­ta de Ipane­ma”. Se na clas­si­fi­catória ela teve prob­le­mas no apar­el­ho, des­ta vez a brasileira fez uma apre­sen­tação crava­da e sem erros aparentes. E rece­beu como nota 31.200, o que a deixou em 10º no resul­ta­do ger­al.

O últi­mo apar­el­ho da final foi a fita. E Bár­bara se apre­sen­tou ao som de uma ver­são da músi­ca “Bad Romance”, da mul­ti­artista norte-amer­i­cana Lady Gaga. A brasileira teve prob­le­mas com a fita logo no iní­cio da roti­na, e, ape­sar de peque­na fal­has, con­seguiu ter­mi­nar a apre­sen­tação. No fim, obteve nota 29.100.

No sába­do (10) estão pro­gra­madas as finais por equipes da ginás­ti­ca rít­mi­ca. A pro­va não terá a par­tic­i­pação do con­jun­to do Brasil, que não con­seguiu a clas­si­fi­cação para a dis­pu­ta de medal­has após a ginas­ta Vic­tória Borges sofr­er uma con­tratu­ra mus­cu­lar na pan­tur­ril­ha.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mães de vítimas da violência estatal puxam Grito dos Excluídos no Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil “Todas as formas de vida importam” foi o slogan da …