...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Esportes / Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

Título do Botafogo abriu vaga “extra” à competição continental em 2025

Lin­coln Chaves — Repórter da EBC
Pub­li­ca­do em 01/12/2024 — 11:32
São Paulo
Brasília (DF) 01/12/2024 - Campeão da América, Glorioso abre vaga
Repro­dução: © Rodri­go Coca/Agência Corinthi­an

O títu­lo do Botafo­go na Lib­er­ta­dores, con­quis­ta­do no últi­mo sába­do (30), abriu uma vaga “extra” à próx­i­ma edição do torneio con­ti­nen­tal via Campe­ona­to Brasileiro. Orig­i­nal­mente, os seis primeiros colo­ca­dos da Série A se clas­si­fi­cam à maior com­petição do fute­bol sul-amer­i­cano, além do campeão da Copa do Brasil — que foi o Fla­men­go. Con­tu­do, como tan­to o Glo­rioso (líder) como o Rubro-Negro (quin­to) ocu­pam pos­tos nesse G‑6, eles “cedem” lugares aos times que estão ime­di­ata­mente abaixo na tabela. O que, no momen­to, vai ben­e­fi­cian­do dire­ta­mente Bahia e Corinthi­ans.

Em séti­mo lugar, os baianos não ven­ci­am há sete jogos, com cin­co der­ro­tas na sequên­cia. No sába­do, o Esquadrão de Aço deu fim ao jejum com o tri­un­fo por 2 a 1, con­tra o rebaix­a­do Cuiabá, pela 36ª e ante­penúl­ti­ma roda­da. O Doura­do abriu o placar com Eliel aos 15 min­u­tos, mas aos 36, Ademir deixou tudo igual. Na eta­pa final, aos 38 min­u­tos, o tam­bém ata­cante Lucho Rodríguez decre­tou a vira­da tri­col­or na Are­na Pan­tanal.

Com os mes­mos 50 pon­tos do Corinthi­ans, o Bahia fica à frente por ter um tri­un­fo a mais (14 a 13). O Timão, porém, vive grande momen­to no Brasileirão. A vitória por 4 a 2 para cima do Criciú­ma, fora de casa, no Está­dio Herib­er­to Hülse, na noite de sába­do, foi a séti­ma con­sec­u­ti­va do Alvine­gro pela com­petição.

Os catari­nens­es foram para o inter­va­lo ven­cen­do por 2 a 0, com dois gols do con­golês Yan­nick Bolasie, aos 29 e 37 min­u­tos. O cenário do con­fron­to mudou rad­i­cal­mente no segun­do tem­po. Aos 16, o meia Rodri­go Gar­ro descon­tou. Três min­u­tos depois, o lat­er­al Matheus Bidu igualou. Aos 37, Yuri Alber­to colo­cou o Corinthi­ans à frente. E aos 48, nos acrésci­mos, o ata­cante alvine­gro voltou a bal­ançar as redes, chegan­do a 13 gols no Brasileirão e assu­min­do a lid­er­ança da artil­haria, de for­ma iso­la­da.

O Criciú­ma, por sua vez, abre a zona de rebaix­a­m­en­to (o Z‑4) com 38 pon­tos, na 17ª posição, a um pon­to do Flu­mi­nense e a três do Ath­leti­co-PR, que jogam neste domin­go (1º), às 18h30 (horário de Brasília), na Lig­ga Are­na, em Curiti­ba. Mais cedo, às 16h, o Grêmio recebe o São Paulo em Por­to Ale­gre e tam­bém pode se dis­tan­ciar do Tigre catari­nense. O Tri­col­or gaú­cho soma 41 pon­tos.

As vitórias de Bahia e Corinthi­ans pres­sion­am o Cruzeiro, que caiu para nono lugar, com 48 pon­tos, mas uma par­ti­da a menos que os rivais. A Raposa ain­da joga neste domin­go, con­tra o Red Bull Bra­gan­ti­no, às 18h30, no Está­dio Nabi Abi Che­did, em Bra­gança Paulista (SP). O time mineiro, porém, vive momen­to instáv­el na tem­po­ra­da, ten­do gan­hado ape­nas um dos últi­mos dez com­pro­mis­sos pelo Brasileirão.

Baianos e paulis­tas, aliás, têm con­fron­to dire­to já na próx­i­ma roda­da, o que pode selar a clas­si­fi­cação de um ou de out­ro à Lib­er­ta­dores de 2025. As equipes se enfrentam terça-feira (3), às 20h, na Neo Quími­ca Are­na, em São Paulo.

Fora (ou quase) de combate

Os resul­ta­dos tam­bém reduzi­ram sig­ni­fica­ti­va­mente as chances de Vas­co e Vitória alcançarem a Lib­er­ta­dores, ape­sar da vaga “extra” aber­ta pelo Botafo­go. O Leão vai a cam­po neste domin­go, às 18h30, con­tra o For­t­aleza, no Bar­radão, em Sal­vador. Em 12º lugar, com 42 pon­tos, o Rubro-Negro pode chegar a no máx­i­mo 51 pon­tos no Brasileirão. Ou seja: teria que torcer para Bahia, Corinthi­ans e Cruzeiro não pon­tu­arem mais.

O Cruz­malti­no, por sua vez, prati­ca­mente se des­pediu das chances de clas­si­fi­cação a prin­ci­pal com­petição sul-amer­i­cana ao empatar por 2 a 2 com o Atléti­co-GO, últi­mo colo­ca­do e já rebaix­a­do, no sába­do à noite, em São Januário, no Rio de Janeiro. Com 44 pon­tos, os car­i­o­cas podem atin­gir os mes­mos 50 pon­tos de baianos e cor­in­tianos, mas pre­cis­aria de tropeços dos rivais para man­ter o son­ho vivo.

O Dragão chegou a faz­er 2 a 0 na casa vas­caí­na, com Luiz Fer­nan­do bal­ançan­do as redes aos 20 min­u­tos do primeiro tem­po e aos 10 do segun­do. Aos 29, Max Dominguez diminuiu para o Gigante da Col­i­na. Nos acrésci­mos, o tam­bém meia Alex Teix­eira empa­tou e rea­v­ivou, por alguns instantes, a esper­ança do torce­dor do Vas­co, mas a vira­da não saiu.

Quem está sem chances de ir à Lib­er­ta­dores, por iro­nia, é jus­ta­mente o time que perdeu a decisão con­ti­nen­tal no sába­do. O Atléti­co-MG, que foi a cam­po pela 36ª roda­da na últi­ma terça-feira (26), quan­do perdeu do Juven­tude por 3 a 2 no Inde­pendên­cia, em Belo Hor­i­zonte, até pode igualar os 50 pon­tos de Bahia o Corinthi­ans. Con­tu­do, como ain­da teria menos vitórias que os rivais (12, no máx­i­mo), não con­seguiria ultra­passá-los na tabela. O Galo depen­dia de tropeços do Esquadrão e do Timão para se man­ter vivo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …