...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Banco de Candidatos do Concurso Unificado terá mais de 13 mil vagas

Banco de Candidatos do Concurso Unificado terá mais de 13 mil vagas

Repro­dução: © Arte/EBC

Lista de espera terá duas vezes o número de vagas imediatas


Publicado em 09/08/2024 — 16:40 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) terá um mod­e­lo de seleção inédi­to, que for­mará um ban­co de can­didatos aprova­dos em lista de espera, para futuras con­vo­cações.

A medi­da aumen­tará as chances de con­vo­cações de can­didatos aprova­dos entre os mais de 2,11 mil­hões de inscritos.

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) reafir­mou, nes­ta sex­ta-feira (9), que cada um dos oito blo­cos temáti­cos do con­cur­so terá um ban­co de aprova­dos com o dobro do número de vagas ime­di­atas do respec­ti­vo blo­co pre­vis­tas no edi­tal ini­cial do cer­tame.

O chama­do Enem dos Con­cur­sos pre­vê a pos­si­bil­i­dade de con­tratação ime­di­a­ta de 6.640 aprova­dos para diver­sos car­gos, com exigên­cia de níveis médio, téc­ni­co e supe­ri­or de esco­lar­i­dade, em 21 órgãos da admin­is­tração públi­ca.

Com a adoção do mod­e­lo de ban­co de can­didatos aprova­dos, ao todo, serão mais de 13.280 clas­si­fi­ca­dos para com­por o ban­co de can­didatos.

Lista de espera

O inédi­to ban­co de can­didatos aprova­dos em lista de espera irá clas­si­ficar os can­didatos que, após a soma das notas nas provas obje­ti­vas, dis­cur­si­vas e nas provas de títu­los, estiverem clas­si­fi­ca­dos até o lim­ite de duas vezes o número de vagas ime­di­atas do blo­co temáti­co.

A ordem na lista de espera obe­de­cerá as notas mais altas obti­das pelos aprova­dos.

De acor­do com o edi­tal, no momen­to da inscrição, cada can­dida­to pode con­cor­rer a três car­gos, des­de que seja parte do mes­mo blo­co. O can­dida­to tam­bém escol­he a ordem de prefer­ên­cia dos três car­gos.

Por isso, o ran­quea­men­to dos can­didatos den­tro do ban­co de aprova­dos levará em con­sid­er­ação ess­es car­gos e as espe­cial­i­dades escol­hi­das.

O número de vagas em cada um dos oito blo­cos, con­forme o edi­tal é:

·     Blo­co 1: 727 vagas ime­di­atas e 1.454 out­ros can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co de can­didatos aprova­dos em lista de espera;

·     Blo­co 2: 597 vagas ime­di­atas e out­ros 1.194 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 3: 530 vagas ime­di­atas e out­ros 1.060 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 4: 971 vagas ime­di­atas e out­ros 1.942 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 5: 1.016 vagas ime­di­atas e out­ros 2.032 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 6: 359 vagas ime­di­atas e out­ros 718 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 7: 1.748 vagas ime­di­atas e out­ros 3.496 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co;

·     Blo­co 8: 692 vagas ime­di­atas e out­ros 1.384 can­didatos ficarão clas­si­fi­ca­dos no ban­co.

Total: 13.280 pes­soas no ban­co de can­didatos.

Cálculo

O min­istério expli­cou que quem, por exem­p­lo, em um primeiro momen­to, não tiv­er nota sufi­ciente para pas­sar na primeira opção de car­go, sinal­iza­da no momen­to da inscrição, poderá atin­gir a nota mín­i­ma para entrar no seu segun­do car­go pri­or­itário. Mes­mo assim, ain­da seguirá no ban­co de can­didatos para a primeira opção e tem chance de ser chama­do, pos­te­ri­or­mente, ain­da que ten­ha assum­i­do o car­go que foi sua segun­da opção.

Quem for con­trata­do para sua ter­ceira vaga de prefer­ên­cia, por exem­p­lo, pode se man­ter no ban­co de can­didatos para a sua primeira e segun­da vagas escol­hi­das como pri­or­itárias no momen­to da inscrição, ten­do chance de ser con­vo­ca­do para ocu­par posições mel­hores que sur­jam futu­ra­mente, se atin­gir os pré-req­ui­si­tos.

O asses­sor do Gabi­nete da Sec­re­taria de Gestão de Pes­soas (SGP) do min­istério e mem­bro do Grupo Téc­ni­co Opera­cional do CPNU, Pedro Assumpção Alves, expli­ca que as pes­soas terão notas e posições difer­entes para cada car­go ran­quea­do den­tro do blo­co temáti­co escol­hi­do na inscrição.

“O can­dida­to con­corre a todas as vagas em que se inscreveu den­tro do blo­co. A clas­si­fi­cação depende de ele atin­gir as notas mín­i­mas de cada car­go e estar clas­si­fi­ca­do den­tro do quan­ti­ta­ti­vo estip­u­la­do para o ban­co, que é de duas vezes o número de vagas ime­di­atas do blo­co temáti­co”, infor­mou o inte­grante do Grupo Téc­ni­co Opera­cional do CPNU Pedro Assumpção Alves.

Convocações

As novas con­vo­cações para os car­gos pre­vis­tos neste con­cur­so poderão ser feitas a cada 6 meses ou con­forme a neces­si­dade e o fluxo de lib­er­ação e des­ocu­pação dos car­gos.

Tam­bém há a pos­si­bil­i­dade das pes­soas que estão no ban­co de can­didatos em lista de espera serem chamadas a assumir vagas tem­porárias no serviço públi­co fed­er­al. Caso o can­dida­to assuma uma vaga tem­porária, ele seguirá no Ban­co de Can­didatos, aguardan­do pos­síveis vagas efe­ti­vas, sem perder sua clas­si­fi­cação.

Concurso Unificado

A apli­cação das provas do con­cur­so unifi­ca­do do gov­er­no fed­er­al foi remar­ca­da para 18 de agos­to, após adi­a­men­to autor­iza­do pelo Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos em maio dev­i­do à situ­ação de calami­dade provo­ca­da pelas fortes chu­vas que atin­gi­ram o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio.

As remu­ner­ações vari­am de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

A ban­ca orga­ni­zado­ra do cer­tame é a Fun­dação Ces­granrio.

O Cartão de Con­fir­mação de Inscrição dos can­didatos, com os locais de pro­va do cer­tame, está disponív­el des­de quar­ta-feira (7) na Área do Can­dida­to, mes­ma pági­na da Inter­net em que a pes­soa fez a inscrição no cer­tame.

Para aces­sar, é pre­ciso faz­er login com os dados da con­ta do por­tal úni­co de serviços dig­i­tais do Gov­er­no Fed­er­al, o Gov.br.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …