...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Saúde / Banco de Leite Humano de instituto da Fiocruz completa 80 anos

Banco de Leite Humano de instituto da Fiocruz completa 80 anos

Repro­dução: © Divul­gação

Programação chama a atenção para importância do aleitamento materno


Pub­li­ca­do em 03/10/2023 — 07:32 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Ban­co de Leite Humano (BLH) do Insti­tu­to Nacional de Saúde da Mul­her, da Cri­ança e do Ado­les­cente Fer­nan­des Figueira da Fun­dação Oswal­do Cruz (IFF/Fiocruz) comem­o­ra nes­ta terça-feira (3) 80 anos de fun­dação e ded­i­cação à saúde mater­no-infan­til. Até a déca­da de 1980, a insti­tu­ição deu origem a ape­nas cin­co ban­cos de leite humano.

Daí em diante, a rede se expandiu e, atual­mente, con­ta com 229 ban­cos de leite e 234 pos­tos de cole­ta, infor­mou à Agên­cia Brasil Danielle Apare­ci­da da Sil­va, coor­de­nado­ra do BLH do IFF/Fiocruz.

O esta­do de São Paulo detém o maior número de ban­cos, 58, e tem 50 pos­tos de cole­ta. O Dis­tri­to Fed­er­al (DF) é a úni­ca unidade fed­er­a­ti­va que alcançou autossu­fi­ciên­cia em leite humano. Em todas as unidades hos­pi­ta­lares do DF não se uti­lizam mais fór­mu­las, pois o vol­ume de leite humano doa­do é sufi­ciente para dis­pen­sar o uso delas na ali­men­tação de recém-nasci­dos pre­matur­os, desta­cou Danielle.

No ano pas­sa­do, os BLHs de Brasília cole­taram 15.171 litros de leite humano, que ali­men­ta­ram 14.577 recém-nasci­dos pre­matur­os inter­na­dos nas unidades neonatais de ter­apia inten­si­va. Esse leite foi doa­do por 5.578 mães. Brasília tem 14 ban­cos de leite e sete pos­tos de cole­ta.

Em todo o Brasil, foram cole­ta­dos no ano pas­sa­do 234 mil litros de leite, doa­d­os por 196.757 mul­heres e dire­ciona­dos para 222.750 cri­anças. Na série de 2000 a 2022, foram doa­d­os 3.432.709 litros de leite humano, que ben­e­fi­cia­ram 3.504.381 pre­matur­os. No total, foram 3.031.637 doado­ras que aten­der­am 37.717.921 mul­heres assis­ti­das. A pro­porção é de uma mul­her doado­ra para 12 assis­ti­das pelos ban­cos de leite.

Importância da doação

A enfer­meira do IFF Maíra Domin­gos foi doado­ra de leite durante o primeiro ano da fil­ha, Lau­ra, que hoje está com 2 anos de idade. E voltou a doar leite ago­ra, com o segun­do fil­ho, Lucas, que domin­go (1º) com­ple­tou um mês. Doar leite é “doar cuida­do, esper­ança, em cada gota de leite, para todos aque­les bebês que estão na UTI neona­tal e suas famílias, que estão viven­do momen­tos difí­ceis. E esse leite mater­no, que pode sal­var a vida deles, é tam­bém um cuida­do meu de algu­ma for­ma com essas famílias. Eu me sin­to priv­i­le­gia­da por poder aju­dar essas famílias, espe­cial­mente os bebês”, diz a enfer­meira.

Ela sem­pre incen­ti­va out­ras mul­heres que estão ama­men­tan­do a doar leite. “Sem­pre que pos­so, con­ver­so com out­ras mães, ami­gas e famil­iares, e [acon­sel­ho] quem está ama­men­tan­do a doar, nem que sejam pou­cas got­in­has. Porque essas pou­cas got­in­has, segun­do o Ban­co de Leite Humano, são uma pre­ciosi­dade para eles. Esse pouco rep­re­sen­ta muito para os bebês.”

Protagonismo

As comem­o­rações pelos 80 anos do Ban­co de Leite Humano terão iní­cio às 11h45, no Salão Nobre do Colé­gio Brasileiro de Altos Estu­dos da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ),  no Fla­men­go, zona sul do Rio. Na pro­gra­mação, será apre­sen­ta­do o que a insti­tu­ição plane­ja para os próx­i­mos anos. “Primeiro, é revis­i­tar o nos­so pas­sa­do, para faz­er o plane­ja­men­to para o futuro; ver como a gente evoluiu, avaliar os nos­sos gan­hos.” Será um encon­tro de ger­ações entre quem já tra­bal­hou no ban­co de leite e quem está tra­bal­han­do hoje.

À tarde, haverá sessão sobre o aleita­men­to mater­no na rede de ban­cos de leite humano e sobre o pro­tag­o­nis­mo da mul­her nes­sa ação. “Porque esse é o grande difer­en­cial do nos­so mod­e­lo.”

Danielle ressaltou que os ban­cos de leite estrangeiros dão pri­or­i­dade à parte da pas­teur­iza­ção, do con­t­role de qual­i­dade e da doação ao bebê. “O mod­e­lo brasileiro trouxe para o cen­tro da cena a mul­her, a importân­cia do apoio ao aleita­men­to mater­no, da pro­teção e pro­moção do aleita­men­to mater­no. Então, é jus­to ter uma sessão ded­i­ca­da ao aleita­men­to mater­no, ten­do como pon­to focal uma con­ver­sa sobre a mul­her como pro­tag­o­nista dessa ação.”

Tecnologia

Na quar­ta-feira (4), será dis­cu­ti­da a tec­nolo­gia que vem sendo apli­ca­da nos ban­cos de leite humanos. Na ocasião, será fir­ma­da  uma pro­pos­ta de con­vênio com o Insti­tu­to de Lat­icínios Cân­di­do Tostes (ILCT), de Minas Gerais. “Além do ter­mo de coop­er­ação com o ILCT, da Empre­sa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será lança­do um cur­so de espe­cial­iza­ção em aleita­men­to mater­no para o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) e para a Rede de Ban­cos de Leite Humano da Comu­nidade de País­es de Lín­gua Por­tugue­sa (rBLH – CPLP)”, infor­mou Danielle.

Será apre­sen­ta­do tam­bém o Obser­vatório da Rede BLH, que vem sendo con­struí­do. A fer­ra­men­ta vai avaliar o cresci­men­to da rede em tem­po real. O IFF/Fiocruz lançará tam­bém edi­tal para escol­ha da logo­mar­ca alu­si­va aos 80 anos do BLH. “Vamos abrir para toda a sociedade um edi­tal para escol­ha de uma mar­ca para usar no perío­do em que esta­mos entran­do”. Aman­hã o edi­tal será pub­li­ca­do na pági­na da rBLH na inter­net, onde os inter­es­sa­dos poderão aces­sar o reg­u­la­men­to para cri­ação da logo­mar­ca e onde poderão inscr­ev­er seus tra­bal­hos.

Danielle Sil­va adiantou que serão lança­dos dois pro­je­tos da rBLH, um dos quais ref­er­ente ao aleita­men­to mater­no inclu­si­vo na rede. “[Isto] pen­san­do em ir além do que a gente já faz na nos­sa roti­na diária, pen­san­do nas famílias de pes­soas com defi­ciên­cia, na mul­her PcD [pes­soa com defi­ciên­cia] que ama­men­ta, que tem um bebê PcD, e em como a gente pode ampli­ar o apoio a essa pop­u­lação”. O segun­do pro­je­to virá jun­to com o cur­so de aleita­men­to mater­no do ILCT, visan­do incluir pos­to de cole­ta de leite humano den­tro da atenção bási­ca à saúde.

Tam­bém estão pre­vis­tas cel­e­brações region­ais pelos 80 anos da rBLH até 2024, sendo a últi­ma ativi­dade fes­ti­va real­iza­da em maio, coin­cidin­do com o Dia Mundi­al de Doação de Leite Humano e com o cen­tenário do IFF, que sem­pre abrigou o BLH. A logo­mar­ca gan­hado­ra será usa­da até este momen­to. As fes­tivi­dades incluem o 7º Con­gres­so Brasileiro de Ban­cos de Leite Humano e o 4º Fórum de Coop­er­ação Téc­ni­ca Inter­na­cional em Ban­co de Leite Humano, pre­vis­tos para 2024 e terão como tema cen­tral Qua­tro décadas de ino­vação, sol­i­dariedade e da con­strução da excelên­cia em Ban­cos de Leite Humano.

Hoje e aman­hã a pro­gra­mação será trans­mi­ti­da ao vivo pelo canal da rBLH no Youtube.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil Objetivo é elevar nível de informação sobre essas doenças Pub­li­ca­do …