sábado ,8 maio 2021
Home / Noticias / Banco do Brasil pretende levar wi-fi gratuito a até 500 municípios

Banco do Brasil pretende levar wi-fi gratuito a até 500 municípios

A pandemia revelou a desigualdade de acesso à internet
Reprodução: © Caminhos da Reportagem/TV Brasil

Ação integra parceria entre banco e Ministério das Comunicações


Publicado em 25/04/2021 – 12:57 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Três meses após o fechamento de parceria com o Ministério das Comunicações para expandir o Programa Wi-Fi Brasil, o Banco do Brasil (BB) anunciou o número de localidades que devem ser beneficiadas. Segundo a instituição financeira, até 500 municípios do interior receberão pontos gratuitos de internet de alta velocidade, elevando para cerca de 3,5 mil o número de cidades atendidas pelo programa.

Operando via satélite, em localidades sem acesso a fibra óptica, os pontos de internet serão instalados com patrocínio do Banco do Brasil, de preferência próximo a correspondentes bancários. Além do acesso à rede wi-fi, a parceria prevê a capacitação de clientes para o mundo digital, consultoria em educação financeira e uso dos serviços bancários por produtores rurais.

A lista de locais não foi divulgada, mas o Banco do Brasil informou que serão atendidas cidades com pouca ou nenhuma conexão de internet. O programa deverá atender a escolas, postos de saúde, unidades de segurança pública, aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e outros equipamentos públicos.

Além de palestras e cursos de educação financeira, a rede wi-fi será usada para promover cursos voltados ao empreendedorismo promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O programa também prevê a disseminação do uso de serviços bancários pela internet por produtores rurais. Dessa forma, um fazendeiro não precisará ir a uma agência bancária para fazer transações, podendo resolver a maior parte dos problemas por meio do aplicativo do banco para o celular.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o Wi-Fi Brasil tinha instalado 13.213 pontos de internet via satélite, banda larga, gratuita e de alta velocidade por todo o país até meados de março deste ano, beneficiando cerca de 8,5 milhões de habitantes. O programa está presente em quase 3 mil municípios, a maioria nas regiões Norte e Nordeste.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional

Acompanhe lançamento da Semana Nacional das Comunicações

AO VIVO Exposição, também aberta hoje, mostra uso do 5G no Brasil Publicado em 05/05/2021 …