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Bancos fazem mutirão de negociação de dívidas a partir desta sexta

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Campanha nacional vai até 15 de abril


Pub­li­ca­do em 15/03/2024 — 10:47 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) ini­ciou, nes­ta sex­ta-feira (15), um mutirão de nego­ci­ação de dívi­das. A cam­pan­ha nacional segue até 15 de abril e é real­iza­da em parce­ria com o Ban­co Cen­tral, a Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor (Sena­con) do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca e Pro­cons de todo o país.

Poderão ser nego­ci­adas dívi­das no cartão de crédi­to, cheque espe­cial, crédi­to consigna­do e demais modal­i­dades de crédi­to con­traí­das de ban­cos e out­ras insti­tu­ições finan­ceiras, que este­jam em atra­so e não pos­suam bens dados em garan­tia ou pre­scritas.

As trata­ti­vas poderão ser feitas dire­ta­mente com a insti­tu­ição finan­ceira, em seus canais ofi­ci­ais, ou pelo por­tal consumidor.gov.br, da Sena­con. Nesse últi­mo caso, o con­sum­i­dor pre­cisa ter uma con­ta no Gov.br, o por­tal de serviços do gov­er­no fed­er­al, com nív­el Pra­ta ou Ouro.

Tam­bém é pos­sív­el recor­rer ao Sis­tema Nacional de Atendi­men­to ao Con­sum­i­dor – Pro­con­sum­i­dor, que reúne os pedi­dos e recla­mações rece­bidos pelos Pro­cons e defen­so­rias públi­cas de todo o país. Essas enti­dades ficarão respon­sáveis pelos pro­ced­i­men­tos de noti­fi­cação, inter­locução com os ban­cos e res­olução da nego­ci­ação.

“Os ban­cos estarão empen­hados a traz­er bene­fí­cios para o cliente e mel­hores condições daque­las já exis­tentes no con­tra­to”, infor­mou a Febra­ban, em comu­ni­ca­do, desta­can­do o com­pro­mis­so dos ban­cos “para reduzir o endi­vi­da­men­to e traz­er alívio finan­ceiro às famílias endi­vi­dadas”.

“A rene­go­ci­ação de dívi­das inclui redução de taxas, exten­são dos pra­zos para paga­men­to, alter­ação nas condições de paga­men­to, migração para out­ras modal­i­dades de crédi­to mais baratas, de acor­do com a políti­ca de cada insti­tu­ição par­tic­i­pante”, acres­cen­tou.

O con­sum­i­dor tam­bém terá aces­so a con­teú­dos sobre edu­cação finan­ceira.

Na pági­na Meu Bol­so em Dia, da Febra­ban, a insti­tu­ição traz ori­en­tações ao con­sum­i­dor sobre como par­tic­i­par da cam­pan­ha e a lista das insti­tu­ições par­tic­i­pantes do mutirão, incluin­do Pro­cons.

Pelo sis­tema Reg­is­tra­to, do Ban­co Cen­tral, o con­sum­i­dor pode con­sul­tar todos os emprés­ti­mos em seu nome, ban­cos onde tem con­ta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fun­dos e dados de com­pra ou ven­da de moe­da estrangeira, além da lista de dívi­das em nome do con­sum­i­dor per­ante as insti­tu­ições finan­ceiras.

Edição: Aécio Ama­do

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