...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Noticias / Banda de Ipanema avisa que não vai desfilar no carnaval de 2022

Banda de Ipanema avisa que não vai desfilar no carnaval de 2022

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Bloco diz que compensará ausência com um grande desfile em 2023


Pub­li­ca­do em 30/12/2021 — 11:42 Por Cristi­na Indio do Brasil – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Um dos blo­cos do car­naval mais tradi­cionais do Rio de Janeiro não vai des­fi­lar no car­naval de 2022. A Ban­da de Ipane­ma anun­ciou que os des­files foram can­ce­la­dos por causa da pan­demia de covid-19 e dos casos de influen­za.

O blo­co, que é Patrimônio Cul­tur­al Car­i­o­ca e primeiro bem ima­te­r­i­al tomba­do na cidade, avaliou que ain­da há riscos para a pop­u­lação, ain­da que ado­tadas as medi­das de pro­teção como a vaci­nação, o uso de más­caras, a higiene das mãos e o dis­tan­ci­a­men­to social. Para a agremi­ação, a ale­gria do car­naval não pode con­viv­er com o medo de con­tá­gio.

“É com pesar que damos essa notí­cia depois de quase 60 anos de des­files inin­ter­rup­tos pela cidade”, disse o pres­i­dente da Ban­da de Ipane­ma, Cláu­dio Pin­heiro.

Durante o car­naval, o blo­co cos­tu­ma realizar três grandes des­files e uma apre­sen­tação para cri­anças na Praça Gen­er­al Osório. Os encon­tros arras­tam ver­dadeiras mul­ti­dões pelas ruas ao som de um repertório musi­cal que pas­sa por mar­chas, sam­bas, sam­bas-enre­do, sam­bas de quadra, bossa nova, choros, frevos, max­ix­es, cocos, val­sas e clás­si­cas adap­tadas.

Em 2023, a Ban­da de Ipane­ma com­ple­tará 59 anos e prom­ete com­pen­sar a ausên­cia do ano ante­ri­or com três des­files mem­o­ráveis para fes­te­jar o fim da pan­demia. “Espero que a gente pos­sa super­ar esse momen­to no mun­do inteiro com saúde da pop­u­lação a pon­to de que em 2023 pos­samos retornar com toda a força, toda segu­rança e saúde trazen­do mais uma vez a ale­gria para toda a pop­u­lação”, afir­mou o pres­i­dente.

“Para 2022 não poder­e­mos estar nas ruas e já can­ce­lam­os os nos­sos des­files. Um abraço para todos e muitas feli­ci­dades”, com­ple­tou Cláu­dio Pin­heiro.

Em novem­bro, a can­to­ra Pre­ta Gil já tin­ha anun­ci­a­do, que por causa da pan­demia, o Blo­co da Pre­ta, que tam­bém cos­tu­ma reunir mui­ta gente, não des­fi­lará em 2022. Em 2020 o blo­co lev­ou para as ruas mais de 300 mil pes­soas.

Prefeitura

Até ago­ra, a Prefeitu­ra do Rio de Janeiro entende que dadas as atu­ais condições epi­demi­ológ­i­cas da cidade, os des­files das esco­las de sam­ba, por serem real­iza­dos no Sam­bó­dro­mo, um lugar que per­mite um con­t­role maior do públi­co, podem ocor­rer.

No entan­to, com relação aos blo­cos de rua, ain­da não há uma decisão. O prefeito Eduar­do Paes tem dito que esse tipo de des­file é mais com­pli­ca­do porque pode se trans­for­mar em grandes aglom­er­ações. De acor­do com ele, pas­sa­do o réveil­lon, a prefeitu­ra deve se reunir com os rep­re­sen­tantes dos blo­cos para anal­is­ar a questão.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …