...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Economia / Bares e casas noturnas de SP fazem vaquinha para sobreviver à pandemia

Bares e casas noturnas de SP fazem vaquinha para sobreviver à pandemia

_dsc8423_0

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Arrecadação de fundos tenta salvar os tradicionais pontos paulistas


Publi­ca­do em 11/04/2021 — 13:40 Por Lud­mil­la Sou­za — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

As casas notur­nas tra­di­ci­o­nais de São Pau­lo estão sen­do impac­ta­das dire­ta­men­te pela fal­ta de públi­co devi­do ao iso­la­men­to soci­al por cau­sa da pan­de­mia da covid-19. Mui­tos res­tau­ran­tes se dedi­ca­ram à entre­ga de comi­da, mas no caso de bares e casas notur­nas, que tinham os drinks e a pis­ta de dan­ça — que gera aglo­me­ra­ção de pes­so­as — como atra­ções prin­ci­pais, entre­gar comi­da e bebi­da não paga as con­tas. Alguns esta­be­le­ci­men­tos cri­a­ram vaqui­nhas vir­tu­ais [modo onli­ne de arre­ca­dar fun­dos] em tro­ca de vou­chers ou prê­mi­os, e con­tam com a fide­li­da­de dos cli­en­tes que fre­quen­ta­vam os locais para ten­tar sobre­vi­ver, e tal­vez abrir as por­tas quan­do a pan­de­mia ame­ni­zar.

Um dos bares pau­lis­ta­nos que ade­riu à vaqui­nha vir­tu­al é o Alber­ta #3, onde fun­ci­o­na, há mais de uma déca­da, uma das pis­tas sub­ter­râ­ne­as mais conhe­ci­das do cen­tro de São Pau­lo. No iní­cio de abril, o local lan­çou uma cam­pa­nha para arre­ca­dar R$ 93 mil. Quem aju­dar com a vaqui­nha tem, como recom­pen­sa, vou­chers em sor­tei­os de itens que deco­ram o meza­ni­no e outros pre­sen­tes, que serão entre­gues na casa dos doa­do­res.

Após anun­ci­ar o fecha­men­to das por­tas, o bar de sam­ba e de cho­ro da Vila Mada­le­na Ó do Boro­go­dó, na zona oes­te de São Pau­lo, lan­çou uma vaqui­nha onli­ne para man­ter o espa­ço aber­to.

Em fun­ci­o­na­men­to há cer­ca de 52 anos no muni­cí­pio de São Pau­lo, o Bar do Ale­mão enca­ra a pan­de­mia entre­gan­do comi­da. Mas tam­bém lan­çou seu pedi­do de aju­da finan­cei­ra na inter­net.

A Casa de Fran­cis­ca é um espa­ço sócio-cul­tu­ral que des­de 2006 cul­ti­va cura­do­ria vol­ta­da ao com­pro­me­ti­men­to artís­ti­co e a diver­si­da­de musi­cal. Fun­ci­o­na no Pala­ce­te Tere­sa, patrimô­nio his­tó­ri­co no cen­tro de São Pau­lo. O esta­be­le­ci­men­to anun­ci­ou seu fecha­men­to em mar­ço, mas por meio do finan­ci­a­men­to cole­ti­vo no site Apoia.se vai ten­tar se reer­guer após a fase emer­gen­ci­al em São Pau­lo.

Não é somen­te as casas notur­nas pau­lis­tas que cla­mam por aju­da dos cli­en­tes e ami­gos. A repor­ta­gem da Agên­cia Bra­sil veri­fi­cou que só no site vakinha.com.br cen­te­nas de bares por todo o Bra­sil cri­a­ram vaqui­nhas para poder aju­dar a ame­ni­zar as con­tas dos locais. O site de finan­ci­a­men­to cole­ti­vo Abaca$hi tam­bém tem espa­ço para os bares lan­ça­rem seus pedi­dos de con­tri­bui­ção aos cli­en­tes. Com a has­tag  #Aju­de­o­Seu­Bar­Lo­cal, os esta­be­le­ci­men­tos ofe­re­cem brin­des aos cli­en­tes quan­do os bares abri­rem as por­tas nova­men­te.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo do Espírito Santo decreta situação de emergência após temporal

Repro­du­ção: © Repro­du­ção de vídeo TVE / ES Municípios da região sul do estado foram …