...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Barragem em Minas Gerais entra em alerta preventivo por rachadura

Barragem em Minas Gerais entra em alerta preventivo por rachadura

Repro­dução: angl­o­goldashan­ti

Técnicos da Agência Nacional de Mineração acompanham o caso


Pub­li­ca­do em 08/10/2022 — 19:00 Por Vladimir Platonow — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

A empre­sa de min­er­ação Angl­o­Gold Ashan­ti esta­b­ele­ceu aler­ta de nív­el 1 para uma de suas bar­ra­gens, CDS II, local­iza­da no municí­pio de San­ta Bár­bara, em Minas Gerais. A infor­mação foi divul­ga­da neste sába­do (8), após vis­to­ria pre­lim­i­nar real­iza­da na sex­ta-feira (7) de téc­ni­cos da Agên­cia Nacional de Min­er­ação (ANM), que acom­pan­ham o caso.

A Angl­o­Gold Ashan­ti ressaltou em nota divul­ga­da à impren­sa que a decisão segue o Plano de Ação de Emergên­cia para Bar­ra­gens de Min­er­ação (PAEBM): “Neste nív­el, não é necessário o aciona­men­to de sirenes ou a evac­uação da zona de autossal­va­men­to, pois não há risco imi­nente de rompi­men­to. Salien­ta­mos que as autori­dades com­pe­tentes estão sendo envolvi­das”.

Segun­do a empre­sa, após inspeção de roti­na, a equipe téc­ni­ca iden­ti­fi­cou uma trin­ca, de cen­tímet­ros de largu­ra, na bar­ragem, “o que é comum em uma estru­tu­ra que pas­sa por obras de reforço”.

“A mudança para nív­el 1 é pre­ven­ti­va e seguirá até a apre­sen­tação dos estu­dos e anális­es da audi­to­ria exter­na espe­cial­iza­da con­fir­man­do a segu­rança e esta­bil­i­dade da bar­ragem à ANM. Ressalta­mos que a bar­ragem CDS II con­ta com todas as licenças legais, além da declar­ação de condição de esta­bil­i­dade emi­ti­da por audi­to­ria exter­na em setem­bro de 2022”, expli­cou a empre­sa.

No iní­cio da noite, a Angl­o­Gold Ashan­ti infor­mou que rece­beu o lau­do de empre­sa exter­na espe­cial­iza­da “ate­s­tando que o fator de segu­rança da bar­ragem CDS II se encon­tra em nív­el aci­ma do recomen­da­do, o que com­pro­va a segu­rança e esta­bil­i­dade da estru­tu­ra. O fator de segu­rança atu­al é de 1.82, ou seja, supe­ri­or ao mín­i­mo exigi­do pela leg­is­lação, que é de 1.50”.

A declar­ação e out­ras infor­mações sobre a bar­ragem podem ser con­sul­ta­dos no site da empre­sa: www.anglogoldashanti.com.br/barragens/nossas-barragens/barragem-cds-ii. Em caso de dúvi­das, os moradores da região podem entrar em con­ta­to com o canal de rela­ciona­men­to pelo tele­fone 0800 72 71 500.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …