...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Justiça / Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Segundo ministro, incêndios são provocados pela ação humana


Publicado em 16/09/2024 — 15:55 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) e do Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Rober­to Bar­roso, cobrou nes­ta segun­da-feira (16) seriedade do Poder Judi­ciário no com­bate às queimadas crim­i­nosas no país.

Durante dis­cur­so na aber­tu­ra da reunião do Obser­vatório do Meio Ambi­ente e de Mudanças Climáti­cas do CNJ, Bar­roso disse que rece­beu um tele­fone­ma do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que demon­strou pre­ocu­pação com a impunidade de quem prat­i­ca queimadas dolosas.

“Faço um ape­lo ao Poder Judi­ciário, aos juízes brasileiros, que tratem esse crime com a seriedade que ele merece ser trata­do”, afir­mou.

Bar­roso disse que tem infor­mações téc­ni­cas que con­fir­mam que todas as queimadas na Amazô­nia e no Pan­tanal são provo­cadas pela ação humana.

“Tem a ação crim­i­nosa delib­er­a­da, que é de tocar fogo na mata, e tem a ação crim­i­nosa de queima de lixo, que tam­bém tem servi­do para propa­gar essas queimadas que estão dev­a­s­tan­do o país”, disse.

Ontem (15), o min­istro Flávio Dino, do Supre­mo, autor­i­zou o gov­er­no fed­er­al a emi­tir crédi­tos extra­ordinários fora dos lim­ites fis­cais para o com­bate às queimadas. O min­istro tam­bém já deter­mi­nou medi­das para o enfrenta­men­to aos incên­dios na Amazô­nia e no Pan­tanal, como con­tratação emer­gen­cial de brigadis­tas e ampli­ação do efe­ti­vo da Força Nacional.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Moraes confirma júri popular de Lessa e Élcio para 30 de outubro

Lessa é réu confesso do assassinato de Marielle Franco André Richter — Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …