...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Esportes / Basquete: campeã mundial, ex-pivô Rutão morre aos 52 anos de covid-19

Basquete: campeã mundial, ex-pivô Rutão morre aos 52 anos de covid-19

Ruth do Basquete
Repro­du­ção: © Divulgação/ Pre­fei­tu­ra Três Lago­as

Ex-atleta estava internada desde o final de março em Três Lagoas (MS)


Publi­ca­do em 13/04/2021 — 11:56 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

O bas­que­te bra­si­lei­ro ama­nhe­ceu de luto nes­ta ter­ça-fei­ra (13). A ex-pivô da sele­ção femi­ni­na, Ruth Rober­ta de Sou­za, de 52 anos, mais conhe­ci­da como Rutão, fale­ceu hoje em decor­rên­cia de com­pli­ca­ções da covid-19, em Três Lago­as (MS), onde esta­va inter­na­da des­de o final de mar­ço. A notí­cia foi con­fir­ma­da por uma sobri­nha, que vinha atu­a­li­zan­do os per­fis soci­ais da ex-joga­do­ra. 

A ex-pivô con­quis­tou o ouro nos Jogos Pan-Ame­ri­ca­nos de 1991, em Hava­na (Cuba), foi cam­peã mun­di­al em 1994 (Aus­trá­lia), e jogou a Olim­pía­da de 1992, em  Bar­ce­lo­na (Espa­nha), a pri­mei­ra na his­tó­ria da sele­ção femi­ni­na.

Con­tem­po­râ­nea de Rutão, a ex-joga­do­ra Magic Pau­la, atu­al vice-pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Bas­ke­te­ball (CBB), lamen­tou a per­da da ex-com­pa­nhei­ra de qua­dra, em depoi­men­to ao site da enti­da­de.

“Per­di uma ami­ga, com uma his­tó­ria de vida de mui­tos desa­fi­os, mais jamais per­deu sua doçu­ra e sem­pre com seu jei­to humil­de e efi­ci­en­te na con­vi­vên­cia em gru­po. Dia mui­to tris­te para mim. Ruth fazia par­te da minha famí­lia e sem­pre rece­bi­da com cari­nho, como mere­cia. Que ela faça esta pas­sa­gem com mui­ta luz” ‚dis­se Magic Pau­la.

ruth_1618319665

Repro­du­ção: A ex-pivô Rutão con­quis­tou o ouro com a sele­ção bra­si­lei­ra nos Jogos Pan-Ame­ri­ca­nos de Hava­na (Cuba), em 1991. Na foto ela apa­re­ce cum­pri­men­tan­do o então pre­si­den­te Fidel Cas­tro — CBB — Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Bas­ket­ball

Após encer­rar a car­rei­ra de atle­ta pro­fis­si­o­nal, Rutão assu­miu a comis­são téc­ni­ca de bas­que­te de Três Lago­as (MS), sua cida­de natal.

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

América-MG derrota Ponte Preta e assume liderança da Série B

Repro­du­ção: © Mou­rão Panda/América/Direitos Reser­va­dos Avaí e Chapecoense não saem do empate na tela da …