...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Economia / BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF

Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/11/2024 — 20:13
Brasília
Aplicativo Pix é um novo jeito de fazer pagamentos, transferências e receber dinheiro desenvolvido pelo Banco Central
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômi­ca Fed­er­al tiver­am dados expos­tos, infor­mou nes­ta sex­ta-feira (8) o Ban­co Cen­tral (BC). Esse foi o 16º inci­dente com dados do Pix des­de o lança­men­to do sis­tema instan­tâ­neo de paga­men­tos, em novem­bro de 2020.

Segun­do o BC, a exposição ocor­reu em 24 e 25 de setem­bro e abrangeu as seguintes infor­mações: nome do usuário, CPF, insti­tu­ição de rela­ciona­men­to, agên­cia, número e tipo e da con­ta, data de aber­tu­ra da con­ta, data de cri­ação da chave Pix, data a par­tir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.

A exposição ocor­reu por causa de fal­has pon­tu­ais em sis­temas da insti­tu­ição de paga­men­to e ocor­reu em dados cadas­trais, que não afe­tam a movi­men­tação de din­heiro. Dados pro­te­gi­dos pelo sig­i­lo bancário, como sal­dos, sen­has e extratos, não foram expos­tos.

Emb­o­ra o caso não pre­cisas­se ser comu­ni­ca­do por causa do baixo impacto poten­cial para os clientes, a autar­quia esclare­ceu que decid­iu divul­gar o inci­dente em nome do “com­pro­mis­so com a transparên­cia”.

Todas as pes­soas que tiver­am infor­mações expostas serão avisadas por meio do aplica­ti­vo ou do inter­net bank­ing da insti­tu­ição. O Ban­co Cen­tral ressaltou que ess­es serão os úni­cos meios de avi­so para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes descon­sid­er­arem comu­ni­cações como chamadas tele­fôni­cas, SMS e avi­sos por aplica­tivos de men­sagens e por e‑mail.

A exposição de dados não sig­nifi­ca nec­es­sari­a­mente que todas as infor­mações ten­ham vaza­do, mas que ficaram visíveis para ter­ceiros durante algum tem­po e podem ter sido cap­turadas. O BC infor­mou que o caso será inves­ti­ga­do e que sanções poderão ser apli­cadas. A leg­is­lação pre­vê mul­ta, sus­pen­são ou até exclusão do sis­tema do Pix, depen­den­do da gravi­dade do caso.

Em todos os 16 inci­dentes com chaves Pix reg­istra­dos até ago­ra, foram expostas infor­mações cadas­trais, sem a exposição de sen­has e de sal­dos bancários. Por deter­mi­nação da Lei Ger­al de Pro­teção de Dados, a autori­dade mon­etária man­tém uma pági­na em que os cidadãos podem acom­pan­har inci­dentes rela­ciona­dos com a chave Pix ou demais dados pes­soais em poder do BC.

Em nota, a Caixa infor­mou que o inci­dente não afe­tou dados sig­ilosos ou quais­quer out­ras infor­mações de natureza bancária, fis­cal ou pat­ri­mo­ni­al. Segun­do o ban­co, a situ­ação foi cor­rigi­da rap­i­da­mente, e os clientes foram comu­ni­ca­dos. “O ban­co reafir­ma seu com­pro­mis­so com a segu­rança e a pri­vaci­dade dos dados de seus clientes e desta­ca que aper­feiçoa, con­tin­u­a­mente, os critérios de segu­rança em seus canais, pro­du­tos e serviços”, respon­deu a Caixa.

Matéria atu­al­iza­da às 21h22 para acrésci­mo de posi­ciona­men­to da Caixa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa começa a pagar Bolsa Família de dezembro

Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 07:00 …