...
domingo ,14 abril 2024
Home / Economia / BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito


Publicado em 22/03/2024 — 17:42 Por Welton Máximo – Repórter da Agência Brasil — Brasília
Atualizado em 23/03/2024 — 09:13

ouvir:

Um total de 87.368 cha­ves Pix de cli­en­tes da Sumup Soci­e­da­de de Cré­di­to Dire­to S.A. (Sumup SCD) teve dados vaza­dos, infor­mou nes­ta sex­ta-fei­ra (22) o Ban­co Cen­tral (BC). Este foi o séti­mo vaza­men­to de dados des­de o lan­ça­men­to do sis­te­ma ins­tan­tâ­neo de paga­men­tos, em novem­bro de 2020.

Segun­do o BC, o vaza­men­to ocor­reu entre 28 de setem­bro de 2023 e 16 de mar­ço de 2024 e abran­geu as seguin­tes infor­ma­ções: nome do usuá­rio, Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF) com más­ca­ra, ins­ti­tui­ção de rela­ci­o­na­men­to, agên­cia e núme­ro da con­ta.

O vaza­men­to ocor­reu por cau­sa de falhas pon­tu­ais em sis­te­mas da ins­ti­tui­ção de paga­men­to, infor­mou o BC, des­ta­can­do que a expo­si­ção ocor­reu em dados cadas­trais, que não afe­tam a movi­men­ta­ção de dinhei­ro. Dados pro­te­gi­dos pelo sigi­lo ban­cá­rio, como sal­dos, senhas e extra­tos, não foram expos­tos.

Embo­ra o caso não pre­ci­sas­se ser comu­ni­ca­do por cau­sa do bai­xo impac­to poten­ci­al para os cli­en­tes, a autar­quia deci­diu divul­gar o inci­den­te em nome do “com­pro­mis­so com a trans­pa­rên­cia”.

Todas as pes­so­as que tive­ram infor­ma­ções expos­tas serão avi­sa­das por meio do apli­ca­ti­vo ou do inter­net ban­king da ins­ti­tui­ção. O Ban­co Cen­tral res­sal­tou que estes serão os úni­cos mei­os de avi­so para a expo­si­ção das cha­ves Pix e pediu que os cli­en­tes des­con­si­de­rem comu­ni­ca­ções como cha­ma­das telefô­ni­cas, SMS e avi­sos por apli­ca­ti­vos de men­sa­gens e por e‑mail.

A expo­si­ção de dados não sig­ni­fi­ca neces­sa­ri­a­men­te que todas as infor­ma­ções tenham vaza­do, mas que fica­ram visí­veis para ter­cei­ros duran­te algum tem­po e podem ter sido cap­tu­ra­das. O BC infor­mou que o caso será inves­ti­ga­do e que san­ções pode­rão ser apli­ca­das. A legis­la­ção pre­vê mul­ta, sus­pen­são ou até exclu­são do sis­te­ma do Pix, depen­den­do da gra­vi­da­de do caso.

Histórico

Foi o séti­mo inci­den­te de vaza­men­tos de dados do Pix des­de a cri­a­ção do sis­te­ma, em novem­bro de 2020. Em agos­to de 2021, ocor­reu o vaza­men­to de dados 414,5 mil cha­ves Pix por núme­ro telefô­ni­co do Ban­co do Esta­do de Ser­gi­pe (Bane­se). Ini­ci­al­men­te, o BC tinha divul­ga­do que o vaza­men­to no Bane­se tinha atin­gi­do 395 mil cha­ves, mas o núme­ro foi revi­sa­do mais tar­de.

Em janei­ro de 2022, foi a vez de 160,1 mil cli­en­tes da Aces­so Solu­ções de Paga­men­to terem infor­ma­ções vaza­das. No mês seguin­te, 2,1 mil cli­en­tes da Log­bank paga­men­tos tam­bém tive­ram dados expos­tos.

Em setem­bro de 2022, dados de 137,3 mil cha­ves Pix da Abas­te­ce Ai Clu­be Auto­mo­bi­lis­ta Pay­ment Ltda. (Abas­te­ce Aí) foram vaza­dos . Em setem­bro do ano pas­sa­do, 238 cha­ves Pix da Phi Paga­men­tos tive­ram infor­ma­ções expos­tas.

O caso mais recen­te foi na últi­ma segun­da-fei­ra (18), quan­do 46 mil cli­en­tes da Fidú­cia Soci­e­da­de de Cré­di­to ao Micro­em­pre­en­de­dor e à Empre­sa de Peque­no Por­te Limi­ta­da (Fidú­cia) tive­ram infor­ma­ções vaza­das. Em todos os casos, foram vaza­das infor­ma­ções cadas­trais, sem a expo­si­ção de senhas e de sal­dos ban­cá­ri­os. Por deter­mi­na­ção da Lei Geral de Pro­te­ção de Dados, a auto­ri­da­de mone­tá­ria man­tém uma pági­na em que os cida­dãos podem acom­pa­nhar inci­den­tes rela­ci­o­na­dos com a cha­ve Pix ou demais dados pes­so­ais em poder do BC.

Em comu­ni­ca­do, a Sumup infor­mou ter sido comu­ni­ca­da da ocor­rên­cia pelo Ban­co Cen­tral. “A empre­sa agiu rapi­da­men­te para miti­gar a situ­a­ção, aumen­tar a pro­te­ção dos dados e dimi­nuir as chan­ces de que o fato ocor­ra no futu­ro”, des­ta­cou o comu­ni­ca­do.

Maté­ria alte­ra­da nes­te sába­do às 9h12min. para  acrés­ci­mo de infor­ma­ção.

 

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Repro­du­ção: © Rober­ta Ali­ne /MDS Neste mês, programa alcançará 20,89 milhões de famílias Publicado em 19/03/2024 …