...
quarta-feira ,27 março 2024
Home / Economia / BC libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp

BC libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp

15/09/2017 REUTERS/Dado Ruvic
© REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reser­va­dos (Repro­du­ção)

Uso para pagamentos segue em análise


Publi­ca­do em 30/03/2021 — 23:22 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Horas depois de o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral (BC), Rober­to Cam­pos Neto, anun­ci­ar que o órgão libe­ra­ria tran­sa­ções pelo What­sApp, o BC auto­ri­zou ofi­ci­al­men­te as trans­fe­rên­ci­as ban­cá­ri­as pelo apli­ca­ti­vo. A deci­são foi anun­ci­a­da na noi­te des­ta ter­ça-fei­ra (30) pela auto­ri­da­de mone­tá­ria.

A empre­sa Face­bo­ok Paga­men­tos do Bra­sil, dona do What­sApp, foi apro­va­da como “ini­ci­a­dor de tran­sa­ções”. As ope­ra­do­ras Visa e Mas­ter­card rece­be­ram auto­ri­za­ções de dois arran­jos de paga­men­tos: transferência/depósito e ope­ra­ções pré-pagas, em que o cli­en­te abas­te­ce uma car­tei­ra vir­tu­al com dinhei­ro para gas­tar mais tar­de.

As ope­ra­ções só pode­rão ser fei­tas den­tro do Bra­sil. Tran­sa­ções com o exte­ri­or estão veta­das. Os paga­men­tos de com­pras por meio da pla­ta­for­ma Face­bo­ok Pay, que havi­am sido pedi­dos pelas ope­ra­do­ras, con­ti­nu­am sob aná­li­se e não foram incluí­dos na auto­ri­za­ção.

Em nota, o Ban­co Cen­tral infor­mou que as auto­ri­za­ções “pode­rão abrir novas pers­pec­ti­vas de redu­ção de cus­tos para os usuá­ri­os de ser­vi­ços de paga­men­tos”. As trans­fe­rên­ci­as e as con­tas pré-pagas esta­rão dis­po­ní­veis assim que o What­sApp libe­rar a moda­li­da­de. Cabe­rá ao pró­prio apli­ca­ti­vo defi­nir as tari­fas de tran­sa­ção.

Em junho do ano pas­sa­do, o BC sus­pen­deu o tes­te que o Face­bo­ok tinha come­ça­do a fazer no Bra­sil . Em par­ce­ria com as ope­ra­do­ras Visa e Mas­ter­card, pes­so­as físi­cas e empre­sas pode­ri­am usar a fun­ção paga­men­to den­tro do apli­ca­ti­vo para trans­fe­ri­rem dinhei­ro e faze­rem paga­men­tos den­tro do país e em reais. O BC, na épo­ca, inter­rom­peu o ser­vi­ço para veri­fi­car os ris­cos da nova tec­no­lo­gia.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo do Espírito Santo decreta situação de emergência após temporal

Repro­du­ção: © Repro­du­ção de vídeo TVE / ES Municípios da região sul do estado foram …