...
domingo ,27 abril 2025
Home / Cultura / Beija-flor conquista o 15º título do carnaval do Rio de Janeiro

Beija-flor conquista o 15º título do carnaval do Rio de Janeiro

Desfile marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor como intérprete

Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/03/2025 — 17:48
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 03/03/2025 – Beija-Flor de Nilópolis desfila no segundo dia de carnaval do grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

A Bei­ja-Flor é a grande campeã do car­naval do Rio de Janeiro. A esco­la de Nilópo­lis, na Baix­a­da Flu­mi­nense con­quis­tou seu 15º títu­lo em um ano de hom­e­nagem a duas fig­uras lendárias. 

Com o enre­do Laíla de Todos os San­tos, a esco­la de Nilópo­lis fez uma hom­e­nagem ao dire­tor de car­naval Laila, que mor­reu em 2021, após uma vida de con­tribuição à própria esco­la e ao car­naval.

O des­file tam­bém mar­cou a des­pe­di­da de Neguin­ho da Bei­ja-Flor como intér­prete ofi­cial da esco­la, após 50 car­navais. A mis­são dupla ficou a car­go do car­navale­sco João Vitor Arau­jo.

Rio de Janeiro (RJ), 03/03/2025 – Beija-Flor de Nilópolis desfila no segundo dia de carnaval do grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ), 03/03/2025 – O des­file tam­bém mar­cou a des­pe­di­da de Neguin­ho da Bei­ja-Flor como intér­prete ofi­cial da esco­la, Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil — Tomaz Silva/Agência Brasil

Em segun­do lugar ficou a Grande Rio, que trouxe para a aveni­da o enre­do Poro­ro­cas Parawaras — As águas dos meus encan­tos nas con­tas dos curim­bós, um mer­gul­ho nas águas mis­te­riosas do esta­do do Pará.

Logo atrás veio a Imper­a­triz Leopoldinense, com o enre­do Ómi Tútu ao Olú­fon — Água fres­ca para o sen­hor de Ifón, que apre­sen­tou a jor­na­da de Oxalá até Oyó, reino de Xangô, com muitos desafios pelo cam­in­ho.

Já a Unidos de Padre Miguel rece­beu as piores notas e vai des­fi­lar na Série Ouro, no ano que vem. A tradi­cional esco­la da Zona Oeste tin­ha acaba­do de voltar ao Grupo Espe­cial e trouxe para a Sapu­caí o des­file Egbé Iyá Nassô, uma hom­e­nagem aos 200 anos do primeiro ter­reiro de can­domblé do Brasil.

A esco­la que será alça­da à elite do car­naval car­i­o­ca só será con­heci­da na quin­ta-feira (6). A apu­ração da Série Ouro tam­bém acon­te­cia na quar­ta-feira, logo depois da leitu­ra das notas do Grupo Espe­cial, mas a data foi mod­i­fi­ca­da este ano.

Rio de Janeiro (RJ), 03/03/2025 – Beija-Flor de Nilópolis desfila no segundo dia de carnaval do grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ), 03/03/2025 – Bei­ja-Flor de Nilópo­lis des­fi­la no segun­do dia de car­naval do grupo Espe­cial na Mar­quês de Sapu­caí, na região cen­tral do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil — Tomaz Silva/Agência Brasil

Desfile das Campeãs

As seis esco­las que voltam para o Des­file das Campeãs no próx­i­mo sába­do (8) são:

  • Bei­ja-Flor
  • Grande Rio
  • Imper­a­triz Leopoldinense
  • Viradouro
  • Portela
  • Mangueira

Apuração

A apu­ração começou com um pouco de atra­so às 16h10, na Cidade do Sam­ba, espaço na Região Por­tu­aŕia que con­cen­tra os bar­racões das agremi­ações. A cer­imô­nia de leitu­ra das notas dos jura­dos foi aber­ta ao públi­co e o espaço ficou lota­do.

Antes das notas serem divul­gadas, a Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro (Liesa) infor­mou sobre as penal­i­dades apli­cadas às esco­las que des­cumpri­ram algum ter­mo do reg­u­la­men­to.

Moci­dade, Salgueiro e Portela foram mul­tadas em R$ 250 mil cada uma por des­fi­larem com mais de 30 mem­bros da dire­to­ria na aveni­da, à frente do restante dos inte­grantes. Já a Unidos da Tiju­ca foi penal­iza­da em R$ 80 mil por não reti­rar as ale­go­rias da pista no tem­po definido.

Ao todo, 36 jura­dos der­am notas às esco­las, sendo qua­tro para cada um dos nove que­si­tos, mas a menor nota é descon­sid­er­a­da e ape­nas 3 com­põem a con­tagem final. As notas vão de 9 a 10, incluin­do dec­i­mais.

Os jul­gadores foram escol­hi­dos por um sorteio no dia 6 de fevereiro. Eles acom­pan­haram os des­files em qua­tro cab­ines de obser­vação dis­tribuí­das pelo Sam­bó­dro­mo.

Notas

O primeiro que­si­to foi Enre­do. Cin­co esco­las der­am a larga­da em grande esti­lo, com nota máx­i­ma nes­ta avali­ação, que jul­ga como a esco­la con­ce­beu e real­i­zou o tema pro­pos­to: Imper­a­triz, Paraí­so do Tuiu­ti, Bei­ja-Flor, Grande Rio e Mangueira. Mas a par­tir do segun­do que­si­to, Mestre Sala e Por­ta Ban­deira, ape­nas qua­tro con­tin­uaram invic­tas, após o casal da Mangueira ter­mi­nar com 29,9 pon­tos.

A Grande Rio rece­beu a sua primeira nota com descon­to no ter­ceiro que­si­to, Bate­ria: 9,9. Com isso, ape­nas Bei­ja-Flor, Imper­a­triz e Paraí­so do Tuiu­ti con­tin­uaram com notas redondas, mas seguidas de per­to por qua­tro agremi­ações, que estavam com ape­nas um déci­mo a menos.

O topo da tabela con­tin­u­ou se afi­nan­do no jul­ga­men­to da Har­mo­nia, no qual os jura­dos avaliam o entrosa­men­to entre o rit­mo da bate­ria e o can­to dos inte­grantes das esco­las. Bei­ja-Flor e Imper­a­triz seguiram invic­tas dividin­do a primeira colo­cação em Ale­go­rias e Adereços e Evolução e a lid­er­ança abso­lu­ta da esco­la de Nilópo­lis veio com as notas de Fan­ta­sia, quan­do a Imper­a­triz perdeu um déci­mo e se con­fir­mou no penúlti­imo que­si­to, Sam­ba-enre­do, com mais uma per­da pra esco­la de Ramos.

Com isso, a Imper­a­triz Leopoldinense acabou ultra­pas­sa­da pela Grande Rio, ter­mi­nan­do a apu­ração em ter­ceiro lugar.

Confusão

Uma das juradas de Sam­ba-Enre­do mar­cou ape­nas a nota da Grande Rio no últi­mo dia de des­files. Após con­sul­tar o reg­u­la­men­to, a direção da Liesa decid­iu repe­tir a nota dada — 10 — para todas as out­ras esco­las que des­fi­la­ram no mes­mo dia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa homenageia Monarco com especial neste domingo

Filho do portelense, cantor Mauro Diniz está no programa da TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em …