...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Esportes / Bélgica sofre, mas inicia Copa com triunfo de 1 a 0 sobre o Canadá

Bélgica sofre, mas inicia Copa com triunfo de 1 a 0 sobre o Canadá

Repro­dução: © Reuters/Siphiwe Sibeko/Direitos Reser­va­dos

Courtois defende pênalti e Batshuayi marca o gol da vitória


Pub­li­ca­do em 23/11/2022 — 18:31 Por Juliano Jus­to — Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional — São Paulo

ouvir:

Foi bem mais com­pli­ca­do do que se pode­ria imag­i­nar, mas a Bél­gi­ca der­ro­tou o Canadá por 1 a 0 na tarde des­ta quar­ta-feira (23) no primeiro jogo das duas equipes pelo Grupo F da Copa do Catar. A par­ti­da foi dis­puta­da no Está­dio Ahmad Bin Ali.

Bel­gas e canadens­es estão na mes­ma chave de Croá­cia e Mar­ro­cos, que empataram em 0 a 0 na man­hã des­ta quar­ta. Des­ta for­ma, a Bél­gi­ca lid­era com três pon­tos. Croá­cia e Mar­ro­cos estão com 1 pon­to cada, enquan­to o Canadá ain­da não pon­tu­ou.

O gol da par­ti­da foi mar­ca­do pelo ata­cante Bat­shuayi, aos 43 min­u­tos da eta­pa ini­cial. Após lança­men­to lon­go do zagueiro Alder­weireld, o cen­troa­vante, que sub­sti­tui nos dois primeiros jogos o artil­heiro Lukaku (des­falque por prob­le­ma na coxa esquer­da), pas­sou pelo zagueiro Vitória e fuzilou a rede do goleiro Bor­jan. Porém, essa deve ter sido a úni­ca chance no primeiro tem­po da seleção que elim­i­nou o Brasil no Mundi­al de 2018 (Rús­sia).

O jogo, prin­ci­pal­mente, na eta­pa ini­cial, foi dom­i­na­do pelo Canadá. Aos 10 min­u­tos de jogo, o juiz Jan­ny Sikazwe, aux­il­i­a­do pelo VAR (árbi­tro de vídeo), mar­cou de for­ma acer­ta­da uma penal­i­dade máx­i­ma para os norte-amer­i­canos após Car­ras­co desviar uma final­iza­ção canadense com a mão den­tro da área. Porém, o goleiro Cour­tois defend­eu a cobrança de Alphon­so Davies, mostran­do a razão de ter sido escol­hi­do pela revista France Foot­ball como o mel­hor jogador do mun­do na posição.

Aos 12, a equipe de arbi­tragem come­teu um grave erro. O meia Haz­ard recu­ou uma bola que ficou para um ata­cante canadense den­tro da área. Ele foi der­ruba­do pelo zagueiro Ver­tonghen, mas o lance já havia sido para­do por posição irreg­u­lar. Depois, foram no mín­i­mo mais três boas chances canadens­es. Hoi­lett, aos 15, com um chute rasteiro próx­i­mo à trave dire­i­ta dos bel­gas. John­ston, aos 29, baten­do com força para defe­sa de Cour­tois à queima-roupa. E aos 46, quan­do Buchanan con­cluiu de car­rin­ho na entra­da da peque­na área um cruza­men­to forte vin­do da dire­i­ta, mas a bola seguiu por cima do gol.

Na eta­pa final os dois times fiz­er­am algu­mas alter­ações e sen­ti­ram tam­bém o calor na cidade de Al Rayyan. O rit­mo do jogo caiu bas­tante e não foram reg­istradas maiores opor­tu­nidades de gol, com o placar per­manecen­do inal­ter­ado até o api­to final.

Na segun­da roda­da da chave, a Bél­gi­ca, que par­tic­i­pa da ter­ceira Copa con­sec­u­ti­va e ten­ta mel­ho­rar o ter­ceiro lugar de 2018, enfrentará o Mar­ro­cos, a par­tir das 10h (horário de Brasília) do próx­i­mo domin­go (27) no Está­dio Al Thu­ma­ma. Já o Canadá, que retornou a uma Copa do Mun­do após uma ausên­cia de 36 anos, pega a Croá­cia no mes­mo dia, mas a par­tir das 13h no Está­dio Inter­na­cional Khal­i­fa.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Alana Maldonado é ouro na categoria até 70 quilos do judô J2

Repro­dução: © Alexan­dre Schneider/CPB/Direitos Reser­va­dos Brenda Freitas conquista prata nos 70 quilos classe J1 Publicado …