...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Esportes / Bélgica sofre, mas inicia Copa com triunfo de 1 a 0 sobre o Canadá

Bélgica sofre, mas inicia Copa com triunfo de 1 a 0 sobre o Canadá

Repro­du­ção: © Reuters/Siphiwe Sibeko/Direitos Reser­va­dos

Courtois defende pênalti e Batshuayi marca o gol da vitória


Publi­ca­do em 23/11/2022 — 18:31 Por Juli­a­no Jus­to — Repór­ter da TV Bra­sil e Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

ouvir:

Foi bem mais com­pli­ca­do do que se pode­ria ima­gi­nar, mas a Bél­gi­ca der­ro­tou o Cana­dá por 1 a 0 na tar­de des­ta quar­ta-fei­ra (23) no pri­mei­ro jogo das duas equi­pes pelo Gru­po F da Copa do Catar. A par­ti­da foi dis­pu­ta­da no Está­dio Ahmad Bin Ali.

Bel­gas e cana­den­ses estão na mes­ma cha­ve de Croá­cia e Mar­ro­cos, que empa­ta­ram em 0 a 0 na manhã des­ta quar­ta. Des­ta for­ma, a Bél­gi­ca lide­ra com três pon­tos. Croá­cia e Mar­ro­cos estão com 1 pon­to cada, enquan­to o Cana­dá ain­da não pon­tu­ou.

O gol da par­ti­da foi mar­ca­do pelo ata­can­te Batshu­ayi, aos 43 minu­tos da eta­pa ini­ci­al. Após lan­ça­men­to lon­go do zaguei­ro Alderwei­reld, o cen­tro­a­van­te, que subs­ti­tui nos dois pri­mei­ros jogos o arti­lhei­ro Luka­ku (des­fal­que por pro­ble­ma na coxa esquer­da), pas­sou pelo zaguei­ro Vitó­ria e fuzi­lou a rede do golei­ro Bor­jan. Porém, essa deve ter sido a úni­ca chan­ce no pri­mei­ro tem­po da sele­ção que eli­mi­nou o Bra­sil no Mun­di­al de 2018 (Rús­sia).

O jogo, prin­ci­pal­men­te, na eta­pa ini­ci­al, foi domi­na­do pelo Cana­dá. Aos 10 minu­tos de jogo, o juiz Janny Sikazwe, auxi­li­a­do pelo VAR (árbi­tro de vídeo), mar­cou de for­ma acer­ta­da uma pena­li­da­de máxi­ma para os nor­te-ame­ri­ca­nos após Car­ras­co des­vi­ar uma fina­li­za­ção cana­den­se com a mão den­tro da área. Porém, o golei­ro Cour­tois defen­deu a cobran­ça de Alphon­so Davi­es, mos­tran­do a razão de ter sido esco­lhi­do pela revis­ta Fran­ce Foot­ball como o melhor joga­dor do mun­do na posi­ção.

Aos 12, a equi­pe de arbi­tra­gem come­teu um gra­ve erro. O meia Hazard recu­ou uma bola que ficou para um ata­can­te cana­den­se den­tro da área. Ele foi der­ru­ba­do pelo zaguei­ro Ver­tonghen, mas o lan­ce já havia sido para­do por posi­ção irre­gu­lar. Depois, foram no míni­mo mais três boas chan­ces cana­den­ses. Hoi­lett, aos 15, com um chu­te ras­tei­ro pró­xi­mo à tra­ve direi­ta dos bel­gas. Johns­ton, aos 29, baten­do com for­ça para defe­sa de Cour­tois à quei­ma-rou­pa. E aos 46, quan­do Bucha­nan con­cluiu de car­ri­nho na entra­da da peque­na área um cru­za­men­to for­te vin­do da direi­ta, mas a bola seguiu por cima do gol.

Na eta­pa final os dois times fize­ram algu­mas alte­ra­ções e sen­ti­ram tam­bém o calor na cida­de de Al Rayyan. O rit­mo do jogo caiu bas­tan­te e não foram regis­tra­das mai­o­res opor­tu­ni­da­des de gol, com o pla­car per­ma­ne­cen­do inal­te­ra­do até o api­to final.

Na segun­da roda­da da cha­ve, a Bél­gi­ca, que par­ti­ci­pa da ter­cei­ra Copa con­se­cu­ti­va e ten­ta melho­rar o ter­cei­ro lugar de 2018, enfren­ta­rá o Mar­ro­cos, a par­tir das 10h (horá­rio de Bra­sí­lia) do pró­xi­mo domin­go (27) no Está­dio Al Thu­ma­ma. Já o Cana­dá, que retor­nou a uma Copa do Mun­do após uma ausên­cia de 36 anos, pega a Croá­cia no mes­mo dia, mas a par­tir das 13h no Está­dio Inter­na­ci­o­nal Kha­li­fa.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Filipe Toledo anuncia pausa temporária no Circuito Mundial de Surfe

Repro­du­ção: © Thi­a­go Diz/World Surf League/Direitos Reser­va­dos Brasileiro diz que tomou decisão para tratar da …