...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Cultura / Biblioteca Nacional distribuirá 2 mil livros hoje no Rio

Biblioteca Nacional distribuirá 2 mil livros hoje no Rio

Ato marca o Dia Internacional da Doação de Livros

Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/02/2025 — 07:28
Rio de Janeiro
Fachada da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro é restaurada
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Pas­sar pelo pré­dio (foto) cen­tenário da Bib­liote­ca Nacional, no cen­tro do Rio de Janeiro, nes­ta sex­ta-feira (14), será uma opor­tu­nidade para gan­har um livro. A insti­tu­ição, vin­cu­la­da ao Min­istério da Cul­tura, vai dis­tribuir dois mil exem­plares para a pop­u­lação.

O ato faz parte do Dia Inter­na­cional da Doação de Livros, cri­a­do orig­i­nal­mente no Reino Unido em 2012 e repli­ca­do em diver­sas partes do mun­do, sem­pre no dia 14 de fevereiro. A  meta é estim­u­lar o hábito da leitu­ra e ampli­ar o aces­so aos livros.

Serão 40 títu­los pub­li­ca­dos pela própria Bib­liote­ca Nacional. Cada obra terá 50 exem­plares dis­tribuí­dos aos vis­i­tantes. São livros de poe­sia, história e icono­grafia, entre out­ros temas.

“Essa é uma data sim­bóli­ca e impor­tante que nos inspi­ra con­stan­te­mente a refle­tir sobre a neces­si­dade de ampli­ar o número de leitores e democ­ra­ti­zar, cada vez mais, o aces­so aos livros”, afir­mou a Bib­liote­ca Nacional numa rede social.

Entre as obras que serão dis­tribuí­das ao públi­co fig­u­ram Olhos d’água (Con­ceição Evaris­to, 2014); Dar­cy, a out­ra face de Var­gas (Ana Arru­da Calla­do, 2011); Div­ina pro­por­tione (Luca Paci­oli, 2006); Kijane Kweza: um guer­reiro muito capaz (Júlio Cesar Medeiros da Sil­va Pereira, ilus­trações Vania Maria, 2014); Euclides da Cun­ha: uma poéti­ca do espaço brasileiro (Catál­o­go de exposição, 2009) e O Rio de Janeiro através das estam­pas anti­gas (Lygia da Fon­se­ca Fer­nan­des da Cun­ha, 1970).

A Bib­liote­ca Nacional fica na praça da Cinelân­dia (Av. Rio Bran­co, 219), e abre ao públi­co das 10h às 17h.

Mercado de livros

A pesquisa Panora­ma do Con­sumo de Livros, divul­ga­da na últi­ma sex­ta-feira (7) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) — asso­ci­ação sem fins lucra­tivos que rep­re­sen­ta edi­tores, livreiros, dis­tribuidores e demais profis­sion­ais do setor – apon­ta que, nos 12 meses ante­ri­ores a out­ubro de 2024 — 84% dos brasileiros com mais de 18 anos não com­praram livros.

Entre os fatores que desmo­ti­vam a aquisição de livros, desta­cam-se o preço (35,5%), a fal­ta de livrarias na região (26,2%) e a fal­ta de tem­po para ler (24,2%). O lev­an­ta­men­to foi feito com base em 16 mil entre­vis­tas.

De acor­do com out­ro lev­an­ta­men­to, dessa vez do Sindi­ca­to Nacional dos Edi­tores de Livros (Snel), o ano de 2024 fechou com 55,30 mil­hões de livros com­er­cial­iza­dos, um cresci­men­to de 0,7% em relação a 2023. Isso rep­re­sen­tou um fat­u­ra­men­to de R$ 2,8 bil­hões con­tra R$ 2,58 bil­hões em 2023.

*Matéria alter­a­da às 9h09 para acrésci­mo de infor­mações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …