...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Cultura / Bienal do Livro do Rio terá estande inédito dedicado à fotografia

Bienal do Livro do Rio terá estande inédito dedicado à fotografia

Repro­dução: © Ricar­do Siqueira/Divulgação

Espaço será dividido por 26 profissionais entre 1º e 10 de setembro


Pub­li­ca­do em 20/08/2023 — 08:59 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pela primeira vez em 40 anos de existên­cia, a Bien­al do Livro do Rio de Janeiro vai ter um estande ded­i­ca­do à fotografia, denom­i­na­do Autores de Ima­gens. A ini­cia­ti­va é do fotó­grafo Ricar­do Siqueira, da Edi­to­ra Lumi­nat­ti. O estande é o T27 e estará local­iza­do no Pavil­hão Verde do Rio­cen­tro, na Bar­ra da Tiju­ca, zona oeste da cap­i­tal do esta­do. A Bien­al do Livro do Rio será real­iza­da no perío­do de 1º a 10 de setem­bro próx­i­mo, das 10h às 22h, diari­a­mente.

Vinte e seis fotó­grafos dividirão o estande, em diver­sos momen­tos, con­ver­san­do com o públi­co, durante a Bien­al: Ana Bran­co, André Arru­da, Edu Simões, Guina Ramos, Gus­ta­vo Pedro, João Farkas, Luís Bal­tar, Monique Cabral, Rena­to Negrão, Ricar­do Beliel, Roge­rio Reis, Valdemir Cun­ha, Yara Schreiber são alguns deles. Cada profis­sion­al terá espaço livre para con­tar fatos impor­tantes de sua car­reira, pro­je­tar suas ima­gens em uma tela e falar da relação com as fotos e os livros pub­li­ca­dos. “Como foi a tril­ha de cada um, os cam­in­hos que eles seguiram”, pon­tu­ou Siqueira. “A gente quer que as pes­soas sin­tam que o fotó­grafo pode ser edi­tor de livros impor­tantes, que têm con­teú­do”.

18/08/2023, O fotógrafo Ricardo Siqueira, para matéria sobre estande de fotógrafos na Bienal do Rio. Foto: Luísa Gateira/Divulgação
Repro­dução:  Ricar­do Siqueira é o ide­al­izador do estande– Luísa Gateira/Divulgação

Na fotografia há mais de 30 anos, Siqueira fez um pro­je­to cul­tur­al, onde os autores fotó­grafos teri­am espaço para divul­gar seus tra­bal­hos e falar do livro como suporte da fotografia. O pro­je­to foi aprova­do pela prefeitu­ra car­i­o­ca, con­seguiu patroci­nadores e ago­ra, terá esse primeiro espaço na Bien­al. O viés são livros com autores fotó­grafos. “Onde o prin­ci­pal insumo da pub­li­cação é a fotografia. O tex­to entra como suporte. A lin­guagem é visu­al”, acen­tu­ou Siqueira.

De acor­do com Siqueira, não se tra­ta de um estande com­er­cial. “A ven­da do livro é um acessório. O que a gente quer é um espaço para mostrar que a fotografia casa muito bem com o suporte do livro, para estim­u­lar as pes­soas a verem o livro fotográ­fi­co como um obje­to impor­tante, que resiste à nos­sa época. É muito fácil a comu­ni­cação através da imagem. O obje­ti­vo do estande é mostrar como a fotografia é impor­tante como meio de lin­guagem. E o suporte do livro é mel­hor, porque é eter­no”.

Bonecos e pretinhas

18/08/2023, O fotógrafo Guina Ramos, para matéria sobre estande de fotógrafos na Bienal do Rio. Foto: Regina Bienenstein/Divulgação
Repro­dução: Guina Ramos vai falar sobre sua exper­iên­cia no estande. Foto:  Regi­na Bienenstein/Divulgação

Guina Ramos é um dos fotó­grafos que par­tic­i­parão do estande Autores de Ima­gens. Cri­ador da edi­to­ra própria Guina &dita, tem pub­li­ca­do fotos em for­ma­to comum de livro. À Agên­cia Brasil Guina Ramos expli­cou que o mais con­heci­do deles foi con­fec­ciona­do com fotos suas em pre­to e bran­co do tem­po em que tra­bal­hou em jor­nal. “Ficou mais fácil pub­licar por deman­da, porque era um cus­to razoáv­el para você vender por um preço nor­mal”. São tex­tos acom­pan­han­do a tra­jetória de um per­son­agem, total­izan­do 100 fotos. A edição foi fecha­da com um tom de prosa poéti­ca.

Out­ras fotos resul­taram no livro Bonecos e Pret­inhas, em que rela­ciona os fotó­grafos que fazem os “bonecos” com os repórteres que tra­bal­havam com as teclas das anti­gas máquinas de escr­ev­er, con­heci­das no jargão jor­nalís­ti­co como “pret­inhas”. “Sele­cionei umas 300 pes­soas que fotografei algum dia para faz­er matéria”. Guina Ramos tem tam­bém um livro de memórias no qual con­ta histórias, com fotos e reporta­gens, inti­t­u­la­do A Out­ra Face das Fotos. No estande, ele vai falar de sua exper­iên­cia de pub­licar livros por con­ta própria, com a car­ac­terís­ti­ca de diál­o­go entre tex­to e foto.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …