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Bienal do Livro vai receber 600 mil visitantes no Riocentro

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Encontro vai reunir 380 autores e personalidades por 10 dias


Pub­li­ca­do em 02/09/2023 — 10:56 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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A cer­imô­nia de aber­tu­ra do maior fes­ti­val de lit­er­atu­ra, cul­tura e entreten­i­men­to do país nes­ta sex­ta-feira (1º), no Rio­cen­tro, trouxe para o pal­co um pouco das exper­iên­cias que o públi­co vai viv­er nos próx­i­mos 10 dias, com a edição de 40 anos.  O prefeito do Rio, Eduar­do Paes, a CEO assi­nou o decre­to que pro­move a Bien­al como Patrimônio Cul­tur­al de Natureza Ima­te­r­i­al pela Prefeitu­ra da Cidade do Rio de Janeiro, val­orizan­do a fes­ta literária que traz as mais rel­e­vantes dis­cussões sobre temas con­tem­porâ­neos e que tan­to inspirou a real­iza­ção de even­tos do mer­ca­do literário pelo país.

A cer­imô­nia reuniu no pal­co a escrito­ra Thali­ta Rebouças, a dupla de influ­en­ci­ado­ras do livro e apre­sen­ta­do­ras Afro­fu­turas, Péta­la de Souza, o cri­ador de con­teú­do dig­i­tal Fabão, o vio­lon­celista Fed­eri­co Pup­pi e a bate­ria da Portela. A aber­tu­ra da Bien­al tam­bém con­tou com a entre­ga do Prêmio José Olym­pio ao Pro­gra­ma Nacional do Livro Didáti­co e com uma hom­e­nagem à Ana Maria Gonçalves, auto­ra mineira do clás­si­co Um defeito de cor, que será tema do des­file da Portela no Car­naval de 2024.

A Bien­al vai reunir 380 autores e per­son­al­i­dades em mais de 200 horas de pro­gra­mação para um públi­co de todas as idades, com nomes con­fir­ma­dos, como: Car­la Madeira, Val­ter Hugo Mãe, Vera Holtz, Julia Quinn, Con­ceição Evaris­to, Hol­ly Black, Lázaro Ramos, Mauri­cio de Sousa, Aíl­ton Kre­nak, Ana Maria Macha­do, Eliane Brum, Ita­mar Vieira, Klara Cas­tan­ho, Joice Berth e muito mais.

Novidades

Os vis­i­tantes vão aproveitar as novi­dades pen­sadas pera esta edição, unin­do pes­soas apaixon­adas por con­tar e ouvir histórias, com sessões para explo­rar a trans­ver­sal­i­dade dos livros, com nar­ra­ti­vas que vão para os filmes, séries, músi­cas e peças de teatro. Entre as novi­dades, está o destaque para os for­matos Em Primeira Pes­soa e Pági­nas no Pal­co pen­sa­dos para ocu­par o tradi­cional Café Literário — e o Pági­nas na Tela, que prom­ete movi­men­tar a Estação Plur­al. Há ain­da um novo espaço de diver­são e efer­vescên­cia bati­za­do de Palavra-Chave.

A esti­ma­ti­va dos orga­ni­zadores é que 600 mil pes­soas cir­culem nos 10 dias de fes­ti­val, que con­ta com tradução em libras, trans­mis­são simultânea online e nos telões nos jardins do Rio­cen­tro. Para o públi­co infan­til, uma pro­gra­mação lúdi­ca e imer­si­va bati­za­da de “A Grande Aven­tu­ra Leito­ra”, inspi­ra­da no clás­si­co Alice no País das Mar­avil­has, de Lewis Car­roll. Na atração de 600 met­ros quadra­dos, impor­tantes per­son­agens da lit­er­atu­ra infan­til brasileira, como Alice, Emília, o Meni­no Maluquin­ho e a Tur­ma da Mônica estarão reunidas para uma grande fes­ta durante o even­to.

Com o propósi­to de trans­for­mar o país a par­tir do estí­mu­lo à leitu­ra, a Bien­al vai rece­ber um públi­co recorde de estu­dantes no pro­je­to Vis­i­tação Esco­lar: serão mais de 100 mil alunos das redes públi­ca e par­tic­u­lar, com inves­ti­men­to feito pelas sec­re­tarias munic­i­pais e estad­ual de Edu­cação — R$ 8 mil­hões — garan­ti­n­do que nen­hum aluno de esco­la públi­ca par­tic­i­pante do pro­je­to volte para casa sem livro. Além da vis­i­tação esco­lar, a Bien­al nova­mente pro­move vis­i­tas guiadas para defi­cientes visuais, com o apoio do Insti­tu­to Ben­jamin Con­stant, com apoio da Col­gate. A Bien­al con­ta ain­da com patrocínio da BIC, Transe­gur, Suzano e Super­gas­bras, além da Zap Imóveis, Dat­aprev, Rede­card e da Fun­dação Itaú, mar­cas que apos­tam no alcance do pro­du­to Bien­al do Livro Rio entre um públi­co diver­so, de todas as idades, para ampli­ar a vis­i­bil­i­dade de seus pro­je­tos.

Acesso

Este ano, o encon­tro vai priv­i­le­giar os jardins do Rio­cen­tro, com mais de 100 opções de ali­men­tação, incluin­do restau­rantes como: HNT, Bil­ly The Grill, TT Burg­er, Di Blasi, Por­to do Sabor, Oak­ber­ry, Cafe­te­ria 3 Corações, O Bur­guês, BOB´S, Lemax Burg­er, Rei do Mate e Ravi’s.

Para chegar ao even­to, além de ônibus pri­va­do ofer­e­ci­do pela empre­sa GO2 Even­tos, a Prefeitu­ra do Rio criou uma lin­ha espe­cial de BRT para os fins de sem­ana e o feri­ado (SE010), das 9h às 21h, partin­do do Ter­mi­nal Paulo da Portela, em Madureira, até o Ter­mi­nal Recreio, com para­da na estação Olof Palme — mais próx­i­ma à entra­da da Bien­al. Nos dias de sem­ana, haverá reforço de ônibus para a região do Rio­cen­tro.

Editores

Para mar­car os 40 anos da Bien­al do Livro do Rio de Janeiro, o Sindi­ca­to Nacional dos Edi­tores de Livros (SNEL) vai conec­tar pro­tag­o­nistas do mer­ca­do edi­to­r­i­al para dis­cu­tir temas urgentes para o setor. Essa é a pro­pos­ta do Rio Inter­na­tion­al Pub­lish­ers Sum­mit, encon­tro pro­movi­do pela primeira vez durante o maior fes­ti­val literário do Brasil e que acon­te­cerá entre os dias 4 e 6 de setem­bro no Rio­cen­tro.

O fórum vai tratar dos desafios da trans­for­mação tec­nológ­i­ca, pas­san­do pelo uso de Inteligên­cia Arti­fi­cial e a preser­vação do dire­ito autoral, em um cenário reg­u­latório de muitas indefinições. Para o pres­i­dente do SNEL, Dante Cid, o Sum­mit vai ser uma opor­tu­nidade do mer­ca­do se apre­sen­tar para out­ros atores da sociedade, como gov­er­no, o uni­ver­so jurídi­co e para a mídia, os desafios mais atu­ais.

Pre­sente na memória afe­ti­va de mil­hares de pes­soas, a Bien­al do Livro Rio com­ple­ta 40 anos com uma edição comem­o­ra­ti­va que traz as mais rel­e­vantes dis­cussões con­tem­porâneas, acom­pan­han­do as mudanças do mun­do. Este ano, o maior fes­ti­val de lit­er­atu­ra, cul­tura e entreten­i­men­to vai ofer­e­cer ao públi­co exper­iên­cias que vão além do livro, em pal­cos inédi­tos e com bas­tante inter­ação com o públi­co, unido por uma paixão em comum: con­tar e ouvir histórias.

Edição: Valéria Aguiar

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