...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Cultura / Bloco Cacique de Ramos vira patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Bloco Cacique de Ramos vira patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Grupo revelou nomes importantes do cenário musical brasileiro

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/11/2024 — 19:40
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Homenagem da Mangueira ao bloco Cacique de Ramos no primeiro dia de apresentações do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio, na Sapucaí (Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)
Repro­dução: © Cristi­na Indio do Brasil/Agência Brasil

O tradi­cional blo­co Cacique de Ramos foi declar­a­do patrimônio históri­co e cul­tur­al, de natureza ima­te­r­i­al, do Esta­do do Rio de Janeiro. O recon­hec­i­men­to veio pela Lei 10.562 de 2023, san­ciona­da pelo gov­er­no estad­ual e pub­li­ca­da nes­ta quin­ta-feira (07) no Diário Ofi­cial.

O títu­lo de patrimônio val­oriza a importân­cia do grupo para a cul­tura do esta­do, incen­ti­va apre­sen­tações do blo­co e a real­iza­ção de ativi­dades próprias. O tex­to reforça a proibição de qual­quer man­i­fes­tação de pre­con­ceito ou dis­crim­i­nação, seja de natureza social, racial, cul­tur­al, políti­ca ou admin­is­tra­ti­va, con­tra o Cacique de Ramos e seus inte­grantes.

O blo­co car­navale­sco Cacique de Ramos foi fun­da­do em 20 de janeiro de 1961 e se tornou um dos prin­ci­pais sím­bo­los da folia car­i­o­ca. Cri­a­do em Ramos, bair­ro da zona norte da cap­i­tal, gan­hou as ruas do Cen­tro e pas­sou a con­cen­trar foliões de diver­sas áreas da cidade.

O Cacique já chegou a pro­mover três dias segui­dos de des­files no Cen­tro da cap­i­tal, a exem­p­lo deste ano, quan­do atraiu uma mul­ti­dão. Dos seus encon­tros e rodas de sam­ba destacaram-se gru­pos e nomes que se tornaram nacional­mente con­heci­dos, como o Fun­do de Quin­tal, Xande de Pilares, Arlin­do Cruz e Zeca Pagod­in­ho.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena: aposta de Belo Horizonte fatura sozinha R$ 28 milhões

Números sorteados foram: 01, 06, 24, 47, 55 e 58 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/12/2024 …