...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Cultura / Bloco das Montadas leva diversidade ao centro político de Brasília

Bloco das Montadas leva diversidade ao centro político de Brasília

Criado em 2018, o bloco homenageia drag queens de todo o país

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/03/2025 — 18:05
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF) 02/03/2025 Bloco das Montadas reune diversos foliões na área externa do Museu Nacional da República Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

“A gente fin­cou a ban­deira da diver­si­dade no coração do poder políti­co aqui em Brasília”, comem­o­ra Ruth Vencer­e­mos, diri­gente e ide­al­izado­ra do Blo­co das Mon­tadas, que neste domin­go lotou o esta­ciona­men­to do Museu Nacional da Repúbli­ca, na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília.

Brasília (DF) 02/03/2025 Bloco das Montadas reune diversos foliões na área externa do Museu Nacional da República. A organizadora do bloco, Ruth Venceremos, fala com a Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: Orga­ni­zado­ra do blo­co Ruth Vencer­e­mos fala sobre diver­si­dade do blo­co — Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Cri­a­do em 2018, o blo­co que hom­e­nageia as drag queens de todo o país este ano inte­grou a pro­gra­mação ofi­cial do car­naval do gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al, e trouxe como tema os rit­mos do Brasil, “para mostrar essa diver­si­dade que é a músi­ca, e a potên­cia do povo brasileiro”, desta­ca Ruth.

Com shows de artis­tas como Tati Que­bra Bar­ra­co, Are­tuza Lovi, Romero Fer­ro e Ane Êoke­tu, a folia acon­tece até 21 horas, com uma pro­gra­mação que terá apre­sen­tação da bate­ria da esco­la de sam­ba Capela Impe­r­i­al, além dos Djs Ella Nass­er e Pat­ty Per­on­ti.

E este ano, a grande novi­dade é a apre­sen­tação da Ban­da das Mon­tadas, integra­da somente por artis­tas drags.

“A gente fez um proces­so de audição, no qual con­vi­damos diver­sas drag queens que can­tam, troux­e­mos um júri téc­ni­co para avaliar as mel­hores e sele­cionamos pes­soas mar­avil­hosas para agi­tar o car­naval.”

E o públi­co aprovou a pro­gra­mação des­ta edição. O casal André e Arthur Mon­teiro que há qua­tro anos vivem jun­tos não per­dem a opor­tu­nidade de cur­tirem jun­tos toda essa diver­si­dade. “É um blo­co já tradi­cional, pra gente, pra Brasília, que a gente sem­pre veio. É um blo­co grande para a comu­nidade LGBT, respeitoso e bem local­iza­do”, ressalta Arthur.

E foi para viv­er essa exper­iên­cia pela primeira vez que a assis­tente de pro­je­tos Jack Pereira escol­heu o Blo­co das Mon­tadas para brin­car o car­naval. “No meu tra­bal­ho eu sou úni­ca pes­soa trans, então, eu acho muito impor­tante ter ess­es espaços em que a gente pode rep­re­sen­tar a nos­sa comu­nidade. Isso é muito boni­to e é muito impor­tante que a gente ten­ha um blo­co nos­so”, diz.

drag queen Nel­son Borges, estu­dante de enfer­magem, desta­ca que mais que um espaço para cur­tir a folia do Momo, o blo­co tam­bém é uma opor­tu­nidade de reflexão. “Nós somos o país com a maior pop­u­lação LGBT do mun­do, mas, em con­traste, o país que mais mata as pes­soas dessa comu­nidade”, desta­ca.

Para ela, é pre­ciso aproveitar ess­es espaços para debater, assumir posições e refle­tir sobre a diver­si­dade. “Você vem pra se diver­tir, ver o close, mas tam­bém tem que ver a luta por trás dis­so”, reforça.

Brasília (DF) 02/03/2025 Bloco das Montadas reune diversos foliões na área externa do Museu Nacional da República. Nelson Borges e Enilson Ferreira falam com a Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: Blo­co das Mon­tadas reúne diver­sos foliões na área exter­na do Museu Nacional da Repúbli­ca  Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O blo­co, que em 2024 reuniu cer­ca de 60 mil foliões, este ano espera atrair ain­da mais pes­soas com a tradição que já se con­soli­dou em Brasília. “A gente é a maior ale­gria do car­naval, tan­to que o Blo­co das Mon­tadas é o maior des­de 2018”, comem­o­ra otimista a drag queen Enil­son Fer­reira Bas­tos.

Além do Blo­co das Mon­tadas, este domin­go, o car­naval do Dis­tri­to Fed­er­al teve pro­gra­mação tam­bém no cir­cuito Gran Folia, próx­i­mo à Rodoviária cen­tral; na Platafor­ma da Diver­si­dade, no Eixo Ibero-Amer­i­cano e no Setor Car­navale­sco Sul, no Setor Com­er­cial. Nas cidades satélites, teve pro­gra­mação car­navalesca em Águas Claras, Ceilân­dia, Taguatin­ga e Sobrad­in­ho.

Com trans­porte públi­co gra­tu­ito em todo o Dis­tri­to Fed­er­al até a terça-feira (4), a folia se estende com a pro­gra­mação de Pós-Car­naval, nos dias 8, 9, 15 e 16 de março.

Con­fi­ra as atrações de aman­hã, segun­da-feira, 3 de março:

Blo­co Des­Maiô

Horário: 12h às 18h

Local: Gale­ria dos Esta­dos

Blo­co das Div­inas Tetas

Horário: 12h às 20h

Local: Museu Nacional da Repúbli­ca

Blo­co Defi­ciente é a Mãe

Horário: 13h às 18h

Local: Feira da Torre de Brasília

Bara­tona 2025

Horário: 13h às 20h30

Local: Esta­ciona­men­to 12 do Par­que da Cidade

Blo­co Pagodão Delas

Horário: 14h às 18h

Local: Setor Com­er­cial Sul

Blo­co do Amor

Horário: 14h às 20h

Local: Via S2, atrás do Museu da Repúbli­ca

Blo­co Bril­ho, Cor & Som

Horário: 14h às 22h

Local: Rua do Laz­er, Águas Claras

Blo­co Sam­ba Flo­res

Horário: 16h às 23h

Local: Esta­ciona­men­to ao lado da Admin­is­tração Region­al do Ria­cho Fun­do

Gal­in­ho de Brasília

Horário: 16h às 22h

 

Local: Gran Folia, Esplana­da dos Min­istérios

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …