...
quinta-feira ,19 setembro 2024
Home / Entretenimento / Bloco homenageia Rita Lee: “1º carnaval depois que ela virou perfume”

Bloco homenageia Rita Lee: “1º carnaval depois que ela virou perfume”

Repro­dução: © Mar­co Senche/Wikimedia Com

Desfile será embalado por releituras das canções da rainha do rock


Pub­li­ca­do em 03/02/2024 — 09:39 Por Bruno Boc­chi­ni- Repórter da Agên­cia Brasil  — São Paulo

ouvir:

O car­naval 2024 é o primeiro em que o tradi­cional blo­co paulis­tano Ritaleena des­fi­la nas ruas de São Paulo após Rita Lee ter “vira­do per­fume, ido habitar o cos­mos, nos anéis de Sat­urno”, como descreve uma das fun­dado­ras do cordão car­navale­sco, Alessa Camar­in­ha. O blo­co, que vai para a rua neste sába­do (3), na aveni­da Sumaré, terá como tema de des­file um tre­cho da músi­ca Top Top, Para Pin­tar Seu Nome no Céu.

“A ideia é faz­er com que as pes­soas olhem para o céu e ten­tem achar essa Rita Lee que ago­ra habi­ta o cos­mos. Ela não está mate­ri­al­iza­da mais entre nós, ela virou esse per­fume, está no sopro do ven­to, na sutileza. No cos­mos, nos anéis de Sat­urno, como ela gostaria de estar”, desta­ca Alessa.

O des­file deste ano con­tin­ua embal­a­do por releituras, em roupagem de car­naval, das canções antológ­i­cas da rain­ha do rock, como Panis et Circens­es; Bem Me Quer, Mal Me Quer; Ovel­ha Negra; além do tema prin­ci­pal, Top Top. Alô, Alô, Mar­ciano, por exem­p­lo, é toca­da no rit­mo Pagode Baiano; Mania de Você, em Funk Car­i­o­ca Fre­vo; Fla­gra é exe­cu­ta­da em Carim­bó; já Baila Comi­go, em Coco Rur­al.

“Algu­mas músi­cas do repertório dela já eram um pouco car­navalescas, como Lança Per­fume. As out­ras, a gente fez arran­jos e adap­tações para entrar no esti­lo e faz­er essa fusão da obra dela com o ambi­ente sonoro do car­naval”, ressalta Alessa, que tam­bém é musicista e dire­to­ra musi­cal.

Homenagem em vida

As fun­dado­ras do Ritaleena, as ami­gas Yumi Sakate e Alessa, bus­cav­am cri­ar um cordão car­navale­sco que lev­asse para a rua a cel­e­bração do fem­i­ni­no, irreverên­cia, humor, que­bra de par­a­dig­mas e tivesse a cidade de São Paulo como cenário. Encon­traram essas car­ac­terís­ti­cas na obra de Rita Lee. Assim, em 2015, o blo­co nasce hom­e­nage­an­do a can­to­ra.

“O Ritaleena, graças a Deus, teve a sorte de hom­e­nagear a Rita Lee, durante nove anos, em vida.  A gente tin­ha um ami­go em comum, o [jor­nal­ista e escritor] Guil­herme Samo­ra, e em todos os nos­sos des­files, em algum momen­to, ele subia no trio e lig­a­va para ela. E aí ela fica­va ven­do a galera, dança­va lá no jardim dela, e a gente fica­va con­ver­san­do. Assim, de algu­ma for­ma, ela par­ticipou de todos os nos­sos des­files”, con­ta Alessa.

A can­to­ra Rita Lee mor­reu em maio de 2023, na cap­i­tal paulista, sua cidade natal. Ela havia sido diag­nos­ti­ca­da com câncer de pul­mão em 2021 e des­de então trata­va a doença. A can­to­ra deixou o mari­do, Rober­to de Car­val­ho, e três fil­hos — Beto, João e Antônio.

Os des­files do Ritaleena ocor­rerão na cap­i­tal paulista neste sába­do (3), a par­tir das 12 horas, na aveni­da Sumaré; e no dia 11, tam­bém a par­tir das 12 horas, na rua Sepeti­ba, na Vila Romana.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Repro­dução: tse.jus.br A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que …